ONÇA ATACA ALDEÕES EM BENGUELA

Benguela, 29/09– Pelo menos três pessoas foram atacadas brutalmente, nos últimos dias, por uma onça furiosa nos bosques das aldeias da Caála, Lombovo, Kamangalala, Chissuko e Kassindua, na comuna de Chindumbo, 33 quilómetros do município do Balombo, província de Benguela, em Angola.

Dos três homens feridos, dois encontram-se em estando grave, apresentando lesões nos membros superiores e nádegas, estando a receber tratamento tradicional, porque nessa região presume-se que os golpes de qualquer animal selvagem são curados por rituais.

Os sobas Abel Lino e Abel Chikoko, das aldeias de Kassindua e Lombovo, disseram que o animal, que escapou de uma armadilha, tem estado ultimamente a atacar todas as pessoas que passam por aqueles bosques, mormente caçadores.

Para eles, o facto está a criar pânico no seio da população na região, impedindo assim o fomento da actividade agricultura.

As autoridades tradicionais pedem a intervenção do governo para devolver a tranquilidade às populações, para que estas desenvolvam regularmente as suas actividades diárias.

Salientaram que após várias tentativas fracassadas os caçadores locais não conseguem abater a onça furiosa.

O município do Balombo, com uma população estimada em 27 mil e 942 habitantes, possui quatro comunas nomeadamente Balombo (sede), Chingongo, Maka Mombolo e Chindumbo. Dista a 179 quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela.

Nkazevy
Enviado por Nkazevy em 29/09/2006
Reeditado em 04/08/2010
Código do texto: T251966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.