ALERTA AOS PAIS: filhos com um futuro promissor, ou pessoas indolentes?

Prof. Leonardo Lisbôa

O filme ‘Mother – a busca pela verdade’ mostra o zelo de uma mãe solteira, Hye – já, na criação de seu filho Do – joon.

O filho, já adulto, era tratado como uma criança. Isto o tornou ingênuo e totalmente dependente. Ainda dormia ao lado da cama de sua mãe, por exemplo.

A sociedade o via como débil mental e o jovem havia sido alertado pela mãe que toda a vez que alguém lhe chamasse de ‘retardado’ ele deveria, como resposta, agredir.

Esta ‘estória’, dirigida por Bong Joon – Ho (percebe-se que é um filme de origem coreana) evidencia que o excesso de cuidado pode ser tão danoso como a falta de orientação e educação dada pelos pais aos filhos. A verdade buscada pela mãe para salvar o filho da prisão é esta: ela prejudicou a cria com tanto zelo, cuidado e desinformação. Não deixou que o menino crescesse e agora ele, já um homem, não sabia agir. Pois, sua formação fez com que ele se tornasse mais um indolente do que um doente mental. Sempre houve alguém para lhe dirigir a ação e atitude, até para lembrar-se de seu passado.

Fica então esta reflexão:

O que temos feito para nossos filhos? Educando bem, ou desenducando-os? Formando seu caráter ou deformando suas pessoas? Ensinando-lhes para a vida ou superprotegendo-os?

A vida nos dirá a verdade.

Bcena, 27/09/2010.

TEXTO 12 - CADERNO: VOLTANDO PARA CASA

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 27/09/2010
Reeditado em 31/08/2012
Código do texto: T2524085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.