O CABO ELEITORAL INVISÍVEL

O Brasil se vangloria de estar na frente do mundo todo com o voto e conseqüente apuração eletrônica. Realmente, aquele que se lembra do desgaste de vários dias, por vezes semanas, de apuração tem muito a comemorar. Conhecer seu eleito no mesmo dia em que ocorre o pleito é um conforto muito salutar.

A internet, que ajuda a contar os votos e a transmiti-los também ajuda aos candidatos. O povo brasileiro, que já usa regularmente a internet, se vê bombardeado de emails dos mais variados elevando este, ou mostrando podres de outros candidatos. Como na teoria da conspiração cabe de tudo, há até os que afirmam que o governo Lula teria cerca de trinta mil plantadores de notícias pagos neste tipo de mídia. A oposição, que não tem muita tradição de militância, não fica muito atrás.

Com o uso de telefones celulares como câmeras de vídeo, nenhum homem público pode se arriscar a tirar uma casquinha do nariz sem correr o risco de ver seu ato publicado em toda a internet e muitas vezes também na televisão. Não apenas a Dilma mostrando o “cotoco” ao povo brasileiro, como também o Serra atribuindo a gripe suína aos porquinhos desprotegidos ficou conhecido pelos internautas. Se, de um lado, o gesto ofensivo do dedo médio apontado pela candidata involuntariamente foi mostrado como desprezo ao povo, a observação em hora de brincadeira entre amigos foi comercializada como ignorância do ex-ministro da saúde. Adversário atento não deixa escapara nada.

Não temos mais privacidade. Chegamos ao cúmulo de cedê-la em troca de segurança, pedindo que haja mais câmeras de vigilância nas ruas, em frente ao nosso trabalho e até residência. Qualquer homem comum pode tornar-se público de uma hora para outra. O trabalho de muitos anos pode ruir com apenas um gesto em lugar em que é captado pelas câmeras. O contrário também é possível.

A administração pública diminuiu a força do fisiologismo há mais de quinze anos. O atual governo gostaria de amordaçar a imprensa quando esta não lhe é favorável. O mundo hoje está escancarado. Que leis poderão evitar a transparência em todos os níveis? Mesmo quando a grande imprensa varre uma notícia para baixo do tapete, um simples post no youtub pode voltar a escancará-la e ainda acusar a imprensa de ser omissa.

Cuidado! Suas contas, sua vida, seus amigos e parente podem ser o olho mágico que transformará você num jogador do Big Brother a qualquer momento.

Luiz Lauschner

Escritor e empresário.

lauschneram@hotmail.com

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 06/10/2010
Código do texto: T2540828
Classificação de conteúdo: seguro