Barack Obama - um juizo sobre o presidente brasileiro visualmente demonstrado numa foto...

Barack Obama - um juizo sobre o presidente brasileiro visualmente demonstrado numa foto...

No fim da reunião do G-20, alguém fez uma fotografia fantástica do cumprimento que o presidente do Brasil estendeu ao presidente dos EUA.

Na foto, nosso presidente está cumprimentando ao presidente Oba de uma forma muito pouco protocolar, com aquele jeitão de "malandro", já em desuso entre a nossa juventude.

Mas, se vê muito facilmente que nosso presidente tenta parecer íntimo do outro, pois está de frente para Barak Obama e tenta arrastá-lo para um daqueles "abraços fraternos", que rendem muitos comentários positivos na imprensa "a favor" do Brasil.

O presidente americano, entretanto, mantém-se impassível e, deixa que o outro arraste apenas seu braço, mantendo a espinha ereta e, o corpo numa posição de 90º em relação ao outro, demonstrando claramente seu desconforto com aquela intimidade forçada, indicando que preferiria ser dispensado do cumprimento, o que se confirma pelo rosto sisudo - onde está ausente o sorriso ou outra emoção positiva.

É uma forma de apresentar ao outro, um julgamento e uma mensagem curta, dura e, muito clara. Algo como: "malandragem só funciona quando alguém aceita o jogo do malandro" ou, coisa bem mais séria, do tipo "Hipócrita! Como pode querer parecer um democrata e, ao mesmo tempo agir como um inimigo solerta da democracia?"...

E tudo fica mais claro quando espectador estelece uma linha perpendicular imaginária dividindo a fato, onde fica claro, que o presidente americano permanece impassível dentro de seu campo, enquanto o presidente brasileiro vai até o limite do seu, na tentativa de deslocar àquele até ali.

Estas mensagens são emitidas em momentos precisos e em questão de segundos - em boa parte do tempo, passam desapercebidas de olhos pouco treinados. Mas, na foto em questão, o flagrante em questão foi eternizado por um fotógrafo sortudo.

Não consegui achar o nome do autor da tal fotografia (na página onde foi publicada não há nennhuma indindicãção no rodapé da foto, onde é costume encontrar tal informação). Mas ele está de parabéns, pois captou com muita competência um momento que revela uma opinião de uma autoridade sobre outra que, talvez, jamais encontraremos declarada ou escrita. E é uma daquelas fotos que serão republicadas muitas vezes, Internet afora.

Olha um link para a foto de que falo:

http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/imagens/mi_742451526492172.jpg