A GRANDE VITÓRIA DOS TRAFICANTES

José Arnaldo Lisboa Martins

Ninguém sabe qual é o verdadeiro nome, se Favela do Alemão, Complexo do Alemão ou Morro do Alemão. Uma TV fala em favela, outra em complexo e uma outra em morro e, ninguém fica sabendo qual dos três nomes é o oficial. Quando acontece um fato qualquer, passamos dias e mais dias sendo bombardeado com as mesmas notícias, com repetições dos fatos e, neste caso, até com demonstrações de bravura. Os Comandantes das tropas, nem sequer chegaram ao topo da favela e já estavam vomitando vitória e falando na tomada total do morro. Aquelas imagens dos traficantes fugindo por uma estrada que liga duas favelas, deram bem para nos mostrar que estava havendo muita mentira. Até agora, só prenderam umas 33 pessoas e, assim mesmo, ninguém sabe se todos são bandidos ou homens de bem que, por estarem sem camisa e de bermuda, dão a entender serem marginais. No meio deles podem estar pessoas inocentes, mas, para a imprensa e para o povo, os líderes da invasão fracassada, estavam sempre mostrando poder e bravura, com os inimigos distantes. Nós vimos uns indivíduos fugindo, porém, só pegaram uns coitadinhos, com fome e sem forças para fugir com os colegas da favela. E os outros 167 onde estão? O que eu achei muito estranho, é saber que a Polícia anda no Complexo do Alemão há anos e não sabia que nele existem saídas para os traficantes, conhecidas por todos moradores e sendo uma galeria de 2 metros de altura, construída para esgoto. O que fazia o “serviço de inteligência” da Polícia ? Só agora, vários dias depois da invasão fracassada é que as autoridades estão dizendo ter sido provável a fuga dos marginais pelo esgoto. Exército, Aeronáutica, Marinha e Polícia Militar, foram todos enganados pelos traficantes, como se estivessem brincando de se esconder. É até ridículo isto, depois de tantas declarações de vitória contra os traficantes, os líderes ficarem dizendo que as comunidades vão agora viver em paz.

Estão contando vitórias antes do tempo e, até o Governador está se aproveitando para fazer a propaganda da sua administração. O Complexo do Alemão está repleto de heróis que ainda não sabem onde estão seus inimigos. Até o Ministro da Defesa, Sr. Nelson Jobim, que gosta de vestir a farda de general, ilegalmente, apareceu para uma das constantes reuniões que não resolvem “pôrr....nenhuma”. Como as TVs sempre andam atrás de notícias para encher suas programações, virou moda a tal de “entrevista coletiva”. Estamos diante de um “samba de crioulo doido”, no qual, até o Presidente Lula apareceu para dizer que fará tudo que o Rio de Janeiro pedir. Se eu fosse carioca, iria pedir ao Presidente que mandasse os comandantes se calarem, quando estiverem “vomitando bravura”, com os inimigos muito longe deles. Os meios de comunicação passaram uns dois dias noticiando que o Governador Sérgio Cabral, do Rio, iria a Brasília pedir a Dilma Rousseff, para que ela permitisse os militares ficarem no Morro do Alemão, por mais uns sete meses. A favela que é chamada, também, de Morro do Alemão, de agora em diante pode ficar conhecida como “Corro do Alemão”, em homenagem aos traficantes que “correram” e deixaram milhares de policiais e autoridades, a “verem navios”. Uma invasão sem planejamento, sempre dá no que deu. Os traficantes foram os maiores vencedores, pois, perderam drogas e armas, mas, estão em liberdade, o que é mais importante para eles.

Final- agradeço aos amigos que me lêem e me incentivam: Dagoberto Calheiros, Francisco Porcino e a excelente historiadora e professora, Isabel Loureiro.

José Arnaldo Lisboa Martins
Enviado por José Arnaldo Lisboa Martins em 03/12/2010
Código do texto: T2652005