UM RETRATO DE UM TEMPO

 

MOR

 

Relembrar o ano do meu nascimento, uma história de discernimento, os acontecimentos de toda aquela década de trinta, nela estava inserido o ano de 1934, nasci no belo dia 23 mês de maio, mês dedicado a Maria, com suas belas flores.

 

Foi naquele momento, que fui inserido no mudo daquele tempo, passando por todas estas evoluções e as vezes participando de muitas delas, na qual vivo meus dias atuais.

 

Era um tempo de muitas pesquisas, com surgimento do Gramofone, o Rádio em gestação, era a maior emoção, longe de outros avanços como o digital a informática, que hoje temos em mãos.

A começar pelo cinema era a moda da época, o filme mais badalado e também mais assistido “O véu pintado” cinema já conhecia a pipoca, os Cartazes coloridos, para motivar ao povo assistir as sessões.

 

Em 1934. Alcatraz torna-se uma prisão. Einstein visitas à Casa Branca. O primeiro All-American Soap Box Derby é realizada em Dayton, Ohio. Léopold III torna-se rei da Bélgica. Em um tempo conturbado, sem muita comunicação

 

Manchúria torna Manchukuo, após a invasão pelos japoneses. John Dillinger e outros dois disparar sua maneira fora de uma emboscada do FBI no norte do Wisconsin. A Pérola de Lao Tzu, 24 x 14 cm, é encontrado em um molusco gigante fora de Palawan, nas Filipinas.

 

Naquela década de 1930 foram a época de fato especial. Os anos trinta trazia amaior sugeiras ecônomica que desvastou a economia mundial.

 

Sempre depois de uma grande crise em termos mundias, surge o avanços de novas tecnologias, que ignoram os efeitos traúmaticos daqueles tempos.

 

Como também aconteceram outros tão nefastos como os anteriores, que a História Universal nos revela daquele tempo.

 

Na Alemanha, os nazistas do Terceiro Reich levantou-se, levando a Segunda Guerra Mundial. Intercontinental aviação eo rádio começou. O dirigível alemão Hindenburg explode no céu acima de Nova Jersey Lakehurst. movimento de Gandhi resistência pacífica contra o domínio colonial britânico em Portugal ganha a atenção mundial. Radar é inventado, e por isso é Kodachrome.

 

Lentamente outras tecnologias foram surgindo com o novos inventores que emergiam naquela momento, ou melhor na década do meu nascimento

  

Na Itália acontecia a copa do mundo, por imposiçao de Mussuline se torma Campeã vencendo a Tchecoslováquia por 2 X 1, após prorroação do tempo normal dejogo para vencer a Copa do Mundo de 1934.

 

Com a Copa do mundo surge outra figura lendária no mundo político daquela década na Itália, com a votória de sua seleção Mussulino se destaca como um lider naquele momento ao lado do lider Adolf Hitler.

 

E naquele tempo surge outra figura lendária: Adolf Hitler torna-se Führer da Alemanha, tornando-se chefe de Estado, bem como chanceler. A Wehrmacht jura um juramento pessoal de lealdade a Adolf Hitler.

 

A Europa em polvorosa, o mundo ressuscitando da grande crise de 1929, ainda cambaleando, ninguém imaginava a sorte de todo aquele povo.

 

Começava o livro de papel a era das devastações, para suprir as necessidades de uma sociedade emergente.

 

Aos 4 anos de idade ouvi o primeiro disco num moderno Gramofone, isto para aquela época, hoje peça de Museu, aos oito anos escutei o primeiro rádio com energia de baterias secas, uma revelação do momento rádio muito perseguido na Segunda Guerra Mundial, como propriedade de estrangeiros no Brasil.

 

Poucas escolas existiam em sua maioria sustentada elo imigrantes para educarem seus filhos, este fato nem é deferente dos dias de hoje, em números de analfabetos.

 

A escola da minha época sem livro sem lápis sem papel somente uma lousa de pedra no tamanho de uma folha A4, que era um arquivo de aprendizado imediato, que logo era apagado para continuar com outra lição.

 

Assim foram os acontecimentos do ano do meu nascimento, deixo registrado na história de minha vida.

 

São José/SC, 15 de dezembro de 2010.

www.poetasadvogados.com.br

www.mario.poetasadvogados.com.br

mosnyoiram@gmail.com

Asor
Enviado por Asor em 16/12/2010
Código do texto: T2674303