OS IRMÃOS COMANDANTES

José Arnaldo Lisboa Martins

Eu, minha esposa e os dois filhos não queremos morar em apartamento. Residimos na Pitanguinha, nas proximidades do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. Logo cedinho, eu visto uma bermuda, calço meu tênis e vou andar com amigos e amigas, na Trilha do Caçador, dentro da vasta área do Quartel do Exército. Andamos numa matinha com pássaros e sagüis, sinalizada com placas indicativas das distâncias já percorridas. O ar é puro e o silêncio nos aproxima de Deus, quando as fofocas sobre as vidas alheias nos dão uma trégua. Há dois anos, com a saída do então Comandante Coronel David, casado com uma maceioense de tradicional família alagoana, chegou um “rapaz” de 44 anos, para ser o novo Comandante. Com seu jeito de autoridade, assumiu o Comando, mas, logo se aproximou de nós andarilhos, às vezes nos acompanhando ou nos reunindo em torno de um gostoso e variado café regional. Conseguiu, de imediato, ser simpático a todos nós e, em seguida, a todos os alagoanos. Respeitado e admirado pela tropa sob seu Comando, o Tenente Coronel Cristiano Pinto Sampaio, mostrou que mesmo sendo um militar disciplinador, não fica proibido da virtude de fazer amizade e distribuir o bem com os flagelados pelas enchentes em Alagoas. Para aproximar o Exército do povo, compareceu a reuniões administrativas e sociais, ajudando assim a Alagoas, na solução dos nossos mais cruciais problemas. alagoanos, aproximou o Exército das Comunidades, porém, agora vai servir ao Brasil em outras plagas. É uma pena que, as normas militares tenham que levá-lo para outras plagas, com seu riquíssimo currículo.

Nesta última terça-feira, estivemos num café que foi adoçado com sorrisos, com a finalidade de nos despedirmos do exemplar Comandante e sermos apresentados ao seu substituto, o Tenente Coronel Frederico Pinto Sampaio, seu irmão, companheiro de farda e de mérito, humanos e militares. Eu vi o “curriculum” dos dois irmãos e, num dos momentos deste encontro, eu imaginei a felicidade dos seus genitores, o Sr. Adyr da Silva Sampaio e sua esposa, Sra. Ana Maria Pinto Sampaio. Este casal cearense deve estar orgulhoso, devido seus filhos ilustres fazerem parte do rol dos homens de bem desta Nação Brasileira. Certamente, eles devem comentar entre si que, não foram em vão, o namoro, o casamento e a criação dos seus filhos, num mundo conturbado pelas drogas e pela violência. Pois é, o Ceará deu ao Brasil, dois brilhantes militares, os Coronéis Cristiano e Frederico, como fez Alagoas ao mandar para a História, os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O Ceará e Alagoas estão empatados, como exportadores de militares brilhantes. Vai embora um Pinto Sampaio e chega um outro Pinto Sampaio, para o Comando do nosso tradicional “Vinte BC”.

Coronel Cristiano, as normas militares estão afastando o senhor de Alagoas, mas, parta na certeza de que, aqui o senhor semeou disciplina, simpatia, respeito e amor ao próximo. O irmão do senhor, Coronel Frederico, certamente, vai colher o que o senhor plantou. A nossa gratidão, também, é com a Sra. Aline Gonzalez, sua digníssima esposa que, certamente, o inspirou, para a brilhante missão que o senhor acaba de cumprir, aqui em Alagoas.

Coronel Frederico, nosso novo Comandante:

no mapa do Brasil, Alagoas parece um coração ampliado na sua largura, como sendo para conter todos os brasileiros que aqui chegam. O senhor como nordestino, nascido no querido Ceará, fique com a certeza do calor humano dos alagoanos, calor este que pode ajudá-lo no Comando da tropa e na aquisição do nosso respeito e amizade. Tomara que o senhor, sua digníssima esposa, Sra. Roberta Cláudia e filhos, gostem de Alagoas e façam daqui um segundo lar. Nós saberemos agradecer ao senhor, pela disciplina e patriotismo que serão dados aos jovens militares alagoanos, filhos de pais Vips ou de mãos calejadas. Seremos gratos por tudo que o senhor fizer por Alagoas. Seja benvindo, Coronel Frederico! Dê mais um passo à frente!

Em tempo - Agradeço pelo incentivo e pela leitura dos meus artigos, aos amigos: Dr. Helio Lopes, ex-Secretário da Saúde, às primas Sra. Eva Bezerra Brandão e Srta. Terezinha Alves Bezerra, bem como ao grande Geólogo Dr. Abel Tenório.

José Arnaldo Lisboa Martins
Enviado por José Arnaldo Lisboa Martins em 23/01/2011
Código do texto: T2746831