Parábolas ( I )

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A PARABOLA DO SEMEADOR

“E quando semeava, parte da semente caiu à beira do caminho; vieram as aves e a comeram” – Mt. 13.4.

No capitulo treze do livro do evangelista Mateus estão registradas algumas das principais parábolas proferidas por Jesus. São elas alusivas ao reino dos céus, aspiração maior do povo Israel, de uma promessa feita por Deus desde o patriarca Abraão, em que seriam dominantes sobre as demais nações da terra. A parábola do semeador alude a quatro espécies de terreno onde a semente desse reino foi lançada, mostrando o resultado obtido em cada um.

A esperança, diz ditado popular, é a ultima que morre; já que as escrituras sagradas dizem da fé, da esperança e do amor. Tal virtude é comparada a uma ancora cuja finalidade é a de segurar firme o navio onde quer que seja lançada. Esperar no que Deus promete alicerça a existência do ser humano. As sementes do Altíssimo são hoje lançadas no coração das pessoas através da pregação do Evangelho, boas novas de salvação na pessoa única do Senhor Jesus, cuja vida foi sacrificada em nosso favor para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Em esperança somos salvos.

A primeira porção daquela semente caiu na beira do caminho, onde muita gente transitava, ficando exposta na trilha batida pelos pés dos transeuntes. Como se tal não bastasse para impedir a sua fecundação, havia também aves que a localizaram e, finalmente, se apossaram dela. O Mestre passa a explicar aos Seus aprendizes o significado da parábola: “Ouvindo alguém a parábola do reino e não entendendo, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no coração. Esta é a que foi semeada à beira do caminho”.

Os apelos de Deus a uma conversão – epistrefô – a uma mudança de posição, a uma transformação de vida, de pensamento e de ação, são repetidos diversas vezes ao longo de uma existência. Seja uma aflição, um acontecimento desfavorável ou até, paradoxalmente, uma grande alegria ou felicidade. O Senhor Jesus diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a sua porta, entrarei em sua casa e com ele cearei”. A semente está sendo semeada. No inicio de mais um ano em nossas vidas, mercê de Deus, é época propicia para novos propósitos, novas escolhas, nova vida. Ocasião abençoada quando alguém, recebendo esta semente no coração abre sua porta para receber o Rei dos reis e Senhor dos senhores:

Só Jesus.

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos