Parábolas II

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A PARÁBOLA DO SEMEADOR – (II)

“Outra parte caiu em solo rochoso onde a terra era pouca, e logo nasceu visto não ser profunda a terra. Saindo, porém o sol, queimou-a; e porque não tinha raiz, secou-se... Em lhe chegando angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”. – Mt. 13.5-21.

Prosseguindo em nosso comentário sobre as parábolas proferidas por Jesus, o Senhor, hoje focalizaremos a semente que cai em terreno pedregoso, incapaz de absorver o grão, por falta de profundidade.

A sociedade humana há tido vertiginosa ascensão e desenvolvimento nestes últimos tempos, conforme predito no livro de Daniel, Bíblia Sagrada, escrito há quase três mil anos. Um movimentar de uma para outra parte – desassossego – cansando-se como o cão que, em círculos, corre atrás do próprio rabo. Viver o dia de hoje empenha esforço hercúleo e nos afadigamos com muitas coisas.

Nações orientais dão-se à meditação e a vida interior. Nós nos damos às diversões fúteis. Nossos finais de semana são mais cansativos do que os demais dias. O dia do Senhor – um em sete – passou a ser o nosso dia para folguedos e devaneios. Não temos terreno profundo. Ouvimos mal os apelos de Deus. Recebemo-los como um vento que passa sem deixar efeitos. Não deixa raiz. Não se aprofunda.

Em certa ocasião o Mestre disse: “Vede como ouvis”. Da atenção ao chamamento divino dependerá a nossa absorção da Sua palavra. O livro aos Hebreus diz que tendo Deus falado de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós nos falou em um que é o Seu filho. E diz mais: Hoje é o dia da salvação. Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.

O verdadeiro cristianismo produz reação de angústias, perseguições, antipatias. Alguns nos amam e admiram pelo Cristo que está em nós; outros repudiam-nos, repulsam-nos porque somos diferentes, vivemos diferente, falamos diferente. Se a semente em nós não achou profundidade, atenção, recepção, tais reações negativas nos levarão a renegar o que veio de Deus. Conheci pessoas que começaram bem a vida cristã, mas que logo se afastaram correndo atrás do que o mundo oferece. Os pedregulhos da vida impediram a hospedagem do que é o mais precioso:

Só Jesus.

O Pr. Th. D., D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:

serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos