CORRER PARA SAÚDE OU COMPETIR ?

CORRER PARA SAÚDE OU COMPETIR ?

FLAVIO MPINTO

Esta é uma pergunta a ser feita a quem lhe pede um conselho ou orientação de como iniciar sua prática na corrida.

Se for para aumentar a sua capacidade vital somente, ou seja, melhorar a sua condição física, mande-o correr num ritmo que possa sustentar, a maior distância possível. Se a terminar bem ,está será a distância para ser percorrida inicialmente. Se se sentir mal ou não conseguir manter um ritmo adequado, o ideal é lembrar onde começaram os problemas e teremos a distância base. O aumento da distância ocorrerá naturalmente.

Agora se for para competir a coisa é diferente. Vários fatores influem e devem ser considerados, tais como: que prova deseja competir, distância, tempo disponível para treinamento, capacidade física do atleta, predisposição para a prova e exames físicos e médicos.

Quanto a prova, temos três opções: velocidade , endurance ou resistência. A velocidade já nasce com o indivíduo e as demais podem ser conseguidas com o treinamento, mas esbarram na limitação biológica .

Como a capacidade de ser velocista é nata, teceremos mais comentários sobre as demais ,considerando que podem ser treinados atletas de longas distâncias adquirindo resistência através da força de vontade, dedicação aos treinamentos e espírito de luta, condições indispensáveis a um corredor de longa distância.

Os efeitos produzidos pela prática da corrida longa transcendem ao simples aspecto físico e atingem a mente, principal aliada do corredor de longa distância.

Visualize o que deseja e atire-se de corpo e alma nos treinamentos. Para tanto, o seu treinamento deverá ser dividido em três etapas:

- aquisição de capacidade orgânica, onde serão usados os métodos de treinamentos Cross promenade,Power Training, Fartlek e corridas de longa distância, que dotarão o organismo de um bom lastro fisiológico;

- aquisição de capacidade física - é o treinamento propriamente dito, visto que, receberá uma carga de exercícios como Interval Training, Fartlek, Advanced Fartlek, e ainda o Power Training, que auxiliará o reforço da musculatura a ser mais utilizada na prova;

- treinamento específico - é onde o atleta receberá o polimento necessário para a sua prova. Será submetido a treinamentos que lhe darão o ritmo necessário para completar o percurso que se propôs.

Mas não pode-se esquecer de que tudo isto tem de ser precedido de uma boa avaliação médica.

MENS SANA IN CORPORE SANO

( originalmente escrito em 1983, quando me dedicava a corrida rústica)