VALORES INVERTIDOS


“Mantenha seus valores positivos, porque eles se tornarão seu destino”.
                                            
 Mahatma Gandhi 

 

No Brasil as coisas são sempre invertidas, esta é a norma geral. Possivelmente é o único país que chamamos a Raposa para tomar conta do galinheiro. Ou se faz pior para presidir a PODEROSA Comissão de Constituição e Justiça, de longe a mais importante da Câmara dos Deputados, o escolhido é réu no Processo do mensalão.


No Rio com poucos anos de intervalo, repete-se o mesmo escândalo em que alguns policiais da cúpula da Polícia estariam de mãos dadas com bandidos e investigados pela Policia Federal.


Há alguns anos atrás, durante a administração condominial/conjugal de Garotinho/Rosinha, a Polícia Civil teve como chefe o delegado Álvaro Lins, que só deixou o cargo para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. Perdeu o mandato de Deputado Estadual depois de investigações da Policia Federal. Foi levado a julgamento e condenado por: corrupção, lavagem de dinheiro e contrabando. A pena que lhe foi imposta é de 28 anos de prisão. No entanto está em liberdade, pois existe um enorme número de Recursos e ele possui os melhores advogados pago com o dinheiro sujo que ele roubou, quando vai cumprir sua pena só Deus sabe.


Esse caso deveria ter servido de exemplo a todos os policiais para não se portarem como bandidos, no entanto estamos assistindo a denominada Operação Guilhotina (que não vai cortar a cabeça de ninguém, até porque a Revolução Francesa vai longe). Dormimos pensando que estamos protegidos por uma Policia séria e honesta e acordamos vemos o chefe da Policia Civil sendo acusado de receber 600 mil mensais de propina de bandidos e camelôs. E o subchefe acusado de negociar armas e munição com bandidos e milicianos.


O homem público não pode apenas parecer honesto. Ele tem que dar demonstrações e provas de que é honesto. Cabe ao ex-chefe de Policia Allan Turnowiski, já indiciado, comprovar na justiça que é inocente. Ele nega de forma peremptória que tenha vazado informações da Operação Guilhotina de que também é acusado.

O delegado Allan caiu por ter perdido a confiança de seus superiores. No entanto estes o elogiaram de forma efusiva, tanto o Secretário de Segurança quanto o Governador do Estado.


Como se isto não fosse o bastante, um Juiz que deveria ser exemplo de obediência à Lei, vive transgredindo a própria e joga toda sua autoridade em cima dos agentes. Ao ser flagrado dirigindo sem carteira e sem a placa do carro, deu ordem de prisão à funcionária que efetuou o flagrante durante uma blitz da Lei Seca. Já fizera o mesmo com um policial rodoviário, além de outras condutas indevidas para um Magistrado, como comer em restaurantes sem pagar. A última que o Magistrado fez, foi desacatar os hóspedes que reclamaram de uma festinha barulhenta que ele organizou no quarto do Hotel em Búzios. Está sendo investigado há um ano, mas continua aprontando impunemente.


É a total inversão de valores e Rui Barbosa resume bem nesta frase:


" De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".                
                                             Rui Barbosa

 
                        
 
 
 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 21/02/2011
Código do texto: T2804975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.