OS PÁRIAS

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

OS PÁRIAS

"Compadeceu-se deles porque pareciam ovelhas sem pastor" – Mt.9.36

Primeiro foi a alegria do encontro com a família, esposa e três filhas, fato raro neste mundo moderno em que cada um cuida dos seus afazeres, em cidades e até países distantes. Unidos rememoramos as alegrias de uma existência de cinquenta e cinco anos de matrimonio, que Deus nos tem concedido.

Depois, ao sair dali, o comovente quadro de um homem de meia idade, consciente porém totalmente embriagado e caído na calçada debaixo de uma marquise, exposto à chuva que começava a cair. O fato se deu na semana passada deste fevereiro do ano dois mil e onze. Como ajudá-lo? O que fazer para socorrê-lo, já que com a chuva ninguém por ali transitava naquela noite? Observe que a defesa civil ou a assistência social, os albergues, não expõem os seus telefones em out-doors ou placas visíveis no centro das cidades para serem solicitados.

Retirar o homem ali caído, parecia-nos impossível. O que pudemos fazer foi cobri-lo com uma espécie de manta que tiramos de nosso carro.

Em certa ocasião, o Mestre dissera: "Os pobres, sempre os tendes convosco".

O excesso de bebida alcoólica, o embebedamento, a condição de ébrio reflete uma vida derrotada, uma alma desiludida; a condição de alguém que não conseguiu vencer as agruras da vida. Mas é um ser humano, imagem (desfigurada) de Deus, um cansado e oprimido que necessita de ajuda física, moral e espiritual. Enquanto os engravatados vivem na opulência dos seus altos e bem remunerados cargos, com toda assistência hospitalar dos convênios de classe, os párias, os marginais da sociedade jazem caídos na calçada, ao relento.

O Senhor Jesus compadeceu-se dos que são ovelhas desgarradas. Mas não podemos fazer muito. Doi-nos vermos filhos de Adão – nossos irmãos, portanto – caídos na extensão da vida. Alguns os desprezam, taxando-os de vagabundos, de bêbados, de safados e de marginais. Todo efeito vem de uma causa. Haverá sempre uma história atrás de cada infortúnio. A melhor e mais bela das criaturas de Deus foi o homem. Este, não foi nascido para se perder. Removidas as causas, modificados ficarão os efeitos. Jesus faz a diferença.

No Seu nome, nome de Jesus, há remissão de pecados, purificação do ser, transformação de vida, libertação de vícios. Nova vida. Quem Nele crê tem a vida eterna. Quem O segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Este,torna-se-á verdadeiro, autentico e legal filho de Deus. O que podemos fazer é anunciar estas boas novas, este Evangelho de salvação no Cristo.

Só Jesus.

______________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: Serafim Isidoro textos