A EXPANSAÕ DAS FERROVIAS NO BRASIL

Por: David Kooperfield

A partir da segunda metade do século XIX e inicio do XX o crescimento da monocultura do café ira financiar o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil. Para tanto houve o emprenho do governo central em parceria com a iniciativa privada, geralmente a inglesa.

Visava favorecer o escoamento da produção agrícola e de matérias primas até os portos fluminenses e paulistas no primeiro momento.

A primeira ferrovia fora inaugurada em 1854 ligando Mauá ao vale do Paraíba passando por Petrópolis. Já em 1864 foi construída a estrada de ferro Pedro II ou Central do Brasil, também com capitais ingleses, solicitação dos cafeicultores de Vassouras.

Em 1867 foi construída a ferrovia Santos-Jundiaí, a primeira ferrovia paulista que minimizou os custos com transporte do café. Na seqüência em 1870 foram construídas a da Paulista, Mogiana e a Sorocabana, beneficiando as zonas cafeicultoras do interior paulista.

As ferrovias eram sempre construídas em direção ao porto de Santos que se tornou no 2° maior do pais precedido do porto do Rio de Janeiro em meados do século XIX.

e hoje como estão as nossas ferrovias?

David Bandian
Enviado por David Bandian em 23/02/2011
Código do texto: T2810880
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.