LIVRO DA VIDA

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

O LIVRO DA VIDA

"Com Clemente e com os outros cooperadores cujos nomes estão escritos no livro da vida". – Fp. 4.3. – (Hb. 12.23 – Ap. 3.5 – 20.12 – 21.27 – 13.8.)

Mencionado em três livros da Nova Aliança, o livro da vida, também denominado livro da vida do Cordeiro, indica o importante fato de que, antes mesmo da sua morte, pessoas há que usufruem do privilégio de uma futura salvação eterna.

Como saber se tais nomes estão ali registrados? Quais indícios de tais afortunados? Paulo apóstolo, grande doutrinador, doutor dos gentios, expõe em sua carta à Igreja que estava na cidade de Éfeso, os termos de que os crentes daquela Igreja – dezenove no início dela – foram selados com o Espírito Santo da promessa, o qual, explica ele, é o penhor de nossa herança até o resgate – apolytrôsin – da Sua propriedade.

Em Sua doutrina teológica ONIs, isto é: onisciente, onipresente e onipotente, a Trindade Santa registrou de antemão nomes de pessoas que, pré-conhecidas em seu livre arbítrio, aceitariam o Cristo de Deus como único e bastante Salvador. Porque aos que dantes conheceu, os predestinou para a salvação; e aos que predestinou também chamou. Daí a citação feita no livro Apocalipse acerca dos salvos da futura tribulação, de que seus nomes estavam escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde – apó - a fundação do mundo.

Embora pregado a toda a criatura, o evangelho, as boas novas da salvação, tem efeito apenas nas pessoas que o aceitam e praticam no decorrer de sua vida diária. Estabelece o catecismo de determinada denominação evangélica: "Embora o sacrifício do Cristo seja suficiente para a salvação do mundo todo, ele é eficiente somente naqueles que Nele crêem". A fé - escreveu o apóstolo Paulo - não é de todos. A fé é dom de Deus e a árvore é conhecida através de seus frutos.

Há sinais dos que realmente crêem: expulsarão demônios, falarão novas línguas e operarão milagres no decorrer de sua existência. Tais pessoas convivem no mundo entre as demais como sal da terra e luz entre as trevas, testemunhas de um reino que ainda virá, mas que já está entre nós.

O tronco da arvore da vida é Jesus, o Homem-Deus, o Emanuel, o Deus conosco. É Ele o principio da criação de Deus, o primeiro gerado dentre os mortos, o primeiro a produzir uma estirpe de filhos adotivos de Deus através do Seu nome e da Sua morte vicária e substitutiva aos que Nele crêem. O cristianismo é alicerçado pela fé de seus participantes. Pela graça sois salvos - escreveu Paulo – e isto não vem de vós; é dom de Deus.

O livro da vida é o desfiar de uma multidão de nomes que, no descrever do Apocalipse, é como a areia que está à praia do mar. Este é o mistério desvendado através do apóstolo das gentes: "Cristo em vós, a esperança da glória".

Só Jesus.

___________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: Serafim Isidoro textos