MEDICINA OU COMÉRCIO?


“Vivemos o desastre da ética humana entre os médicos, que hoje passa mais pelo campo mercantilista de relacionamento com os planos de saúde, antes de passar pela vida humana”.              
                                   Fernando Olintho


Hoje depois de muito tempo de aborrecimento resolvi falar de problemas que me afligem. Vou começar pelo mais simples. Tenho um problema no joelho e venho transferindo por receio, uma cirurgia necessária. Sou obrigado por diagnóstico médico, a colocar uma prótese total de joelho. Em novembro resolvi fazer a cirurgia e fui ao médico. Fiz todos os exames e o cardiologista vetou a cirurgia tendo em vista a taxa de glicose que estava fora do padrão e da normalidade.

Passei o Natal e o Ano Novo fazendo dieta consegui controlar a glicose e fui autorizado a fazer a cirurgia. O médico ortopedista fez o pedido da PRÓTESE dentro do que êle acha indicado para meu caso.
O plano de saúde negou a Prótese solicitada pelo médico, autorizando uma prótese  que sabidamente tem uma qualidade bem inferior em relação à  solicitada.

Procurei o advogado para saber dos meus direitos e então resolvi entrar com uma ação contra o Plano de Saúde, mesmo sabendo que minha chance de ganhar a ação não passa de 50%. Em verdade eles jogam duro contra o pagamento e a diferença é de sete mil reais, que em último caso será paga por mim além dos custos judiciais, mas vou perder lutando pelo que acho ser meu DIREITO.


Outro problema é o controle da Diabetes. Inicialmente usava medicação específica e para facilitar a diminuição do abdômen, tomava Ribanobanto que é especifica para a gordura abdominal. Este medicamento foi suspenso por ordem da ANVISA seguindo normas de outras agências de controle farmacológico.


Já tinha perdido 17 cm de abdômen e a glicose estava controlada dando taxas normais. A medicação nunca me ocasionou nenhum efeito colateral. O Ribanobanto foi substituído pela Sibutramina e voltei a ter a Glicose relativamente controlada. No jejum o exame tem se mantido em 130 o que para um diabético é considerado controlado. A medicação tem assim como o Ribanobanto, diversos efeitos colaterais, mas nunca senti nenhum efeito dos que são narrados na literatura médica.


Além disto, sou muito bem monitorado tanto pelo endocrinologista, quanto pelo cardiologista, não havendo até o momento nenhuma alteração que aconselhe a suspensão da medicação em apreço. A ANVISA propõe a substituição da sibutramina por outra denominada Xenical que causa uma diarréia constante e incontrolável.

Enquanto uma caixa de sibutramina custa 30 reais , uma de Xenical custa 330 reais e talvez este seja um dos motivos da guerra à sibutramina.


O Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabiologia Ricardo Meirelles, durante a audiência pública na Agência Sanitária (ANVISA) afirmou, que em vez de banir os emagrecedores, deveriam sim, fiscalizar adequadamente o seu uso. Em relação à sibutramina diz ele que os estudos na Europa foram realizados em pacientes com problemas de saúde, que pelas orientações da bula nem poderiam ter sido medicados. Esta medicação assim como outras que estão para ser suspensas, estão no mercado há mais de 30 anos. Para a Sbem a proibição só estimularia o mercado negro.


Agora vejam a minha situação: trabalho desde os 15 anos e tenho Plano de Saúde há cerca de 20 anos. Tenho diabetes tipo dois. Aos 66 anos  posso ter  uma qualidade de vida melhor voltando a fazer minhas caminhadas, o que ajudaria no tratamento da diabetes, entretanto hoje uso bengala devido ao joelho, mas para abdicar dela, é necessária a colocação da prótese.

O que somos neste país? Apenas um joguete na mão dos que por nós decide não respeitando nem os direitos, nem a pessoa humana?


O ideal seria que a afirmação de Quitiliano fosse seguida:
”Toda a medicina é feita de experiências.” 
             
               

                      

NOTA EXPLICATIVA : A Justiça concedeu-me Tutela Antecipada e o Plano foi notificado para liberar a prótese indicada pelo médico, sendo ameaçado de multa caso não cumpra a ordem judicial (a cirurgia esta marcada para dia 17 próximo).Luto pelo que julgo ser meu DIREITO. Quanto À sibutramina os endocrinologistas e sua Sociedade fizeram um movimento e a ANVISA transferiu sem data marcada a decisão sobre a medicação.
 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 11/03/2011
Reeditado em 12/03/2011
Código do texto: T2840718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.