Nossa casa chamada Planeta Terra

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde Bispos católicos do Brasil exercem alguns serviços pastorais com o objetivo de estar evangelizando todo país.

Todo ano é lançada uma campanha voltada sempre aos temas mais polêmicos, que afetam a sociedade.

Este ano a campanha vem com o seguinte tema “fraternidade e a vida no planeta”, falando das mudanças climáticas e do aquecimento global, que por sua vez estão interligados. Todo e qualquer projeto é lindo quando se é falado ou comentado, toda campanha é bem aceita pela população. Cabe a nós lembrarmos que grandes projetos ou campanhas só serão realmente cumpridos plenamente se todos fizerem sua pequena parte em contribuição ao planeta. Não importa a religião a que pertencemos, é preciso ver além dessas desigualdades e começarmos a agir afinal a campanha este ano esta falando da, minha, da sua e da nossa casa chamada Planeta Terra.

Hoje dia 11 de março de 2011, podemos acompanhar pela internet, televisão ou qualquer outro meio de comunicação, a tragédia que ocorreu no Japão. O terremoto foi o sétimo mais forte ocorrido no mundo e em seguida um tsunami atingiu a ilha de Honshu. Através deste pequeno trecho se pode ter ideia do que foi esta catástrofe. Isto ocorreu hoje e esta recente em nossas cabeças e ficará por dias. Mas, não nos esqueçamos de outras tragédias como, enchentes na grande São Paulo, secas que arrasam algumas regiões do país, o desmoronamento em Teresópolis e Petrópolis, o terremoto no Haiti e assim por diante são muitos e em todo o mundo.

Muito já esta sendo feito como o Protocolo de Kyoto onde o principal objetivo é diminuir a emissão de gases - estufa na atmosfera para que, quem sabe, algum dia minimizar essas mudanças tão desastrosas. Ainda há muito a se fazer.

Começar ensinado em casa, desde cedo a importância de não jogar lixo na rua, nem um único papel de bala e mostrar aos filhos as conseqüências que essas atitudes causam. É dever das escolas também ensinar como estamos prejudicando nosso planeta, desenvolver projetos onde se envolva comunidade e família. É cada um se sentir e agir como seres importantes que se preocupam com “nossa” casa. Acatar e interagir com as campanhas e projetos divulgados, pois só propaganda não faz mudanças no Planeta. E você o que tem feito para melhorar o Planeta?

Ecrito por: Miriam silvério