NÃO VOU PERDER O MEU SOTAQUE NORDESTINO

Eu, como todo bom nordestino arretado que sou, tenho meu sotaque nordestino, claro. E qual o problema? Eu sou nordestino de sangue e de coração, em Imperatriz, São Paulo ou Nova Iorque. Então, se eu chiar no x, r ou ch,ou arrastar o r fechado vou deixar de falar de forma sincera e ficar artificial. Não quero com isso revidar à discriminação de alguns do sudeste com o sotaque nordestino, mas prefiro sim falar como nordestino, porque é um sotaque agradável, objetivo e claro.

Os sotaques são normais, porque tratam de uma separação histórica, de vivências diferente, de influências diferentes. Não há sotaque certo ou errado. Há português certo ou errado, pois alguém pode falar gramaticalmente correto, mas com um sotaque totalmente estranho. Mesmo se alguma palavra falada no nordeste não for falada no sudeste, nem por isso necessariamente estará errada, porque aquela palavra tem uma história, tem um significado e passa uma idéia entendida pelas pessoas daquela região. O fato de conseguir passar uma comunicação já valida uma palavra que poderá entrar para o dicionário. Afinal, as palavras não nasceram todas de uma vez, elas surgem aos pouco e são incorporadas aos dicionários naturais dos povos. Há muitas palavras que nasceram no século XXI, como googlar, por exemplo, fruto da influência da globalização que tem os Estados Unidos (de língua inglesa) como maior promotor.

Nenhum sotaque aqui será melhor que outro. Cada um siga com suas qualidades e limitações. Acredito que nenhum nordestino convicto de sua origem tenha inveja dos chiados do português carioca ou outros semelhantes. Mas, não há o que se dizer de sotaque certo ou errado, feio ou bonito, os que assim o fazem são ignorantes e esquecem que o nordeste fala de uma forma mais antiga e tradicional e que assim como o sotaque nordestino é diferente do carioca, da mesma forma a forma de falar do português é muito diferente da forma de falar do francês, ademais o sotaque nordestino conserva uma grande riqueza histórica na forma de se expressar por estar mais ligado à época colonial. Brinquem com o sotaque do nordeste, façam filmes, escrevam peças de teatro bem humoradas com o sotaque nordestino, eu mesmo já escrevi a minha. O sotaque nordestino merece ser valorizado. O que pode prejudicá-lo, bem como qualquer sotaque, é tão somente a forma com que cada pessoa fala. Falar com o sotaque nordestino com dicção e português corretos é diferente de falar de forma relaxada, sem vida e sem gramática. Se bem falado, o sotaque nordestino será muito mais admirado. Em todo caso, do sul ou nordeste, qualquer sotaque ficará deselegante se não for polido, com português correto e dicção.

Aqui na empresa que estou trabalhando, a maioria pedem para eu não perder o meu sotaque , pois acham muito bonito.

Damião um POETA
Enviado por Damião um POETA em 21/03/2011
Código do texto: T2861333
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.