Jesus guiou e protegeu Israel no deserto do Sinai

COLUNA DE NUVEM E COLUNA DE FOGO

"... nossos pais (Moisés e o povo hebreu) estiveram todos encobertos pela nuvem, e todos passaram pelo mar ... todos eles comeram de um só manjar espiritual (maná) e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma PEDRA espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo" (1Co 10:1-4).

"Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu Nome..." (Êx 23:20,21).

"O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado;

o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés" (Naum 1:3).

"Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o SENHOR (Jesus) irá adiante de vós, e o DEUS de Israel será a vossa retaguarda" (Is 52:12).

"... tua nuvem está sobre eles, e vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo, de noite" (Nm 14:14).

"O SENHOR ia adiante deles (dos hebreus), durante o dia, numa coluna de nuvens, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Êx 13:21,22).

"Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; TAMBÉM a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se" (Êx 14:18-20).

"E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma COMO pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade" (Êx 24:10).

Jesus é a pedra que guiou os israelitas no Êxodo. O arcanjo Miguel é a sua nuvem, nuvem esta que era sombra durante o dia, e fogo durante a noite.

MIGUEL

"Neste tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nações até àquele tempo; mas, naquele tempo (do fim), será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro" (Dn 12:1 Mt 24:21).

"Vi outro anjo forte (arcanjo) descendo do céu, envolto em NUVEM, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era (iluminado) como o sol, e as pernas, como COLUNA DE FOGO" (Ap 10:1).

JESUS, o FILHO de DEUS PAI

"Desperta, ó espada, contra o meu pastor, e contra o homem que é o o meu companheiro..." (Zc 13:7), diz Deus Pai, se referindo ao seu filho Jesus.

"Então dise o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de NÒS, conhecedor do bem e do mal... " (Gn 3:22).

Por "nós" entenda-se: o Pai, o Filho e o Espírito da glória. Três pessoas, um só Deus (1ºJoão 5:7 , 1Pe 4:14).

O PRÍNCIPE DO EXÉRCITO

Em Siquém, Josué fez aliança com o povo contra a idolatria, como o tinha feito Jacó; e tomando de uma grande pedra a erigiu debaixo do carvalho, que era solo santificado ao Senhor, e disse:

“Eis que esta pedra nos será testemunha, pois OUVIU todas as palavras que o Senhor nos tem dito “ (Js 24:27 , Gn 35:4).

"... eis que farei vir o meu servo, o Renovo. Porque eis aqui a PEDRA que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão os SETE olhos; eis que *lavrarei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, num só dia" (Zc 3:8,9),(Ap 5:6).

*Lavrar a sua escultura significa que Deus Pai faria o seu Filho se encarnar, ou seja, tornar-se também homem, como de fato aconteceu no devido tempo, quando nasceu Emanuel (Deus conosco), ou, tendo o nome que o conhecemos, Jesus.

Pouco antes da vinda de Jesus, ocorrerá a batalha do Armagedom. E nesta batalha, sai da boca de Jesus, uma espada nua, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro, com extremo rigor (Ap 16:12-16 e 19:15).

Num só dia todos os inimigos do povo de Deus (cristãos e judeus) serão vencidos. E a besta e o falso profeta (papas) serão lançados no lago de fogo (Ap 19:20).

Jesus, o príncipe do exército do SENHOR, aparece a Josué, pouco antes da tomada de Jericó, em 1403 a.C., tendo na mão uma espada nua (fora da bainha).

Josué prostra-se diante dele e o adora, e Jesus ordena que Josué descalce as sandálias porque o lugar é santo (Josué 5:13-15).

Para isso, Jesus também usou a sua PEDRA, ou seja, a ESTRELA DA MANHÃ (Ap 2:28). Essa é a sua estrela (Mt 2:2 , Ap 2:28 e 22:16).

"Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele quem ela cair será reduzido a pó" (Lc 20:18).

O Anjo do Senhor, que guiou, protegeu, alimentou, e deu água de beber aos hebreus no deserto do Sinai, por 40 anos (1443-1403 a.C.), foi Jesus, o Cristo de Deus.

UMA ESTRELA PROCEDERÁ DE JACÓ

Balaão, vendo e constatando o que ocorria nos céus, naqueles dias do ÊXODO, de como Deus guiava e protegia os hebreus, através da Estrela da Manhã (Vênus) e de Miguel, o arcanjo que gerencia aquela estrela, disse:

"... uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá os termos (território) dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Seth" (Nm 24:17 ).

Balaque, rei dos moabitas, foi vencido por Israel, mas não morto, e se foi pelo seu caminho (Nm 24:25). Balaque foi para a cidade de Ar, pois esta foi dada a descendência de Ló, e Deus não a deu aos israelitas (Dt 2:9).

"Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei" (Êx 23:22,23 e Js 12:7,8).

Moab e esses seis povos, eram vassalos do Egito; possivelmente também cultuavam a Seth., entre outros deuses.

RA (sol), Ísis, Horus, e Seth eram os principais deuses dos egípcios.

Seth, no princípio era um deus que resplandecia, depois, quando foi destroçado por Vênus, passou a ser deus das trevas e da morte (resplandece: ver Ez 28:1-19 e 31:4-16).

A BONDADE DE DEUS

"Tendo Moisés subido, uma nuvem cobriu o monte. E a glória do SENHOR pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; ao sétimo dia, do meio da nuvem chamou o SENHOR a Moisés.

O aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel" (Êx 24:15-17).

"Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR... Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá".

Bondade é um sentimento e não um ente, portanto, Deus não está se referindo somente a sua bondade , mas também a um ente, a quem chama de minha Bondade, e este é o nome do SENHOR proclamado a Moisés.

Há maior bondade de Deus do que a de nos dar o seu Filho amado?

Disse mais o SENHOR:

"Eis aqui um lugar JUNTO A MIM; e tu estarás sobre a penha. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá" (Êx 33:19-23).

Deus (Jesus) estava no monte Sinai, envolto em nuvem. Ele disse a Moisés: Vou te por numa fenda das pedras, e te encobrirei com a minha mão, para que eu possa passar diante de ti; e depois de eu passar com a minha glória, tu poderás me ver pelas costas. Há ai, dois fatos concretos: A pessoa parada diante de Moisés, e um objeto que circulou nos ares, diante de Moisés. Este objeto era a glória de Jesus... a Estrela da Manhã.

MONTANHAS, ROCHAS E PEDRAS VOADORAS (asteroides e meteoritos)

“Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (Lc 20:18).

Em Siquém, Josué fez aliança com o povo contra a idolatria, como o tinha feito Jacó; e tomando de uma grande pedra (meteorito) a erigiu debaixo do carvalho, que era solo santificado ao Senhor, e disse:

“Eis que esta pedra nos será testemunha, pois OUVIU todas as palavras que o Senhor nos tem dito "(Js 24:27 , Js 10:11 , Gn 35:4).

Esta pedra ouviu as palavras do Senhor, porque era um meteorito que veio dos destroços de Seth em 1931 a.C., e caiu na Palestina, no dias da tomada de Canaã, por Josué.

No seu cântico, referindo-se a bondade e generosidade de Deus para com Israel, Moisés disse:

“Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas... só o Senhor o guiou...

... e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação. Olvidastes a Rocha que te gerou...” (Dt 32:3,12,15,18) e (1Pe 2:4).

Quem gerou o povo de Deus?

Toda aquela geração, que saiu do Egito, pereceu, exceto Josué e Caleb.

Ao entrarem em Canaã havia toda uma nova geração.

Desta nova geração procede Davi.

"EU SOU a raiz (de quem Adão e todos os homens procedem). E a geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã" (Ap 22:16).

As rochas e pedras caídas do céu (asteroides) tiveram papéis fundamentais na religião dos povos, e Israel não foi exceção a isto.

Percebe-se pela narração, uma vida anímica nestas pedras.

“Porque os teus servos tem prazer nas suas pedras (nas pedras que Deus envia dos céus, ou seja: os asteroides), e se compadecem do seu pó (dos meteoritos, que é o pó resultante do choque de asteroides) pois Deus as transtorna (os asteroides) no seu furor - Jó 9:5 )”(Salmo 102:14 – SBB 1955).

A pedra angular rejeitada por Israel, ou a Rocha que o gerou, não foi uma rochinha qualquer, foi Vênus (a estrela de Jesus), a brilhante estrela da Manhã: a raiz (a origem) e a geração de Davi (Ap 2:28 , 22:16).

Esta pedra é Jesus (At 4:11 , Sl 118:22 , Jó 38:6,7).

"Ele (Deus) é o que transporta as montanhas sem que o sintam, e o que as transtorna no seu furor" (Jó 9:5).

"E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar...e tu fazes perecer a esperança do homem (Jó 14:18,19).

“ e uma (estrela) como grande montanha ardendo em chamas (asteroide) foi atirado ao mar ...” (Ap 8:8 e 9:1).

O apóstolo João, refere-se a um asteroide como sendo uma grande montanha, da mesma forma como na Antiguidade remota, os povos o faziam.

Nos dias de Jó, os asteroides eram vistos orbitando na orla da terra.

Como não havia ainda esta definição de asteroides, o povo os denominava como o viam: montanhas, rochas ou pedras (Jó 38:12,13) .

Estas montanhas (rochas voadoras) eram transtornadas na sua órbita, alterando-se ao chocar-se entre si; dividindo-se ainda mais e originando os meteoritos (Jó 9:5).

E algumas caíam na terra.

Rocha e montanha significavam a mesma coisa: asteroide.

Caindo um asteroide na terra, acabava-se a esperança daqueles que (no monte ou rocha voadora) depositavam a sua fé.

Deus faz isto para que ninguém fique cultuando e adorando pedras (Nm 33:52).

******************************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

está à venda na editora http://www.clubedeautores.com.br/

várias páginas deste livro podem ser lidas no site abaixo:

serhttps://www.recantodasletras.com.br/autores/darciubirajara

contatos por e-mail: dsantosdefraga@gmail.com

contatos por celular: 51.984358252 (Tim)

****************************************************

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 07/04/2011
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T2894971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.