MAIS UMA SAFADEZA

José Arnaldo Lisboa Martins

Vocês que já assistiram dezenas de carnavais e que já apagaram centenas de velinhas de aniversários, devem se lembrar da exigência do Conselho Nacional de Trânsito, para que todas as viaturas do Brasil conduzissem um estojinho com medicamentos, para primeiros socorros. Todos nós gastamos dinheiro com a compra do tal “kit” e fizemos com que enriquecessem dois donos de laboratórios farmacêuticos, que eram amigos de três dos desonestos conselheiros do CONTRAN. Poucos meses depois, os Conselhos de Medicina disseram que, sem ser médico, ninguém deveria prestar socorros, nos casos de acidentes. Perdemos o dinheiro e ficou proibido conduzir o estojo. Cabras safados !

Outra safadeza! Entre 100 condutores, somente 10 sabem onde fica o extintor de incêndio e, destes 10, somente 3 sabem como utilizá-lo, em caso de incêndio. Também, em cada 100 acidentes, somente 4 provocam incêndio e nos casos que ele acontece, nenhum tem o fogo apagado pelo extintor do próprio carro, mas, todo mundo é obrigado a conduzi-lo. Aliás, pelas estatísticas, nenhum de vocês que me lêem já teve seu carro incendiado e, se teve, tenho certeza de que não conseguiu apagar o fogo com o extintor escondido. É como capacete para motociclista. Até aqui, em cada 100 acidentes, só 4 dos acidentados foram salvos por causa do capacete, mas, ele é exigido. Cinto de segurança em área urbana é outra exigência descabida. É muito raro uma pessoa ser salva, por causa do cinto, tanto num avião, como num automóvel. Num acidente de avião, o cinto é que faz a pessoa morrer amarrada, mas, as exigências sempre são pra o enriquecimento dos amigos de fabricantes. Cabras safados!

Nesta semana que se passou, eu li uma notícia, dizendo que o Conselho Nacional de Trânsito vai exigir que todas as placas de carro sejam trocadas pelo tipo refletivo, daquelas que são vendidas por 120 reais, o par. As mais baratas, de 40 reais e que sempre foram visíveis, serão jogadas no lixo. Com a exigência do CONTRAN, os donos de fábrica de placas, irão ficar podres de rico, pois, a frota do Brasil sendo de 65.600.000, se todos comprarmos um par de placas refletivas, gastaremos 7 bilhões e 800 milhões de reais. O pior não é isto. É que, os campos das placas sendo refletivos, a luz dos faróis ao incidir nelas, irá voltar para a nossa visão e provocar o ofuscamento. Com o ofuscamento, não poderemos ler os caracteres da placa, com nitidez. Estes caracteres é que deveriam ser pintados com tintas contendo micro-esferas de vidro, para se tornarem refletivos, como fazemos na sinalização de rodovias e cidades. Toda placa sendo refletiva, é uma burrice técnica.

Como é no trânsito, todas as semanas são descobertas novas quadrilhas e os componentes delas, nunca se conformam com pouco dinheiro. Milhões já não são suficientes para atender aos anseios dos ladrões de gravata. Nas licitações, sempre concorrem parentes ou amigos das autoridades, sabendo que ganharão as concorrências. É por isto que nos últimos anos o Brasil se transformou no país da corrupção e o cúmulo da safadeza, é o dinheiro para compra de merenda escolar ser usado para comprar whisky e ração para cachorro. Esse pessoal que rouba o dinheiro da merenda escolar, deveria ser preso e alimentado na penitenciária com ração pra cachorro. Enquanto os nossos julgadores continuarem recebendo propinas para o luxo das suas esposas passeiadeiras, continuarão morrendo as crianças subnutridas, por falta das merendas salvadoras, nas escolas. Assassinos de crianças !

Final - Agradeço pela leitura dos meus artigos, pelos comentários e pelo incentivo, ao amigo Dr. Ronaldo Correia Farias.

José Arnaldo Lisboa Martins
Enviado por José Arnaldo Lisboa Martins em 07/04/2011
Código do texto: T2895481