O MESSIAS

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

O MESSIAS

"Eu sei que há de vir o Messias, chamado o Cristo..." – Jo.4.25.

Messias é termo usado somente quatro vezes em toda a Bíblia e substituído no texto de Daniel em algumas versões das Escrituras em idioma português. Observe-se que o livro Daniel foi escrito em determinada época que relata o cativeiro babilônico, período de setenta anos que mudou completamente a identidade do povo judeu. O regresso daquele cativeiro inicia uma nova fase, uma nova identidade do chamado povo de Deus.

Ergue-se o rabinismo, uma nova forma de interpretação das sagradas escrituras, forma religiosa esta que norteará a religião judaica e, porque não, a transformará até no seu ritualismo. Inicia-se então o culto nas sinagogas, em falta do templo que já não existia. Surge para aquele povo que agora se organizara civil e religiosamente, a esperança em um personagem teológico mencionado duas vezes no livro Daniel como sendo O Messias – Mashiach.

Apesar da exigüidade desse termo nas escrituras sagradas, já que fora textualmente citado somente duas vezes e apenas no livro daquele profeta, esse título indicativo de um personagem de importância disseminou-se no judaísmo, sendo até hoje muito difundido entre os judeus. No segundo século antes do Cristo foi feita, mercê de Deus, uma tradução das escrituras do hebraico para o grego koinê, afim de que o populacho, o povo comum pudesse entender os preceitos de Deus. Denominou-se Septuaginta. Nessa tradução o termo Mashiach é transliterado como Christo. Ambos os termos são entendidos como Ungido.

É um personagem relativamente novo, na revelação divina. Nenhum dos antigos profetas referiu-se a tal título, a tal personagem. Mesmo na nova aliança, novo testamento, Ele só será usado mais apenas duas vezes e somente no evangelho escrito pelo apóstolo João. O Christo, Mashiach, Ungido, é um novo relacionamento entre Deus e os homens. É alguém incomparável, pessoa excêntrica desde o Seu nascimento de conceição virginal, até a Sua ressurreição dentre os mortos.

Ele, O Christo, Mashiach, Ungido, Jesus, faz a diferença na história, marca uma nova era e produz, com o Seu sacrifício, uma geração de filhos espirituais de Deus - gentios - fato nunca concebido pelos judeus. O segredo do Senhor - escreveu determinado profeta - é para aqueles que O temem. O mistério - escreve o apóstolo Paulo, é Cristo em vós, esperança da glória. Surgiu para todos nós, judeus e gentios, uma poderosa salvação que se estende para toda eternidade, com perdão de pecados e ofensas, a todo aquele que Nele crer. No Seu nome são proclamadas estas boas novas, uma paz na terra aos homens de boa vontade.

Só Jesus.

______________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos