mistério

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

MISTÉRIO

"Por esta causa eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós". – Ef. 3.1.

Definido como sendo impenetrável à razão humana, o mistério tem uma conotação mais ampla nas sagradas escrituras da Nova Aliança. Para Paulo doutor, mestre e doutrinador à Igreja, este termo se estende a uma pessoa divino-humana, o Cristo, o Ungido, o Mestre, Jesus. Na carta escrita aos efésios esse serviçal – diákonos - do Senhor, menciona fato não revelado nas escrituras da Velha Aliança. A atuação do personagem que esteve oculto em Deus que se tornou Seu Pai, e que é ao mesmo tempo, o próprio Deus. O Logos foi feito carne e habitou entre nós, declaram as boas novas das escrituras.

As revelações de Deus carecem de épocas, já que Ele tem um global plano em desenvolvimento, o qual se desenrola a medida do tempo e das gentes que habitam o planeta. Para cada povo um líder em cada época, uma vez que o mesmo Paulo declara que as autoridades são constituídas por Deus e cada uma delas prestará contas ao Criador.

O grande mistério de Deus é o Cristo. Nele, diz o mesmo apóstolo, estão escondidos os mistérios da sabedoria. O Logos, ligação entre o céu e a terra, entre Deus e os homens, tem nesta dispensação, nesta época, um nome que é sobre todos os nomes, para que perante o nome Jesus, o Cristo, se dobre todos os joelhos dos que estão sobre a terra e abaixo da terra.

Algum tempo se passou entre a conversão de Saulo de Tarso e a revelação do mistério que ele declara ter experimentado: apokalypsin egynôristhê – revelação dada a conhecer - fato nunca antes ocorrido durante todos os séculos que o antecederam. Lendo hoje as sagradas escrituras é-nos fácil entender o seu significado. É mistério revelado que, mercê de Deus, nos traz a salvação. Paulo declara ser o mistério o fato glorioso e inusitado: "O Cristo em vós – gentios - a esperança da glória".

O Deus do povo Israel tornou-se nesta época do plano divino (boulê), o Deus das nações – ethnês – sem mais a distinção de raças, cor ou idade. É a grande abertura no plano eterno da divindade, dito como sendo o evangelho, a boa nova de salvação a todo aquele que nele crê.

Só Jesus.

_________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos