Consciência Limpa

Hoje lembrei de um velho amigo de infância, posso dizer que um dos melhores amigos que já tive, uma pessoa realmente especial, nos dávamos muito bem, contrariando muitos ignorantes que fazem da diferença racial uma imensa distância entre as pessoas. Meu amigo é da raça negra, e mesmo com minha ingenuidade infantil, nunca questionei essa pequenina diferença em nossos tons de pele, talvez no fundo eu já soubesse que isso não tem menor relevância diante da beleza que é a vida e as amizades.

Nesse dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, e gostaria muito de rever meu velho amigo, para saber o que ele pensa a respeito disso. Quando crianças, éramos muito parecidos em nossas opiniões, portanto acredito que hoje ele não concordaria, assim como eu, com o decreto de feriado nesse dia. Concordo que a cultura negra, o sofrimento da escravidão e a discriminação racial, devem ser lembradas sempre, para que o preconceito diminua em nossa sociedade, porém devemos nos lembrar de agir sem preconceito todos os dia do ano, e não só contra os negros, contra pardos, amarelos, vermelhos, estrangeiros, homossexuais, e contra brancos também, porque não?

Se declararmos feriado para tentar acabar com cada tipo de preconceitos que existe no mundo, viveríamos deitados em uma rede bebendo água de coco durante o ano todo. Declarar feriado, não é o melhor meio para acabar com as injustiças. Talvez um antigo preconceito não seja tão preconceituoso assim, talvez seja uma realidade: O preconceito de que o brasileiro, de uma maneira geral, não gosta de trabalhar e inventa feriado para tudo.

Por fim, sugiro a criação do Dia da Consciência Limpa, onde todos deveríamos refletir sobre nossos atos, tentando agir com mais bondade, honestidade, e principalmente respeito com o próximo, seja quem for. Porém, alerto que o mesmo deverá cair sempre aos domingos, para não corrermos o risco de inventarem mais um feriado.

Sorocaba, 20 de novembro de 2006

João Valio
Enviado por João Valio em 23/11/2006
Reeditado em 23/11/2006
Código do texto: T299093