LIVRO DE JÓ - releitura

Base de consulta:

Bíblia editada em 1955, pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB.

Biblia King James - fiel/1611.

Geralmente, os leitores se fixam nos sofrimentos de Jó, e não se aprofundam nos acontecimentos catastróficos, terrestres e cosmológico, que acontecia a sua volta.

Aqui, pretendemos descrever estes acontecimentos.

Cremos que os dias catastróficos em que Jó viveu, são uma antevisão do que será os dias da Grande Tribulação do Apocalipse, que deduzimos, já estamos vivenciando.

QUEM ESCREVEU o LIVRO de JÓ?

O livro de Jó, escrito por Eliú (Jó 31:35), e transcrito por Moisés, e num caso único, está entre os livros sagrados do judaísmo, embora Jó não tenha sido israelita.

"Ah! Se um me ouvisse! Eis que o meu DESEJO é que o Todo-Poderoso me respondesse, e que o meu adversário tivesse escrito um livro" (Jó 31:35).

...............................................................................................

Na literatura hebraica, Miguel é identificado como guia do planeta Vênus. Vênus era o terror do Senhor. Todos os sete principais anjos dos israelitas carregam o sufixo "el" que significa enviado (homem, como é o caso em Samuel, ou anjo) do Senhor. Estes sete anjos são: Miguel, Rafael ,Gabriel, Uriel, Barachiel , Jehudiel, Phanuel, Saeltiel.

Miguel é o anjo do Senhor. Por Senhor entenda-se Cristo Jesus.

Eliú tem o prefixo "el".

De Baraquel é dito que era pai ou patriarca de Eliú. Só que não há este nome na Bíblia.

Barachiel existe na tradição judaica, e era um dos sete anjos.

..............................................................................................

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arcanjos ortodoxos

Conselho Angelical. Ícone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia

Miguel, Gabriel, Rafael, Fanuel, Uriel, Jegudiel, Salatiel, Jeremiel, Baraquiel.

Baraquiel (hebraico ברכיאל "Bārkiʼēl", relâmpago de Deus; árabe: بُراقيل "Burāqīl") é um dos sete arcanjos ortodoxos cuja existência é aceita pela tradição oriental da Igreja Ortodoxa.

No Terceiro Livro de Enoque ele é descrito como um dos príncipes angélicos, com uma miríade de 496 000 anjos sendo ministrados por ele. Ele é contado como um dos quatro serafins reguladores, e contado como o príncipe do segundo céu e um da ordem dos confessores.

...............................................................................................

Ísis, rainha do Egito, é considerada por muitos, como a inventora, ou a maior divulgadora das letras na Antiguidade. Ísis faleceu em 1931 a.C., ano em que Jó nasceu.

Não importa que tipo de escrita houve; o que importa é que as pessoas queriam se comunicar, com as pessoas do seu tempo, e com as que viriam depois. E isto foi conseguido. A escrita evoluiu, de pinturas nas pedras até a que temos hoje.

Ísis, depois de morta, foi cultuada como a deusa de Vênus.

..............................................................................................

Jó nasceu e viveu na terra de Uz, situado no território de Harã (a noroeste da Babilônia, onde se situava a Assíria dos ninivitas).

Harã foi irmão de Abraão, e pai de Ló.

Este Uz foi o primogênito de Naor, irmão de Abraão (Gn 22:20-23).

Uz foi irmão de Buz, patriarca dos buzitas.

Eliú foi filho de Baraquel, da descendência de Buz.

Portanto, de certa forma, Eliú, embora moço, tinha autoridade para repreender a Jó, pois as terras em que Jó ocupava, eram de Uz, tio ou ancestral de Eliú (Jó 32 e 33).

O livro de Jó, além da questão sagrada, descreve, de permeio, tanto quanto o espaço para isto é possível na Bíblia, o colapso de Vênus, Terra e do extinto planeta Seth.

“... uma estrela procederá de Jacó, e um cetro (Jesus) subirá de Israel ... e destruirá todos os filhos de Seth” (Nm 24:17).

.............................................................................................

SETH é SATANÁS

.............................................................................................

Deus perguntou a Satanás: Donde vens?

respondeu Satanás: de rodear a terra, e passear por ela (Jó 1:7 , 2:2).

Como Satanás não é Deus, ele não poderia estar em dois lugares, ao mesmo tempo.

Quem rodeava a terra era o planeta Seth, e quem passeava pela terra, era Satanás. Mas, porque esse planeta era o invólucro de Satanás, ele assim se expressou.

Entre a Terra e Marte, havia um planeta chamado Seth.

Este planeta, Seth, foi destruído quando se chocou com Vênus.

Partes de Seth, caíram no sol, outras, nos planetas, e, mais da metade destes destroços continuaram orbitando entre Marte e Júpiter, formam o que se chama hoje, de "cinturão de asteroides".

Satanás, o anjo do planeta Seth, era o querubim descrito por Ezequiel (Ez 28:14-18).

"Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares..." (Ez 28:2).

Por causa da soberba de Satanás, Seth foi destroçado (transpassado), e Satanás jogado à terra, no meio dos mares.

"... todos os povos da terra se retiraram da sua sombra (sombra da morte) e o deixaram... porque todos os orgulhosos estão entregues à morte e se abismarão às profundezas da terra...

Assim diz o Senhor Deus: No dia em que ele (Seth) passou para o além, fiz eu que houvesse luto (grande mortandade nos dias de Jó);

por sua causa, fiz cobrir o abismo (as profundezas da terra), retive as suas correntes, e as suas muitas águas se detiveram..." (Ez 31:12,14,15).

"Ao som de sua queda, fiz tremer as nações, quando o fiz passar para o além com os que descem à cova..." (Ez 31:16 e Is 14:11-15).

"Dirás ainda diante daquele que te matar:

Eu sou Deus? Pois não passas de homem e não és Deus, no poder (de Jesus) do que te transpassa" (Ez 28:9).

"Tu dividiste o mar pela tua força, e quebrastes as cabeças dos monstros das águas. Fizeste em pedaços as cabeças do Leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto" (Salmo 74:13,14).

“no vasto e espaçoso mar se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes ... e o Leviatã que formaste (Deus formou o Leviatã) para nele folgar (alegrar-se)” (Sl 104:25,26).

...........................................................................................

LEVIATÃ SE LANÇA CONTRA VÊNUS

...........................................................................................

"Porque estendeu a mão contra Deus e desafiou o Todo-poderoso.

Arremete contra Ele obstinadamente, atrás da grossura dos seus escudos, porquanto cobriu o rosto com a sua gordura e criou enxúndia (gordura de porco) nas ilhargas.

E habitou em cidades assoladas, em casas que ninguém morava, que estavam a ponto de fazer-se montões de ruínas" (Jó 15:25-28).

...........................................................................................

AS ESTRELAS DA MANHÃ SE CHOCAM

............................................................................................

Deus pergunta a Jó: "Onde estavas tu...

Quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam ?...

ou desde os teus dias deste ordem a Madrugada ...

ou MOSTRASTE à Alva o seu lugar ?

Para que (a Alva) se agarrasse nas extremidades da terra e os ímpios fossem sacudidos dela ? " (Jó 38:4,7,12,13).

"Aquele que feria os povos com furor, com PRAGA incessante, o que com ira dominava as nações, agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir" (Is 14:6).

"Já foi derribada no inferno (centro da terra) a tua soberba, com o som dos teus alaudes: os bichinhos debaixo de ti (meteoritos)se estenderão, e os bichos (sete asteroides) te cobrirão" (Is 14:11).

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, FILHO da Alva! como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" (Is 14:12).

Jó estava no ventre de sua mãe, quando ocorreu o choque de Vênus (Madrugada) e Seth (Alva), em 1931 a.C.

Jó, ao amaldiçoar o dia em que nasceu, subjetivamente, também está descrevendo os fatos que lhe foi contado pela sua mãe, a respeito daquele dia (Jó 3:1-10).

Estas estrelas da alva, juntas, preanunciavam este choque, através de um sibilado, som este que os homens interpretavam como um alegre canto, e se rejubilavam.

Após o choque cessou este sibilado, a ALVA sacudiu os ímpios e foram arremessados ao ar, pra fora da terra, ou seja: eles foram arrebatados.

Seth, que era perseguido por Vênus, nas extremidades da Terra, foi despedaçado em sete destroços maiores, ou sete asteroides. Um destes asteroides, o núcleo do planeta Seth, chamado de Behemoth, caiu na terra, abrindo-a, e depositou-se no inferno, ou seja: nas mais profundas regiões do interior de nosso planeta.

Jesus narra laconicamente a sua queda:

"Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago" (Lc 10:18).

A teoria de Pitágoras versa sobre a “música das esferas” e a idéia de que estrelas fazem música. Na Babilônia, as esferas dos planetas eram chamadas “vozes” e supunha-se que produziam músicas.

Na literatura midráshica a trombeta que soava no monte Sinai (Vênus) tinha sete sons diferentes e, ao som desta musica celestial, foi revelado a Moisés o Decálogo.

"Seja estéril aquela noite, e dela sejam banidos os sons de júbilo. Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho (Leviatã, Behemoth). Escureçam-se as estrelas do crepúsculo matutino dessa noite, que ela (a noite) espere a luz, e a luz não venha; que (a noite) não veja as pálpebras dos olhos da alva" (Jó 3:7-9 - SBB 1993).

Hoje, pouco antes da alvorada, por 221 dias seguidos do ano, vemos o planeta Vênus resplandecer, e todas as estrelas fixas perdem o seu brilho.

Nos dias de Jó duas "estrelas da manhã" resplandeciam permanentemente, ao amanhecer: Madrugada (Vênus) e Alva (extinto planeta Seth).

E poucos anos antes de se chocarem, elas estavam em guerra, e produziam intenso som.

Por fim, quando Alva foi explodida por Madrugada, sobrou de Alva somente o seu núcleo chamado Behemoth ou Leviatã. E esse núcleo se apegou as orlas da Terra, e sacudiu a terra (Jó 38:12,13 , Is 24:20).

Estrondoso foi o som da queda de Behemoth, destroço da segunda Estrela da Manhã:

"Ao som de sua queda fiz tremer as nações..." (Ez 31:16).

..............................................................................................

FOGO DO CÉU

..............................................................................................

"Falava este ainda quando veio outro (2º mensageiro) e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as (7000) ovelhas e o servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova... Também este falava ainda quando veio outro (4º mensageiro) e disse (a Jó): Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em caso do irmão primogênito, eis que se levantou grande vento da banda do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova" (Jó 1:16-19).

Tal fogo do céu, não poderia ter sido um raio, porque um raio não mataria 7000 ovelhas e 70 servos (na base de 100 ovelhas para cada servo cuidar). Que fogo do céu era este então?

Eram as labaredas de fogo despejadas de Leviatã (planeta Seth) sobre a Terra.

"Diante dele (de Leviatã) um fogo consome..." (Joel 2:1-3).

..............................................................................................

LEVIATÃ

..............................................................................................

"... e (Deus) não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir" (Êx 12:23).

"Ai de ti, Destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia!

Acabando de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia." (Is 33:1).

"Eis que criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador para destruir." (Is 54:16).

Deus não está falando de um ferreiro homem, porque se assim fosse, este ferreiro, além de armas, também produzia vários utensílios para a agricultura. Além do que, teria que ter dito "entre as profissões que criei, criei o ferreiro". Deus está se referindo a um ferreiro nos ares, que produzia a peste, a fome e a guerra (1Cr 21:10-16).

No cântico de Davi é recitado Jó, após um intervalo de 800 anos.

"Das suas narinas, subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca; dele saíram carvões em chama... Cavalgava um querubim e voou; e foi visto sobre as asas do vento... Do resplendor que diante dele havia, brasas de fogo se acenderam.

Trovejou o Senhor desde os céus; o Altíssimo levantou a voz. Despediu setas... e raios... Então, se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela repreensão do Senhor, pelo iroso resfolgar das suas narinas" (2Sm 22:9-16).

“Poderás pescar com anzol o Leviatã, ou lhe travar a língua com corda?

Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Do seu nariz procede fumo, como duma panela fervente, ou duma grande caldeira... O seu hálito faria acender os carvões, e da sua boca sai chama...” (Jó 41:1, 19-21).

"As tendas dos assoladores (destroços de Seth) tem descanso, e (Satanás) os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo" (Jó 12:6) , (edição SBB 1955).

O conjunto dos sete destroços de Seth, apegados na orla da Terra, parecia-se com a figura de um crocodilo cuspindo fogo (dragão) e lhe foi dado o nome de Leviatã (Jó 40:15 , 41:1).

Leviatã, dragão... animais que cospem fogo pela boca, nunca existiram na terra, logo, se deduz, que foi o nome, dado pelo povo, de uma nova criatura que surgiu voando nos céus.

..........................................................................................

UNICÓRNIO

...........................................................................................

Os textos babilônicos de astronomia descrevem Vênus e seus cornos: às vezes um dos dois cornos se torna mais proeminente.

Estes dois cornos de Vênus eram os destroços de Seth.

Decorridos 3945 e 3457 anos (desde o nascimento de Jó, e do início do Êxodo), a maioria destes destroços, descolaram-se dos cornos de Vênus e formaram o “cinturão de asteroides”, outros tantos caíram na Terra, Marte e Sol, e poucos, permanecem até hoje, como os dois cornos de Vênus.

Quando Vênus esteve apegado à orla da Terra (Jó 38:12,13), ou quando passava rente à ela, um dos cornos se esticava em demasia, entre Vênus e Terra, e oticamente se parecia com uma espada, uma coluna, ou como um corno em espiral.

O Anjo do Senhor (Vênus) aparecia aos hebreus, no Êxodo, e ia a sua frente numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite (Nm 14:14).

De dia constatava-se a nuvem (o corno maior, esticado, e que chegava até a terra), mas não percebia-se a luz de Vênus (do corno menor).

De noite não havia esta nuvem, e então, a nuvem da luz (Jó 37:11) de Vênus, no corno menor formava a coluna de fogo, e resplandecia, iluminando a noite no Sinai.

Vênus, oticamente parecia-se com o um cavalo, com um só corno (unicórnio), quando passava rente a Marte ou rente ao Sol, porque um de seus cornos se esticava.

"Mas o meu chifre tu exaltarás como o chifre de um unicórnio; serei ungido com óleo fresco" (Sl 92:10 - Bíblia King James).

"E farás os seus chifres sobre os seus quatro canto (do altar); os seus chifres serão do mesmo (de cada canto), e o revestirás de bronze" (Êx 27:2).

................................................................................................................

Na Bíblia King James - fiel/1611, e na Bíblia SBB 1955, se conservou a expressão original “unicórnio” nos seguintes versículos: Jó 39:9,10, Nm 23:22, 24:8, Dt 33:17, Sl 22:21, 29:6 , 92:10.

Nas Bíblias da SBB, de 1993 e 2000 (NTHL), influenciados pelo cientista ateu Isac Asaminov, os revisores da Bíblia SBB, substituíram unicórnio por boi selvagem.

.....................................................................................................................

BEHEMOTH

...........................................................................................

Havia duas "estrelas da alva". Uma se chamava Madrugada (Vênus) e a outra, Alva (Seth). E ambas se agarravam as extremidades (orlas) da Terra, e cantando (sibilando), faziam o povo de Deus se rejubilar (Jó 38:7,12,13).

"Contempla agora o Behemoth que eu fiz contigo, que come a herva como o boi ...

Quando quer, move as sua cauda como cedro; os nervos de suas coxas estão entretecidos (entrelaçados). Os seus ossos são como tubos de bronze; o seu arcabouço, como barras de ferro...

Ele é a obra prima dos CAMINHOS de Deus; o que o fez o proviu de sua espada" (Jó 40:15-19).

"...também criei o assolador, para destruir" (Is 54:16).

SETH, também chamado de Leviatã, após chocar-se com Vênus, explodiu em sete pedaços ou sete cabeças.

O pedaço maior, era o núcleo de Seth, que era chamado de Behemoth.

.........................................................................................................................

JÓ e BEHEMOTH

.........................................................................................................................

No dia em que Jó nasceu , 1931 a.C., Deus fez este Destruidor, que era o núcleo do planeta Seth.

Mas para isso, Ele destruiu o planeta Seth em diversos pedaços, sendo que o pedaço maior, ou núcleo, foi chamado de Behemoth.

Este assolador (Behemoth) teve nomes diversos como: cobra enroscadiça, dragão, unicórnio (cavalo selvagem com um só corno), asno veloz, bode expiatório (Azazel).

Vinte anos antes de Jó nascer, Jacó lutava com Deus (Jesus), e já perto do nascer do sol, o homem-Deus deu por encerrada essa luta, porque tinha que orientar Madrugada (Vênus) no transcorrer do dia, na sua luta com Alva (Seth).

Anos depois, quando Jó nasceu, Seth foi destruído, e Jesus dá testemunho disto:

"Eu via Satanás (Seth) caindo do céu como um relâmpago" (Lc 10:18 , Gn 32:22-31).

.........................................................................................

A BESTA APOCALÍPTICA QUE EMERGE DO MAR é BEHEMOTH

.........................................................................................

A besta que emerge do mar, tem sete cabeças e dez chifres (Ap 13:1).

Quatro destas cabeças terá um chifre por cabeça (unicórnios). São os quatro cavalos do Apocalipse (Ap 6:1-8).

As demais três cabeças terá dois chifres por cabeça).

Estes chifres, tomando por base os atuais dois cornos de Vênus, são gases contendo poeira e meteoritos aprisionados.

.........................................................................................

A ESPADA DO ANJO DO SENHOR

.........................................................................................

70 anos depois do nascimento de Jó e da feitura de Behemoth , em 1862 , na doença e aflição de Jó, Deus esta lhe dizendo para Jó meditar sobre esta feitura de Beemoth, a sua espada.

Esta espada era manuseada pelo Anjo do Senhor (Vênus), e quando os destroços de Seth ficava rente a Terra, produzia peste, fome e destruição, excitando os povos à guerra (1Cr 21:12).

.............................................................................................

PESTANAS DA ALVA

.............................................................................................

"Escureçam-se as estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz e não venha; e não veja as pestanas dos olhos da Alva" (Jó 3:7,9).

"Quem abrirá as portas do seu rosto (de Behemoth) ?

Pois em roda de seus dentes está o terror.

Cada um de seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da Alva" (Jó 41:18).

A luz de Vênus era permeadas pelos destroços de Seth, e oticamente dava a impressão que a destroçada Alva, antes de aparecer no horizonte, ao amanhecer, tinha pestanas.

Vênus que era chamada de "Madrugada" chocou-se com Sete, que era chamado de "Alva". Então, após a destruição de Seth, Vênus passou a ser a únca "Estrela da Alva" (Jó 38:7,12).

............................................................................................

A BRANCURA DO COSMO

............................................................................................

As profundezas (do mar) faz ferver como uma panela; torna o mar como quando os unguentos fervem.

Após ele (Leviatã) alumia o caminho; parece o abismo tornado em brancura de cãs (encanecido).

Todo o alto vê: (Leviatã) é rei sobre todos os filhos de animais altivos (destroços de Seth) (Jó 41:31,32,34).

Diante dele (de Leviatã) um fogo consome; e atrás dele uma chama abrasa: a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele (a terra é) um desolado deserto; sim, nada lhe escapa.” (Joel 2:1-3).

Adiante de Leviatã saiam línguas de fogo, que varavam as trevas, entre ele e a Terra. Na sua retaguarda, até Vênus, produzia-se um espaço extremamente branco

Na troca de elétrons, entre Vênus e Terra, produzia-se este efeito, semelhante ao raio, que clareia os céus em noite escura, e dispara o relampejo que destrói e queima.

Imagine uma noite muito escura, cortada por um imenso raio, e o clarão que produz esse raio. Assim estava a Terra, em imensas trevas, entre ela e Leviatã:

"As profundezas das trevas manifesta, e a sombra da morte trás à luz... Nas trevas andam as apalpadelas, sem terem luz, e os faz cambalear como ébrios" (Jó 12:22,25).

Leviatã era uma bola de fogo, mas, atrás de Leviatã, havia um imenso clarão. Esse clarão eram trocas de raios constantes, entre Vênus e o núcleo de Seth (Leviatã).

............................................................................................

TEMPORAL QUE SOBE PRO CÉU

............................................................................................

"(Deus) prende as águas em densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas.

Marcou um limite à superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas.

As colunas do céu tremem e se espantam de sua ameaça.

Com sua força fende o mar e com o seu entendimento abate a sua soberba" (Jó 26:8-12).

"Eis que ele retém as águas e se secam (os mares); ele as larga, e transtornam a terra" (Jó 12:15).

"Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota e fica seco" (Jó 14:11).

"O que nos dá a entender o seu pensamento... acerca do temporal que sobe" (Jó 36:33).

" ...retenho até o tempo da angústia , até ao dia da peleja e da guerra" (Jó 38:22).

"Quem encerrou o mar com portas quando transbordou e saiu da madre (do leito). Quando eu fiz as nuvens por sua vestidura e a escuridão por envolvedouro ? quando passei sobre ele o meu decreto, e lhe fiz portas e ferrolhos, e disse:

Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas" (Jó 38:8-11).

"procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite. O que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra..." (Amós 5:8 , Jó 38:31).

"Como debaixo de pedra (pedra de Seth) as águas se escondem; e a superfície do abismo (céu) se coalha (borbulhas de água)" (Jó 38:30 ).

"Porventura também se poderão entender as extensões das nuvens, e os trovões da sua tenda ?" (Jó 36:29).

"Eis que estende sobre elas (as nuvens ) a sua luz (luz de Vênus ), e encobre os altos do mar" (Jó 36:30).

Estas colunas eram as águas dos mares sendo sugadas violentamente para cima, pro céu.

Tais águas ficavam em parte nas colunas, e o restante formavam as grossas nuvens. Deus secava os mares, e as retinha debaixo das dez pedras de Seth (asteroides).

A pedra (asteroide), em meio a estas águas retidas, tinha a aparência de porta de diques (comportas).

Em determinados períodos, Deus largava-as violentamente contra a terra habitada, como foi o caso do dilúvio de Ógiges.

Águas menos volumosas, como as dos rios e ribeiros também eram sugadas e formavam pequenas bolhas de águas que coalhavam o céu.

As águas eram sugadas para cima, como numa ampolas dentro de seringas.

Em volta destas águas empoladas, haviam nuvens e escuridão.

Os trovões da tenda de Deus, através da luz que encobria os picos dos mares nos céus, eram estrondo, como de curto circuito, da troca de elétrons entre a Terra e Vênus.

As águas são ótimos condutores da eletricidade.

............................................................................................

ÁGUAS QUE SOBEM PRO VÁCUO

............................................................................................

“Com o resfolgar das tuas narinas (Deus) amontoaram-se as águas ... Sopraste com o teu vento e o mar os cobriu (dilúvio de Ógigs).” (Êx 15:8,10).

"É porventura a minha força a força da pedra ? ou é de cobre a minha carne ? ... Desviam-se as veredas dos seus caminhos; sobem ao VÁCUO e perecem.

(Os caminhantes de Tema e Sheba enxergam estes desvios, e ficam confundidos). Agora sois semelhantes a eles; vistes o TERROR, e temestes" (Jó 6:12-21).

Jó pergunta aos seus amigos se ele tem a força do asteroide, ou se sua carne é igual a de Behemoth (Jó 40:18).

Pois é esta força que transtorna a natureza, e aterroriza os homens:

Os ribeiros encobertos pelo gelo, em vindo o calor anormal, e derretendo-se o gelo, desapareceram do seu lugar e desviaram-se de seus anteriores caminhos; e estas águas sobem ao vácuo e perecem.

Os caminhantes que conheciam bem estes ribeiros se confundem ao não mais localizá-los e verem todas as suas águas subindo pros céus.

Um degelo normal não desvia o curso de um rio, nem faz desaparecer o seu traçado.

Diz Jó aos seus amigos que o criticavam: sois semelhantes a eles, aos caminhantes de Tema; vistes o TERROR (as sete pedras de Seth) e temestes.

...........................................................................................

TENDA, PEDRA, ÁGUA COALHADA, E TEMPORAL QUE SOBE

............................................................................................

"Porventura também se pode entender as extensões das nuvens e os trovões de sua tenda ? Eis que estendes sobre elas a sua luz e encobre os altos do mar... O que nos dá a entender o seu pensamento, como também aos gados, acerca do TEMPORAL que sobe" (Jó 36:29,33).

"Como debaixo de pedra as águas se escondem; e a superfície do abismo se coalha" (Jó 38:30).

Vênus, encoberto por nuvens extensas, era a TENDA, donde eram expedidos todos os trovões interplanetários.

O mar se elevou até as nuvens.

Debaixo de pedra (de um asteroide?... do núcleo de Seth?).

As águas subindo para o alto (estranhamente, porque esta subida assemelhava-se a um temporal em sentido contrário... subindo) e se concentrando debaixo de sete asteroide (ou somente do que carregava o núcleo de Seth), fazia com que, as poucas águas restantes na superfície dos mares, lagos e rios, se misturassem ao lodo, de tal forma que estas águas pareciam-se com coalhada.

Quem poderia entender as extensões das colunas de nuvens que se esticavam de Vênus até Seth, e os trovões que vinham destas colunas?

Era a troca de elétrons entre Terra e Vênus.

..........................................................................................

MÃO DE DEUS e TERROR

...........................................................................................

"Pelo seu Espírito (Deus) ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça. Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele!

Quem pois entenderia o trovão de seu poder?" (Jó 26:13,14).

"Tire ele a sua vara de cima de mim e não me amedronte o seu TERROR" (Jó 9:34).

"Desvia a tua mão para longe de mim e não me espante o teu TERROR" (Jó 13:21).

"Com as mãos encobre a luz, e a proíbe de passar por entre elas" (Jó 36:32).

Terror se refere a Leviatã, ou os sete destroços do planeta Seth.

Estas mãos que eram dez cornos, provindos dos sete asteroides, pareciam pestanas da Alva

A luz de Vênus, não transpassava estes destroços plenamente; somente passava um frestamento de luz, semelhantes a pestanas.

............................................................................................

SOMBRAS da MORTE

.............................................................................................

"Viste as portas da morte ou viste as portas da sombra da morte?" (Jó 38:17).

Viste a porta da morte? - É o momento em que há o estertor do moribundo. Ou viste as portas da sombra da morte? -

Esta pergunta é feita a Jó, após ele se recuperar do seu estertor de morte.

Muitas pessoas que voltam da "quase morte" dizem que viram estas porta.

Os sete asteroides, entremeando a luz de Vênus, pareciam-se com portas ou pestanas.

"Quem abrirá as portas do seu rosto? Pois em roda de seus dentes está o TERROR" (Jó 41:14).

Quem abre as portas destes asteroides é a luz de Vênus.

E o terror é esta própria luz, que expele línguas de fogo e espirros (hálito quente, ou vento oriental) que causavam destruição na terra. Vênus foi chamada de "rei dos terrores" por causa disto (Jó 18:14).

"As profundezas das trevas manifesta e a sombra da morte traz à luz" (Jó 12:22).

A luz de Vênus, dependendo de sua posição nos céus, transpassava a barreira dos sete asteroides, e refletia-se na terra em trevas.

Partes da terra ficavam iluminadas e outras não.

As áreas não iluminadas eram chamadas de "sombras da morte".

E olhando-se para o alto, os espaços iluminados entre os asteroides pareciam-se com portas , pestanas ou dentes.

Vênus é que trazia a luz pra Terra em trevas.

O (o sol ficou estacionado no norte, e a Palestina estava no sul, nos dias de Jó).

"Eis que a lua não resplandece e as estrelas não são puras aos olhos Dele" (Jó 25:5).

"E agora não se pode ver o sol, que resplandece nos céus, mas, passando o vento (o calor solar)e purificando-os" (Jó 37:21).

"Do norte vem o áureo esplendor..." (Jó 37:22).

As terras onde Jó habitava estava em trevas permanente.

Não se via o sol, somente o seu resplendor no norte.

Isto nos diz que a terra estava girando em torno de si, mas com o seu eixo norte fixo em direção ao sol.

Se via somente labaredas de ar quente que vinha com o vento oriental (de Órion),a ponto de secar as roupas, na medida em que o vento sul se acalmava (Jó 37:17).

A estrela do oriente (Órion) ficava no norte, e os nômades do deserto, e os navegadores se guiavam por ela. Portanto, o vento oriental vinha do norte, contrastando com o vento sul.

Hoje, não faz mais sentido isso, pois a expressão "oriente" não fica no norte, mas no leste.

............................................................................................

ANALOGIA a SOMBRAS da MORTE

.............................................................................................

"Eles (os perversos) estão entre os que se opõem a luz, não conhecem os seus caminhos e não permanecem nas suas veredas...

Porque a manhã para todos eles É COMO a sombra da morte, porque sendo conhecidos, sentem os pavores da sombra da morte" (Jó 24:13,17).

Os perversos, analogamente, são como os destroços de Seth: Se opõem as leis da convivência social, assim como os destroços de Seth se opunham a luz de Vênus.

Tanto um como o outro, não conhecem os limites de seus caminhos, andam errantes e vacilantes.

Sendo conhecidos os seus erros pela luz, tem o mesmo efeito das sombras maléficas, provocadas pelos destroços de Seth quando permeava a luz de Vênus.

As trevas e a sombra de morte era algo concreto, e não uma simples alegoria poética, ou mais uma prédica religiosa.

...........................................................................................

TREVAS

...........................................................................................

"Eles de dia encontram as trevas; e ao meio dia andam como de noite, às apalpadelas" (Jó 5:140.

"Converta-se aquele dia (do nascimento de Jó) em trevas; e Deus lá de cima, não tenha cuidado dele, nem a luz resplandeça sobre ele.

Contaminem-no as trevas e a sombra da morte.

Habitem sobre ele nuvens; negros vapores do dia o espantem !

A escuridão tome aquela noite e não goze entre os dias do ano, e não entre na conta dos meses !

Ah! Que solitária seja aquela noite e suave música não entre nela! (Jó 3:4-7).

Além de amaldiçoar o dia em que nasceu, Jó está narrando como foi aquele dia, já passados 70 anos:

trevas espessas, em que não se sabia se era dia ou noite, e este dia de Jó não foi contado porque o sol passou a nascer no norte (Jó 37:22).

Neste dia, O dia passou a ser noite porque a terra retrocedeu o seu pólo.

No dia em que Jó nasceu, houve o choque das duas estrelas da manhã:

Madrugada e Alva (Vênus e Seth) que juntas, sibilavam alegremente como o som de uma harpa. Neste dia cessou este som alegre (Jó 38:7, Is 14:11).

...........................................................................................

FORÇA INVISÍVEL (levitação)

...........................................................................................

"Eles de repente morrem; e até a meia noite os povos são perturbados e passam, e os poderosos são tomados sem mão (por força invisível , tipo imã, levitação).

Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniquidade ...

Ele conhece, pois, as suas obras; de noite os transtorna, e ficam moídos" (Jó 34:20,22).

Até a meia noite os povos eram perturbados, mas de MADRUGADA havia alívio, pois, Vênus e sua espada (destroços de Seth) aliviavam a sua força gravitacional; mas, os poderosos, de dia, eram sacudidos da terra e arrebatados por força invisível.

E os que não eram arrebatados aos ares, durante o dia, eram transtornados ao chegar da noite, e após, ficavam moídos fisicamente.

Por isso havia o hábito de orar de madrugada (Jó 1:5).

............................................................................................

ESTRELA DA MADRUGADA -1-

............................................................................................

"Levantando-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.

Tomou e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia.

Jacó, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a ALVA subia.

Vendo (o varão) que não prevalecia contra ele, tocou-lhe na articulação da coxa; desloucou-se a juntura da coxa de Jacó, na luta com esse varão.

Disse o varão: Deixa-me ir, porque já a ALVA subiu..." (Gn 32:22-32), (edição SBB 1955).

Jacó lutou com o Anjo do Senhor de madrugada, pois ocupou-se quase toda noite em transportar as pessoas e seus bens, para o outro lado do Jaboque.

Ao romper da manhã subiu a Alva, e cessou a luta: o Anjo do Senhor tinha que ir embora, porque findara a madrugada.

Por que esse Anjo tinha a necessidade urgente de ir embora?

- Porque o seu turno, o da madrugada, acabara, e iniciava-se o turno da alva.

Havia duas "estrelas da manhã". Uma era a Madrugada e a outra Alva (Jó 38:7,12,13).

A luta de Jacó com o Anjo do Senhor (materializado num varão) foi uma luta de oração e clamor, de muitas e incessantes dobras de joelho, para que ele o abençoa-se, pois Jacó estava muito angustiado, temendo que seu irmão Esaú o ferisse ou até mesmo o matasse, porque Jacó enganou a seu irmão Esaú, tomando-lhe a primogenitura.

O Anjo do Senhor respondeu ao clamor de Jacó, sinalizando como ele iria ganhar o perdão de seu irmão... de joelhos.

Para isso, desloucou-lhe a junta de sua coxa, afim de que, em estado deplorável, Jacó dobrasse o joelho perante seu irmão.

Jacó prostrou-se (ajoelhou-se) sete vezes perante o seu irmão.

Esaú correndo para ele, o abraçou e arrojado ao seu pescoço, o beijou. E ambos derramaram lágrimas de reconciliação (Gn 33:3,4).

Sabemos que, até então, haviam duas estrelas da alva, uma se chamava Madrugada e a outra Alva (Jó 38:7,12,13).

............................................................................................

ESTRELA DA MADRUGADA -2-

............................................................................................

“Se com ele (com o astro) houver um mensageiro, um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão; então (Deus) terá misericórdia dele (e o perdoará)... e o iluminará com a luz dos viventes" (Jó 33:23,24,30).

"Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR todos os seus exércitos (astros), vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade. Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio.Bendize, ó minha alma, ao SENHOR... Fazeis a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo" (Salmos 103:20-23 e 104:4).

"O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, " (Gn 48:16).

“Mas se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo poderoso pedires misericórdia” (Jó 8:5).

“Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração” (Salmo 88:13).

Jó se levantava de madrugada (turno em que Vênus brilhava mais) e oferecia holocaustos para que Deus perdoasse e santificasse todos os seus filhos (Jó 1:5).

Vênus, o planeta mais brilhante, era chamado nos dias de Jó e de Jacó: de estrela da Madrugada (Jó 38:7,12,13).

Na aliança de Deu com Abraão é dito:

"Ao por do sol, caiu profundo sono sobre Abraão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram... E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços (holocausto) " (Gn 15:12,17).

Abraão, levantando-se de MADRUGADA, foi ao lugar onde estivera diante da face do Senhor... e viu a fumaça que saia da campina e de Sodoma e Gomorra, destruídas que foram pelo Anjo do Senhor (Vênus), (Gn 19:27-29).

O arcanjo Miguel era e é o guia de Vênus, e o protetor do povo de Deus (Dn 12:1).

............................................................................................

TORRÃO DE TERRA

............................................................................................

Os asteroides eram considerados por Platão como um sólido torrão de terra que chocava-se com a Terra.

"Quem pôs sabedoria nas camadas de nuvens ? ou quem deu entendimento ao meteoro? ...

Quem numerará as nuvens pela sabedoria? ou os odres dos céus, quem os abaixará.

Quando se funde o pó numa massa, e se apegam os torrões uns aos outros?" (Jó 38:36-38).

"Que o mau é preservado para o dia da destruição, e arrebatado no dia do furor... Finalmente é levado à sepultura, e vigia no túmulo.

Os torrões do vale lhe são doces, e ele arrasta após sí a todos os homens; e antes dele havia inumeráveis" (Jó 21:30-33).

Seth e seus seguidores (meteoros e ímpios) serão lançados no lago de fogo, no dia do Juízo. Fogo do céu os consumirá (Ap 20:9,10).

O núcleo de Seth (Behemoth) caiu na região do rio Eufrates, e dali, ele vigia a terra.

Antes dele (Satanás), inumeráveis de seu meteoros e meteoritos já caíram ali

............................................................................................

ARREBATAMENTO -1-

............................................................................................

Satanás rodeava e passeava pela terra (Jó 1:7 e 2:2).

Jó sabia que a terra era redonda.

E para ele saber disto a 3880 anos atrás só se ele também tivesse sido arrebatado pros ares, como foram os ímpios,de seu tempo, e rodeado a terra nas “asas do vento”.

Como Jó podia saber que a terra era redonda, 3400 anos antes de Galileu Galilei?

Satanás teve a permissão de Deus para causar ferimento em Jó, mas, não podia lhe tirar a vida (Jó 2:4-7).

Jó teve tumores pelo corpo todo. E isto foi causado pela sua arrebatação aos ares, e a sua exposição ao frio e calor.

Satanás rodeava a terra, e levou Jó consigo.

Episódio semelhante ocorreu com Jesus.

Satanás elevou Jesus aos ares e lhes mostrou todos os reinos do mundo (Lc 4:5).

Diz a Bíblia que Enoque e Elias foram elevado aos céus.

Também as tradições e lendas, nos relatam que pessoas foram arrebatadas aos céus, como foi o caso de Rômulo, rei de Roma.

.............................................................................................

ARREBATAMENTO -2-

.............................................................................................

"Por causa da tua ira e da tua indignação, pois tu me levantaste e me arremessaste" (Salmo 102:10).

"Levantas-me sobre o vento, fazes-me cavalgar sobre ele e o meu ser derretes" (Jó 30:22).

"Porquanto não fui desarraigado antes das trevas, nem ela encobriu com a escuridão o meu rosto" (Jó 23:17).

Jó foi desarraigado e arrebatado aos céus depois das densas trevas, em que Vênus explodiu com o planeta Seth; e ele voou através do vento oriental, e era tão quente ali, que parecia lhe derreter o ser.

Esta explosão ocorreu pouco antes das densas trevas em que a terra foi envolvida (Jó 5:14).

...........................................................................................

ARREBATAMENTO -3-

...........................................................................................

"Denegrido ando, mas não do sol, levantando-me na congregação (dos sete asteroides), clamo por socorro.

Irmão me fiz dos dragões, e companheiro dos avestruzes.

Enegreceu-se a minha pele sobre mim, e os meus ossos estão queimados do calor" (Jó 30:28,29,30).

Jó estava denegrido pelo calor do vento oriental, consequência das "pedras afogueadas"

E juntou-se, como irmão, aos dragões de Leviatãs (os sete asteroides de Seth, afogueados, soltando fogo [Jó 40:15, 41:1,19 , Ez 28:9,14,18] e na órbita destes asteroides, foi companheiro dos avestruzes (pedras errantes que a esmo riscavam a orla da terra).

.............................................................................................

ARREBATAMENTO -4-

.............................................................................................

"Considerastes a vereda do século passado que pisaram os homens iníquos ?

Eles foram arrebatados antes do seu tempo; sobre o seu fundamento um dilúvio se derramou" (Jó 22:15,16).

"Quem abriu para a inundação um leito, e um caminho para os relâmpagos dos trovões ... " (Jó 38:25).

"Os justos o viram (viram ao Altíssimo), e o inocente escarneceu deles (dos ímpios). Dizendo: O nosso estado (território) não foi destruído, mas o fogo (fogo devorador) consumiu o resto deles (dos ímpios que não foram sugados para o alto )" (Jó 22:19,20).

Jó ficou pesteado e se afligiu em 1862 a.C.

No século anterior, em 1931 a.C., viveram os ímpios que foram arrebatados, ou seja: foram sugados para os ares, antes do seu tempo (período entre o nascimento e morte).

Sobre a região em que eles viveram, o dilúvio de Ógiges se derramou.

Depois, um fogo devorador vindo do cosmo destruiu o resto dos ímpios.

...............................................................................................

ARREBATAMENTO e SOMBRA DA MORTE

...............................................................................................

"Porventura não são poucos os meus dias ? Cessa pois e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento.

Antes que me vá para nunca mais voltar, à terra da escuridão e da sombra da morte.

Terra escuríssima, como a mesma escuridão, terra da sombra da morte e sem ordem alguma, e onde a luz é como a escuridão" (Jó 10:20-22).

Jó tinha 70 anos em 1862 a.C. quando ele pede a Deus que cesse a sua ira e violência contra ele (Jó 21:19) para que ele, Jó, por pouco tempo que seja, tome alento, antes que ele seja ARREBATADO pelo vento, e vá pra nunca mais voltar, à terra da escuridão e desordenada na sua órbita (Seth), onde a luz de Vênus era impenetrável, nos dez destroços de Seth.

Para tecer tantos predicados a essa terra da sombra da morte (asteroide), Jó, esteve lá.

...............................................................................................

CAMINHOS

...............................................................................................

"A Deus se ensinaria ciências, a ele que julga os excelsos (anjos)? ...

Por que direis:

Onde está a casa do príncipe, e onde a tenda em que morava o ímpio ? ...

Perguntastes (aos viajantes de Tema) que passam pelo caminho e (a vós mesmos) não conheceis os seus sinais ?

Que o mal é preservado para o dia da destruição, e ARREBATADO no dia do furor ? Finalmente é levado à sepultura e vigia no túmulo" (Jó 21:22-32).

“A cova te farão descer (Leviatã), e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares... mas tu és homem e não Deus, na mão do que te traspassa”(Ez 28:8,9).

“Tu dividistes o mar pela tua força quebraste as cabeças dos monstros das águas. Fizeste em pedaços as cabeças do Leviatã ...” (Salmo 74:13,14).

“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno (sepultura), os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2Pe 2:4).

Deus julgou a Satanás e aos anjos que seguiam a ele (os excelsos), e explodiu as suas cabeças, cabeças de Leviatã, que eram estes anjos seguidores de Seth (Salmo 74:13,14).

Satanás é o guia deste extinto planeta Seth, que veio a se transformar em sete asteroides e dez chifres (Ap 13:1).

"Ele é a obra prima dos caminhos de Deus..." (Jó 40:19) , (edição SBB 1955).

Satanás (Leviatã ou Seth) era a obra prima dos caminhos de Deus (Ez 28:14,15 , 31:9).

"Caminhos de Deus" que era esses caminhos?

Deus não tem caminho, pois Ele está em todos os lugares, ao mesmo tempo. Ele é onipresente.

A SBB - Sociedade Bíblica do Brasil modificou este texto em edições posteriores a 1955, quando não deveria ter modificado. Em lugar de "caminhos" botou "feitos".

A que caminhos Jó esta se referindo?

Está se referindo as trajetórias, órbitas, no cosmo de algum astro.

Visto da terra, o único astro que muda a sua posição nascente é Vênus: Quando aparece ao clarear do dia é chamado de "Estrela da Manhã", e quando aparece no final da tarde, ao por do sol, é chamado de "Estrela da Tarde ou Estrela Vespertina".

Além disto, o caminho ou órbita de Vênus em torno do sol é quase circular, diferentemente dos demais planetas e cometas, que tem órbitas plenamente oblíquias.

Vênus tem dois caminhos em relação a Terra. Quando está indo para dar a volta no sol; e quando está vindo, após dar esta volta.

E isto acontece porque o ano sideral (circunvolução em torno do sol) de Vênus é 224,7 dias e o da Terra 365,25.

Os caminhos de Deus referem-se ao seu Filho, Jesus, e a sua Estrela da Manhã.

Jesus diz de si mesmo: "Eu sou o caminho... (João 14:6).

Jesus diz de si mesmo: "Eu sou a raiz e a geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã" (Ap 22:16).

Jesus promete: "assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a Estrela da Manhã" (Ap 2:28).

.............................................................................................

A PRISÃO

.............................................................................................

Deus despedaçou Satanás (Seth), e surgiu deste despedaçamento, sete cabeças e seus dez chifres (Ap 13:1), e mais duzentos milhões de meteoros e meteoritos (Ap 9:16).

Uma das cabeças de Seth foi ferida mortalmente. Esta cabeça era o núcleo de Seth, chamada de Behemoth, que foi atirada na terra, e repousa no inferno (interior profundo da terra).

Este dragão (diabo) agora ressurge com grande vitalidade, para seduzir as nações, e guerrear contra o povo de Deus, tanto espiritual quanto materialmente, na batalha do Armagedom ( Ap 16:12-16).

O povo zombava dos poderosos, após Vênus explodir com Seth.

"Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha... Onde estão os seus deuses? e a rocha em quem confiavam?" (Dt 32:31,37).

Jó (príncipe de seu povo) faz uma analogia entre o que ocorreu com Seth (obra prima de Deus) e o que estava ocorrendo com ele:

"Porque direis: Onde está a casa do príncipe e onde a tenda em que morava o ímpio ?" (Jó 21:28 e 1:3 e 40:19) .

"... Perguntastes aos viajantes que passam pelo caminho (pelo deserto, onde os destroços de Seth foram atirados (ver Sl 74:14), não conheceis os seus sinais ?

Que o mal é preservado para o dia do Juízo, quando Seth será atirado no lago de fogo?" (Jó 21:30 , Ap 20:10,15).

"Ai de ti destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia" (Is 33:1).

"Oh! Tu, que te despedaças na tua ira, será a terra abandonada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?

Na verdade a luz dos ímpios (Seth) se apagará, e a faísca do seu lar não resplandecerá. A luz se escurecerá nas suas tendas, e a lâmpada sobre eles se apagará. Os seus passos firmes (órbitas do "cinturão de asteroides) e a sua própria trama o derribará.

Porque por seus próprios pés é lançado na rede, e andará nos fios enredados. O laço o apanhará pelo calcanhar e prevalecerá contra ele o salteador (Vênus).

Está escondido debaixo da terra uma corda (efeito gravitacional de atração), e uma armadilha na vereda (na órbita dos asteroides em direção a terra há uma barreira: a estratosfera que destrói e reduz a quase nada, os asteroides atraídos).

Os assombros o espantarão ao redor, e o farão correr (orbitar) de uma parte para outra, por onde quer que se apresse os seus passos.

O seu poder será faminto e a destruição está pronta ao seu lado.

Ela (a fome) devorará os membros de seu corpo; sim, o PRIMOGÊNITO DA MORTE (o núcleo do destruído planeta Seth, denominado Behemoth) devorará os seus membros.

Será arrancado de sua tenda, onde está confiado (interior profundo da terra) e será levado ao rei dos terrores (Vênus).

Morará na sua tenda aquele que nada lhe era (seus seguidores); espalhar-se-á enxofre sobre a sua habitação.

Por baixo cercarão suas raízes e por cima serão cortados os seus ramos (Is 14:11 , Ez 31:16).

A sua memória perecerá na terra (aprisionamento de mil anos, depois o Juízo) e pelas praças não terá nome.

Da luz o lançarão nas trevas e o afugentarão do mundo.." (Jó 18:4-18).

Satanás (guia de Seth), o primogênito dos mortos, será levado a sepultura (PRISÃO), agora, na vinda de Jesus; e ele vigiará do túmulo por MIL anos (Ap 20:2).

Esta prisão fica nas profundidades da terra, onde já se encontra Behemoth, o núcleo do planeta Seth. A sua entrada fica na região do rio Eufrates.

Junto com Satanás também serão aprisionados todos os filhos de Seth (guias dos 200 milhões de meteoros e meteoritos -Ap 9:16). Todo os destroços de Seth serão destruídos (Nm 24:17).

Este é o dia da ira de Deus, quando Miguel (guia de Vênus) se levantar e capturar toda a legião deste cinturão, e os atirar contra a terra, exterminando-o (Dn 12:1, Ap 6:13 Jó 21:22-33).

...............................................................................................

MONTANHAS, ROCHAS E PEDRAS VOADORAS

(asteroides e meteoritos) -1-

...............................................................................................

“Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (Lc 20:18).

Jesus estava se referindo ao seu poder espiritual. Mas, também poderia estar se referindo a Vênus, quando destroçou com o planeta Seth.

Vênus foi lhe dado por Deus Pai (Ap 2:28).

Também ele é a estrela que destruirá todos os filhos de Seth (Nm 24:17). E ainda, ele é a brilhante Estrela da Manhã, a origem e a descendência de Davi (Ap 22:16).

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.

Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os SEGUIA. E a PEDRA era Cristo" (1Co 10:4).

"Chegando-vos para ele, a PEDRA QUE VIVE, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa" (1Pe 2:4).

Em Siquém, Josué fez aliança com o povo contra a idolatria, como o tinha feito Jacó; e tomando de uma grande pedra a erigiu debaixo do carvalho, que era solo santificado ao Senhor, e disse:

“Eis que esta pedra nos será testemunha, pois OUVIU todas as palavras que o Senhor nos tem dito “ (Js 24:27 , Gn 35:4).

No seu cântico, referindo-se a bondade e generosidade de Deus para com Israel, Moisés disse:

“Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas... só o Senhor o guiou... e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.

Olvidastes a Rocha que te gerou...” (Dt 32:3,12,15,18).

As rochas e pedras caídas do céu (asteroides) tiveram papéis fundamentais na religião dos povos, e Israel não foi exceção a isto.

“Porque os teus servos tem prazer nas suas pedras (nas pedras que Deus envia dos céus, ou seja: os asteroides), e se compadecem do seu pó (dos meteoritos, que é o pó resultante do choque de asteroides)" (Salmo 102:14).

"Ele (Deus) é o que transporta as montanhas sem que o sintam, e o que as transtorna no seu furor" (Jó 9:5).

"E, na verdade, CAINDO a montanha (asteroide), desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar (dos céus)...e tu fazes perecer a esperança do homem" (Jó 14:18,19).

..............................................................................................

MONTANHAS, ROCHAS E PEDRAS VOADORAS

(asteroides e meteoritos) -2-

..............................................................................................

“ e uma (estrela) como grande montanha ardendo em chamas (asteroide) foi atirado ao mar ...” (Ap 8:8 e 9:1).

Nos dias de Jó, os asteroides eram vistos orbitando na orla da terra.

Como não havia ainda esta definição de asteroides, o povo os denominava como o viam:montanhas, rochas e pedras.

Estas montanhas (rochas voadoras) eram transtornadas na sua órbita, alterando-se ao chocar-se entre si; dividindo-se ainda mais e originando os meteoritos.

E algumas caíam na terra.

Rocha e montanha significavam a mesma coisa: asteroide.

Caindo um asteroide na terra, acabava-se a esperança daqueles que (no monte ou rocha voadora) depositavam a sua fé.

Deus faz isto para que ninguém fique cultuando e adorando pedras.

..............................................................................................

OURO EM PÓ E OURO DE OFIR -1-

...............................................................................................

"Ele pôs fim as trevas e esquadrinha toda a extremidade: (procurando) as pedras da escuridão e da sombra da morte ...

A terra, donde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo.

As suas pedras são o lugar da safira e contém pó de ouro" (Jó 28:3,5,6).

Havia duas espécies de ouro:

O ouro bom, precioso, encontrado junto com o precioso onyx na terra de Havilá, ao sul de Harã e ao norte da Síria.

Também o ouro fino, ouro puro, precioso, encontrado em Ofir, na “terra oriental” (Iemen e Etiópia) (Gn 2:11, 25:6,18, Jó 28:15 , 1Sm 15:7 , Is 13:12).

E o pó de ouro, de valor igual a prata, encontrados em Cades, até ao pé do monte Séfer

(Jó 28:6, Nm 33:23).

Havilá e Ofir eram irmãos de Jó, também chamado Jobab (Gn 10:29).

O homem põe fim as trevas (acendeu tochas de fogo), e toda a orla (extremidade) da terra ele esquadrinha e procura localizar as pedras (os meteoritos caídos) da escuridão e da sombra da morte (meteoritos ou destroços de Seth que faziam sombras à luz de Vênus).

A terra agricultável (terras de Uz, ao lado oriental de Cades) foi revolvida, esburacada, como por fogo, através de pedras de meteoritos, que nela caíam com violência.

Abaixo desta terra revolvida haviam pedras, que caíram na terra, e que continham safira e pó de ouro (Jó 28:6).

Estas pedras que orbitam na escuridão e sob a sombra da morte eram os destroços (asteroides) do extinto planeta Seth.

..............................................................................................

OURO EM PÓ E OURO DE OFIR -2-

..............................................................................................

"Se te converteres ao Todo Poderosos, será edificado; afasta a iniquidade da tua tenda.

Então amontoarás ouro como pó, e o ouro de Ofir como pedras dos ribeiros.

E até o Todo Poderoso te será por ouro e por prata amontoada (guardada, entesourada).

Porque então te deleitarás no Todo Poderoso e levantarás o teu rosto para Deus. Tu orarás a ele e ele te ouvirá..." (Jó 22:23-27).

O escritor bíblico está se referindo a duas pessoas: se alegrar no Todo Poderoso e orar a Deus.

Os adjetivos: “altíssimo”, “temor”, “todo poderoso” eram aplicados a Vênus (Vênus é a estrela de Jesus).

Teria a prata, o ouro em pó e o ouro de Ofir vindo de Vênus ?

Havilá de Joctã, era semita, e sua terra situava-se no noroeste da Assíria (Gn 2:11), e Havilá de Cuxe, era camita, e sua terra situava-se na Babilônia, Síria e Palestina (Gn 10:7, 25:18 , 1Sm 15:7).

Hazarmave e Ofir descendentes de Joctã ocuparam as montanhas da “terras oriental” (Iemen), e eram mineradores (Ofir ficou famoso e rico com o seu ouro fino).

Os filhos das concubinas de Abraão residiram na Etiópia e planície do Iemen, e eram criadores de gado (Gn 25:6 , Sf 3:10).

Davi, através de suas empresas (ICr 29:6) acumulou um tesouro inestimável para as obras de edificação do Templo.

Salomão, construiu uma frota considerável de navios em Eziom-Geber, no golfo de Acaba (2Cr 8:17,18 , 1Rs 22:49),

e com eles trouxe de Ofir, este tesouro de seu pai, dos chefes de famílias, dos príncipes das tribos, dos capitães e intendentes destas empresas: mais de 8 mil talentos de ouro (274 ton);

17 mil talentos de prata (583 ton); 18 mil talentos de bronze (617 ton); 100 mil talentos de ferro (3.427 ton); além de muitas pedras preciosas, incenso e mirra (1Cr 29).

Salomão cobrava anualmente 666 talentos de ouro (22,825 ton) dos povos que lhe eram cativos; e esse ouro vinha das terras de Ofir, pelo porto e pelos navios de Salomão.

Havia tanta riqueza em Jerusalém, que não se dava valor nenhum à prata (1Rs 10:14,21,22).

Estima-se que mais de 3.500 ton de ouro saíram de Ofir, nos dias do rei Salomão, ao ponto de, trezentos anos depois, Isaías referir-se a este ouro como “raro” (Is 13:12).

................................................................................................

VENTO ORIENTAL

................................................................................................

"E o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.

Os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda" (Êx 14:21,22,29).

" ... Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços,e os consumiu...

Eis que um grande vento sobreveio de além do deserto, e deu nos quatro cantos da casa (furacão), a qual caiu sobre os mancebos e morreram..." (Jó 1:16,19).

Pavores se apoderam dele (do ímpio) como águas; de noite o arrebatará a tempestade.

O vento oriental o levará; e ir-se-á, varrê-lo-á com ímpeto do seu lugar (Jó 27:20,21).

Eles foram arrebatados antes do seu tempo; no seu território um dilúvio se derramou... o fogo consumiu o resto deles (Jó 22:16,20).

Não escapará das trevas; a chama do fogo secará seus renovos e ao assopro de sua boca (do Leviatã) desaparecerá (Jó15:30).

Levantas-me sobre o vento, fazes-me cavalgar sobre ele, e derretes-me o ser... Denegrido ando, mas não do sol (Jó 30:22,28).

“Mas, estando plantada, prosperará ?

Porventura, tocando-lhe vento oriental, de todo não secará ?

Desde a cova do seu plantio se secará” (Ez 17:10).

Setenta anos depois da feitura de Beemoth/Leviatã (destroços de Seth), em 1862 a.C. fogo de Deus caiu do céu e queimou animais e pessoas.

Este fogo provinha da boca do Leviatã que fêz ferver o mar e esquentou o vento (Jó 41:19,21,31).

Este vento oriental era tão quente que secava até a semente lançada na cova.

Jó estava denegrido por causa deste vento.

Além de quente, este vento tinha uma força comparável a de um furacão, capaz de arrebatar as pessoas para os céus.

No 2º ano do Êxodo, em 1442 a.C. à saída do Sinai e a caminho de Hazerote (leste do Iemem) , soprou um vento, e trouxe codornizes do mar (golfo do Edem) e se espalhou ao redor do acampamento por 40 km e numa altura de 2 côvados (88,8 cm); e por quase dois dias o povo as recolheu para saciar a sua fome por carne.

Nem acabaram de mastigar tal carne, e grande quantidade do povo morreu por peste (Nm 11).

Certamente estas codornizes estavam doentes ao caírem ao solo, por causa do forte calor do vento oriental e da distância percorrida.

Tendo conhecimento do fenômeno das monções , que de fevereiro a agosto sopram em direção à Índia e ao Extremo Oriente, e nos meses restantes, em sentido contrário, os árabes aproveitavam estes ventos como auxiliar natural da navegação, evitando as calmarias e tornando as suas naus mais velozes, o que lhes permitia o monopólio desta rota comercial.

Este segredo só foi conhecido dos gregos no primeiro século.

“E os meus dias são mais velozes do que um (pombo) correio ...

Passam como navios veleiros...” (Jó 9:25,26).

Jó disse isto em 1862 a.C. porque ele tinha conhecimento da velocidade das naus no mar que banhava a “terra oriental” (Iemen e Etiópia).

...............................................................................................

DEUS ALTÍSSIMO

...............................................................................................

"Com ele estão o domínio e temor; ele faz paz nas suas alturas" (Jó 25:2).

"Porventura não vos espantará a sua alteza (altura) ?

E não cairá sobre vós o seu terror (destroços de Seth) ?" (Jó 13:11).

"Porventura Deus não está na altura dos céus ?

Olha para a altura das estrelas: quão elevadas estão!

Dizes: que sabe Deus disto ?

Porventura julgará Ele por entre a densa escuridão ?

As nuvens grossas são escondedouro para ele, para que não veja; e ele passeia pelo circuito dos céus" (Jó 22:12-14).

Sobre isto também treme o meu coração, e salta de seu lugar.

Atentamente ouvi o movimento da sua voz e o sonido que sai de sua boca.

Ele o envia por debaixo de todos os céus, e a sua luz até aos confins da terra.

Depois disto brama com grande voz, troveja com sua alta voz...

Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente, faz grandes coisas que nós não compreendemos ... (naqueles dias, havia quase ao mesmo tempo: aguaceiro, forte chuva, dilúvio, pé de vento do sul e frio do norte, geada e neve).

Também, com a umidade carrega as grossas nuvens, e esparge a nuvem da sua luz. Então ela, segundo o seu prudente conselho (de Deus ), se espalha em roda...

(Vênus estava todo envolvido por uma nuvem e no meio desta nuvem resplandecia a sua luz.

Esta nuvem luminosa passeava pelo circuito dos céus, e ia espalhando a luz ao redor do mundo habitável, e transpassava as grossas nuvens estacionadas sobre a Terra ) (Jó 37:1-12).

Sem era sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 9:26 e 14:18).

Que “Altíssimo” era este?

Nos dias de Melquisedeque (Sem) e de Jó, era um Deus que estava muito alto nos céus; onde se situavam as estrelas mais altas.

Este Altíssimo, encoberto pelas nuvens, e pela densa escuridão, passeava pelo circuito dos céus (orbitava), (Jó 22:12-14), e que causava temor nos semitas.

Isaque o chamava de Temor (Gn 31:42,53).

Este Deus era o Deus das milícias celestes; e o mais destacado destas milícias era a estrela da manhã:Vênus, a mais brilhantes e altíssima das estrelas do céu e que causava temor a todos os povos.

Este Altíssimo era e é Cristo Jesus.

É notório que os nomes Temor, Altíssimo, Todo Poderoso, dados a Deus na Antiguidade tem conotações com um estado de angustia e temor que o homem sentia ao ver esses fenômenos cósmicos, provocados por Vênus, através de sua espada (Seth) (Gn 14:18, 31:42,53 , Ap 19:15).

**************************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

A venda deste livro está temporariamente suspensa, para que o autor faça algumas revisões necessárias, na editora

http://www.clubedeautores.com.br/

contactar com este autor:

por e-mail .... darcijara@yahoo.com.br

por celular ... (51) 98435.8252 (Tim)

****************************************************

Jó viu a Deus?

Em 1862 a.C. Jó tinha setenta anos. Neste ano ele adoeceu mortalmente.

Seus três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar condoendo-se dele foram lhe fazer companhia, e por sete dias e sete noites ficaram ao seu lado, sem proferir palavra nenhuma; pois a dor de Jó era imensa, insuportável.

Depois deste silêncio, Jó passou a lamentar e amaldiçoar o dia em que nasceu; no que foi repreendido por Elifaz (Jó 3 e 4).

VISÃO DE UM ESPÍRITO

Jó descreve a visão que teve de um espírito:

"Uma palavra se me disse em segredo; e os meus ouvidos perceberam um sussurro dela.

Entre pensamentos em visões da noite, quando cai sobre os homens o sono profundo, sobreveio-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram.

Então um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo.

Parou ele, mas não conheci a sua feição; um vulto estava diante dos meus olhos, e calando-me ouvi uma voz que dizia:

- Seria, porventura, o homem mais justo do que Deus? - Seria, porventura, o varão mais puro do que o seu Criador?" (Jó 4:12-17).

Este Espirito tinha um nome ... Jesus, como veremos abaixo.

ELIÚ

Eliú, filho de Baraquel, neto de Buz, bisneto de Rão, aparece misteriosamente no cenário em que Jó está reunido com seus três amigos, após sete dias e sete noites.

Eliú era bem mais jovem do que Jó e seus amigos septuagenários.

Jó e seus três amigos ficaram atônitos, pasmados, quando perceberam a presença de Eliú entre eles, e já não falaram mais nada, ficando em completo silêncio (Jó 32:15).

Eliú após apresentar-se aos quatro idosos, e o motivo de até ali ter ficado em silêncio, começou a repreende-los, movido pelo Espírito de Jesus;

"ME FEZ" e "DO LODO FUI FORMADO"

"O Espírito de Deus me fez; e a INSPIRAÇÃO do Todo Poderoso me deu vida" (Jó 33:4 - edição SBB 1955).

Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no Pai.

Inspiração é quando introduz-se o ar nos pulmões. Expiração é quando se expele o ar dos pulmões.

Jesus, o filho de Deus, foi gerado de Deus Pai, na eternidade.

Jesus foi inspirado, ou seja, vive no Pai.

O Pai e o Filho são um só Deus (João 10:30), embora sejam duas pessoas distintas (João 14:13 Salmo 8:4,5).

O homem , no final do sexto dia, foi criado pelas mãos de Deus, do pó da terra; e nas suas narinas Deus soprou-lhe (expirou) o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7).

Disse Eliú a seu respeito:

"Eis que vim de Deus como tu Jó; do lodo também eu fui formado" (Jó 33:6).

Eliú foi criado pelas mãos do Pai.

Em Eliú, quando ele fala a Jó e seus três amigos, há o seu espírito, e o Espírito de Jesus, ou seja: num momento é o espírito de Eliú que fala, e em outro é o Espírito de Jesus que fala através de Eliú.

O DESEJO DE JÓ: um livro e que Deus falasse com ele

Jó diz a seus três amigos:

"Ó, se minhas palavras fossem agora escritas!

Ó, se fossem impressas em um livro!

Que fossem gravadas com uma pena de ferro e chumbadas na rocha para sempre! (Jó 19:23,24).

"Ah! se UM me ouvisse! Eis que o meu desejo é que o Todo-Poderosos me respondesse, e que o meu adversário tivesse escrito um livro. Certamente eu o tomaria (o livro) sobre o meu ombro, e o prenderia a mim como uma corda" (Jó 31:35 - Bíblia King James, e SBB 1955).

Tão logo Jó expressa o seu desejo, pela segunda vez, ele e seus três amigos param de falar (Jó 31:40 e 32:1-5).

Eliú começa a falar a Jó e aos seus três amigos, com autoridade, repreendendo-os, ao mesmo tempo que vai ensinando a Jó a verdadeira sabedoria de Deus.

Em Eliú o Espírito de Jesus fala, repreende e ensina, e leva Jó ao arrependimento, bem como, depois, também aos seus três amigos.

Eliú, assim como surgiu entre eles repentinamente, também desaparece do cenário, quando conclui a sua fala; entretanto, em seu lugar, instantaneamente , surge a voz de Deus em meio a um redemoinho de vento:

"Então, o SENHOR respondeu a Jó, através do redemoinho de vento" (capítulos 38 a 42).

Os três amigos de Jó não falaram a Jó aquilo que é correto falar sobre Deus; e não falaram porque não tinham sabedoria para tanto.

Eliú, embora jovem, estava embuido do Espírito de Jesus. Portanto, tinha a "mente de Cristo" (1Co 2:16), ou seja, tinha plena sabedoria para convencer o "sábio a seus olhos", Jó, de que ele estava em pecado, e desta forma levou Jó ao arrependimento e ao perdão de Deus (Jó 42:6).

Eliú foi o único e verdadeiro adversário de Jó, pois os três amigos de Jó não podem ser considerados adversários porque eram ignorantes.

Só um adversário plenamente leal, sábio, e correto pode levar alguém a mudar de opinião e reconhecer o seu erro.

Eliú foi este adversário de Jo, e escreveu o Livro de Jó,

ANJO NENHUM PODE SALVAR ou RESGATAR ao HOMEM

"Se houver um mensageiro com ele, um interprete, um entre milhares, para mostrar ao homem a sua retidão; então (Deus) mostra-se gracioso (misericordioso) para com ele e dirá: Livra-o de descer à cova, eu encontrei resgate" (Jó 33:23,24 - Bíblia King James e SBB 1955).

O único homem que pode resgatar o homem é Jesus.

Há milhares de mensageiros de Deus. Todo o cristão é mensageiro. Todos os profetas foram mensageiros de Deus; mas, só aquele que pode perdoar pecados é o resgatador, o salvador. E só Jesus pode perdoar pecados, porque ele é Deus.

Começando de madrugada Deus nos tem enviado seus mensageiros (Jr 35:15); e todos eles são homens e não anjos.

Muitas Bíblias editadas nestes últimos tempos tem escrito, quanto ao texto acima, que tais mensageiros eram anjos... estão erradas.

MEU REDENTOR VIVE

Eliú ainda não se fazia presente quando Jó diz a seus três amigos:

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que ele se levantará no último dia sobre a terra" (Jó 19:25).

Jó estava se referindo a Jesus. Jó teve esta certeza depois da visão noturna que teve no sono.

Tão logo Eliú para de falar a Jó, o SENHOR responde a Jó, do meio de um redemoinho de vento.

E no fim, quando Jó se arrepende de seu pecado e pede perdão a Deus, Jó diz:

"Eu tinha ouvido de ti com os ouvidos; mas agora meus olhos te veem" (Jó 38:1 e 42:5,6).

Jó não viu a Deus. Jó ouviu a Deus.

Quem Jó viu face a face foi o Espírito de Jesus em Eliú, e depois no vento.

LEIA TAMBÉM O ARTIGO

Livro de Jó: Acontecimentos cosmológicos, históricos e geográficos

**************************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

Temporariamente está suspensa a venda deste livro para que o autor faça algumas revisões necessárias. http://www.clubedeautores.com.br/

contactar com este autor:

por e-mail .... darcijara@yahoo.com.br

por celular ... (51) 98435.8252 (Tim)

****************************************************