Quem são os atores da sua empresa? (Parte 2)

Continuação...

Um sonho de liberdade: só vive pensado em sair da empresa e vai trabalhando para que isso aconteça. Tem um plano de ação estabelecido e vai executando com critério. Não comenta nada do que está fazendo e normalmente é “pano preto” e não transfere conhecimento.

Eu, Robô: totalmente dominado pelo chefe imediato. Não atua porque não sabe por onde começar. Resistente a mudanças, gosta de tudo do jeitinho e formato que está. É um espécime igual em todas as empresas, portanto se você encontrar um na sua já vai reconhecer logo. Fabricado em série e com o mesmo defeito: fácil de usar mas descartável.

O Exterminador do Futuro: este não só é pessimista como é apocalíptico. Para ele o mundo está todo errado e se acabasse era um grande favor, a empresa então... nem se fala. O problema maior é se descuidarmos e ele chegar a cargos de chefia. Haja desmotivação. Conhecido também como Apocalipse Now.

De volta para o futuro: ele anda está no tempo do ferro à carvão. Mantém as boas atitudes do passado como caráter, dedicação, fidelidade mas esquece que o mundo já deu muitas voltas. Sempre faz referência ao passado usando a expressão: “No meu tempo...” e é muiiiito resistente às mudanças.

Indiana Jones: nunca desiste de uma tarefa. Sabe das dificuldades mas está sempre disposto a colaborar com todos e tem habilidade para resolver os problemas. Encanta os colegas pela sua capacidade de se manter motivado sempre. Se precisar dele é só chamar que ele vem para ajudar. Tem objetivos e é um colaborador nato. Voluntário é sua profissão.

Predador: aonde chega acaba com a alegria do ambiente, conhecido como espalha brasa. É capaz de mudar o clima de uma confraternização em 1 segundo. Também conhecido como pata de elefante (onde pisa faz estrago). Fique longe dele porque ele é muito perigoso, se for seu chefe... evite (muito) contato.

Olga: é um(a) excelente colaborador(a), corajoso(a) e dedicado(a). Tem visão do todo e sabe o que fazer em cada situação. Tem postura de chefe e se comporta como tal mesmo que não seja. É reconhecidamente um líder. O único problema é se estiver do lado errado. Excelente profissional.

Tomb Rider: essa é de morte (literalmente). Saber usar suas potencialidades a todo instante. Possui habilidades diversas e sabe o que tem que fazer. Está sempre no ataque e não perdoa falhas pois não dá uma segunda chance. Normalmente cresce rápido na empresa

Mudança de Hábito: esse colaborador está disposto a mudar de opinião na sua frente se estiver pressionado pelo chefe. Não tem vínculo com ninguém e se você precisar de sua opinião pode ter certeza que vai ser diferente daquilo que ele te falou a cinco minutos. É diferente do A outra face, este é 100% inseguro.

A Dama de Vermelho: essa é a colaboradora “super-sexy”. Cada dia com um visual mais transparente. Vestidinho “Geyse Arruda” é seu uniforme. Odiada pelas mulheres que trabalham na empresa e pelas esposas dos colaboradores. Sabe que é bonita e gost... e desfila seus predicados pelos corredores da empresa. Seu talento não está no cérebro.

E aí, identificou alguém na sua empresa? Era um Predador ou Uma Dama de Vermelho? O Todo Poderoso? Você se identificou também? Não precisa falar nada para ninguém apenas reflita sobre estas características e busque ser alguém melhor a cada dia. Engraçado como somos facilmente levados a pensar em alguém que conhecemos mas dificilmente pensamos em nós mesmos.

Corta!

Natanael Filho
Enviado por Natanael Filho em 23/06/2011
Código do texto: T3052871