A destruição de Sodoma e o nascimento do mar Morto.

Ló, sobrinho de Abraão, fugiu de Sodoma, pouco antes dela ser destruída por uma chuva de fogo e enxofre.

Ló se refugiou numa cidadezinha, Bela, depois chamada de Zoar, devido ao intenso zumbido que acompanhou esta chuva.

Sua mulher olhou para trás, contrariando as instruções dos dois anjos, e converteu-se numa estátua de sal.

Ela ficou deslumbrada com o fantástico espetáculo e sofreu uma ação química corrosiva dos gazes (Gn 14:2,8 e 19:17,22,26).

Savé era denominada de Vale do Rei, e Melquisedeque (Sem) ali se reunia com os reis tributários.

Este vale fértil (antes da destruição de Sodoma) ficava na campina do Jordão (Gn 13:10).

“Ora, o vale de Sidim (fronteiro ao vale de Savé) estava cheio de poços de betume... e alguns caíram neles...” (Gn 14:3,10,17,20).

Se tinha estes poços ainda não era o "mar salgado" .

Sidim, até a destruição de Sodoma, em 2060 a.C., era um vale fértil, bem regado (Gn 13:10).

Depois virou deserto, uma terra salgada, quando ali caiu o leviatã (Satanás) ou os destroços do planeta Seth, (Sl 74:14 , Jó 39:5,6).

Foi só depois do choque dos planetas Seth e Vênus, quando Seth destruído, se agarrou nas extremidades (orla) da Terra, provocando o sacudir e arrebatamento de pessoas, em 1931 a.C., que o vale de Sidim virou o mar Salgado (mar Morto), (Jó 22:16 e 38:12,13 Is 24:20),(SBB 1955) .

Antes disto, não havia nenhum mar ali.

No dia em que Sodoma e Gomorra estavam sendo destruídas por fogo e enxofre vindos do céu (de Vênus), em 2060 a.C.,

a mulher de Ló, por ter se virado para trás e encarado a face brilhante do "Anjo do Senhor" (Vênus) (Êx 33:20), sofreu a ação radioativa e virou uma estátua de sal.

A Bíblia não diz que esta transformação da mulher de Ló ocorreu imediatamente. Possivelmente ela ficou pasmada com o espetáculo que via, e entrando em estado de entorpecimento, sofreu a ação química ou radioativa que veio a transforma-la numa estátua de sal. Assim como ela, tudo naquela região virou sal.

O vale de Sidim posteriormente a destruição de Sodoma foi chamado de terra salgada (Jó 39:6).

Depois de mar das campinas ou mar de Arabá (Js 3:16),(SBB 1955) ou “mar salgado" (Gn l4:3).

“Todos estes (reis) se ajuntaram no vale de Sidim (que é o mar Salgado).” (Gn 14:3).

Esta referência (que é o mar salgado) foi feita pelos escribas "deuteronomistas" 1500 anos depois; e ela tinha o objetivo de esclarecer aos leitores do seu tempo.

Como esclarecimento estes escribas também chamam ao mar das campinas ou Arabá, como era denominado este mar, nos dias do Êxodo, de “mar salgado” (Js 3:16).

Esta região antes de ser mar era uma terra salgada; e antes de ser uma "terra salgada" era um vale fértil, até a destruição de Sodoma e Gomorra, em 2060 a.C.

O mar Morto está 417m abaixo do nível do mar Mediterrâneo, e tem um comprimento de 80km e uma largura máxima de 18km.

O rio Jordão deságua nele, e na maior parte deste rio, de 190 km de extensão, está também abaixo do nível do mar.

Desconhece-se o que existe no fundo do mar Morto, embora já existam vestígios de que Sodoma se situava ali.

A lama preta do seu fundo, dita medicinal e que causa sensação entre os banhistas, se originou no betume que existia ali.

Possivelmente esse betume interagiu com raios vindos de Vênus e virou sal.

DUAS HIPÓTESES PARA A DEPRESSÃO

Duas hipóteses são possíveis para ter-se formado ali, esta enorme depressão:

1ª hipótese

A queima do betume que existia ali em abundância, por esse “raio” de Vênus, e o consequente afundamento do espaço vázio.

Jupiter é desenhado com a figura de um deus, conduzindo um raio nas mãos. É também dito que Vênus saltou da cabeça de Jupiter, por ocasião da fundação de Atenas, em 1931 a.C. (Atenas foi refundada em 1500 a.C.). Na verdade, houve um choque dos planetas Vênus e Seth, diante de Jupiter (conjunção tríplice), e pareceu aos atenienses que o raio vinha de Júpiter.

"... e da imagem que caiu de Júpiter" (Atos 19:35)

Júpiter tem uma distância mínima da Terra de 628 milhões de quilometros. Vênus tem 41,4 milhões. É impossível uma pedra ou um raio atingir a Terra vindo de Júpiter. Já, de Vênus, é possivel.

A cada oito anos, Vênus cruza a órbita da Terra, com uma diferença de 2,4 dias.

A Bíblia diz que o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra (Gn 19:24);

2ª hipótese

Que tenha caído ali um asteroide; e em ambos os casos, toda aquela região foi rebaixada.

A tendência é desta depressão se aprofundar mais ainda nos próximos anos, aumentado este desnível do Mar morto em relação ao nível do mar Mediterrâneo para mais de 417m.

Este depressão inicia-se por volta do ano 2059 a.C., pois é dito na Bíblia que os reis transitavam por ali em suas caravanas e nos seus preparativos militares.

E ali se situavam as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 14:3,17).

Na guerra de quatro reis contra cinco, vemos que os reis de Sodoma e de Gomorra caíram neste poços de betume (Gn 14:10), e isto é surpreendente, pois, estes reis eram exímios conhecedores desta região.

O mais provavel é que a terra tenha cedido e engolido estes reis e seus exércitos.

Esta depressão continuou a se aprofundar, em 1442 a.C., abrindo crateras no deserto do Sinai (e certamente em toda a região em torno do mar Morto).

E uma destas crateras tragou Coré e todos os rebelados contra Moisés, que estavam com ele.

E todo o povo que estava ao redor de Coré temeu que a terra cedesse e os tragasse também (Nm 16:30-34).

Estes constantes aprofundamentos do solo, em torno do Mar Morto e do rio Jordão, que aumentavam paulatinamente esta depressão, provocava desmoronamentos nas encostas do rio Jordão, e, eventualmente represavam as suas águas.

E em 1403 a.C., isto possibilitou a todos os israelitas cruzarem este rio sem molhar as solas de seus pés (Js 3:17).

Onde o betume não queimou, o solo não foi rebaixado significativamente, como foi o caso da Arábia Saudita.

Onde houve a queima deste betume (petróleo), o solo foi significativamente rebaixado, em virtude dos bolsões vazios que se formaram no subsolo e que com o tempo desmoronaram, como foi o caso de toda a região em redor do mar Morto e em grande extensão do rio Jordão, onde se situa Israel e Jordânia.

A Bíblia narra que havia incêndios no deserto do Sinai, proporcionados por “fogo estranho” (Lv 10:1,2,6).

Em 2075 a.C. em Canaã, quando o sol estava para se pôr, um profundo sono caiu sobre Abraão; e eis que medo e grande escuridão caíram sobre ele.

E quando o sol já estava posto e ficou escuro, eis que um forno fumegante e uma tocha de fogo passaram sobre aquelas metades (dos animais) (Gn 15:12,17).

Seria alguma parte maior dos destroços do planeta Seth, esse forno e essa tocha ?

Sabe-se que "duas estrelas da manhã" (?), "madrugada e alva", se apegaram as orlas da terra ... e os perversos foram sacudidos.

Estas "duas estrelas" alegremente cantavam (sibilavam) e todos os filhos de Deus se rejubilavam (Jó 38:7-13). Tal som ou sibilo era semelhante a de uma harpa (Is 14:11).

Em 2059 a.C. saía o sol sobre a terra quando Ló entrou em sua casa, em Zoar (Zoar de zunido; antes o nome era Bela), a seguir, todos os moradores desta cidade ficaram cegos (pelo brilho intenso de algo que explodiu nos céus ou que caiu ali)... uma chuva de fogo e enxofre destruiu com Sodoma, Gomorra e arredores e também com os moradores e plantas.

A mulher de Ló, na fuga, por encarar este fenômeno, ficou petrificada. E os homens que queriam molestar os dois anjos na casa de Ló, ficaram cegos (Gn 19:11,26).

E Abraão, de madrugada, avistou de longe a fumaça, como fumarada de forno, que subia daquelas cidades (Gn 19:27,28).

Tudo indica que Vênus chocou-se com o planeta Seth e o destruiu. E Seth explodiu em mais de 200 milhões de pedaços, formando o que se denomina hoje de "cinturão de asteroides" que orbita entre Marte e Júpiter.

*************************************************

A ORIGEM DO SAL

Significado

O Senhor Deus fez aliança com Abraão e o sal não foi utilizado.

Já, na aliança com Moisés, 630 anos depois da aliança com Abraão, Deus requereu que nos cultos israelitas a Ele, fosse utilizado o sal para temperar os holocaustos. Os holocaustos eram a oferta ao Senhor ... era o "sal da Aliança" (Êx 34:10 , Lv 2:13).

Na nova Aliança, feita no sangue de Jesus, derramado na cruz por todos, o sal passou a ser os próprios seguidores de Cristo.

Eles passaram a ser o “sal da terra”, salgados em si mesmo com o fogo do Espírito Santo. Eles (nós) era a oferta ao Senhor (Mc 9:49,50 , Mt 5:13).

A CRIAÇÃO

O "Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gn 1:1-10).

No princípio da Criação as águas cobriam toda a face da Terra.

E ainda não haviam terras acima do nível destas águas (continentes e ilhas), no primeiro milênio da Criação (1º Dia)..

Estas águas só poderiam ter, portanto, UM só gosto: ou era "doce" (potável), amarga ou salgada.

No Segundo milênio (2º Dia da Criação) houve a separação das águas.

Parte destas águas continuou nos oceanos que cobriam toda a face da Terra, e a outra parte formou as nuvens do céu.

Estas nuvens não foram formadas pela evaporação das águas dos oceanos por efeito do calor solar, pois, ainda não havia o Sol.

O Sol só foi criado no Quarto milênio (4º Dia) da Criação.

Como não houve evaporação das águas contidas nos oceanos, só se pode concluir que estas águas eram potáveis ... "doces".

Se estas águas originais eram "doces" então também não haviam minas de sal rente a superfície do solo terrestre, pois, teriam contaminado toda esta água original, por ocasião do Dilúvio Universal, e transformando-a em "salgada"; a menos que, estas minas de sal estivessem muito profundas e, por efeito de terremotos, elas tivessem vindo a tona em épocas bem tardias.

No Dilúvio Universal, em 2451 a.C., por 150 dias não choveu

(Gn 8:1-3).

Como então Noé deu água para beber a si, as sete pessoas e a toda a centena de animais e aves que estavam com ele na Arca ?

Estoque de água potável não poderia ter feito, pois a água apodrece após determinado numero de dias parada.

Certamente abasteceu-se das águas em cuja superfície a arca deslizava, ou seja: do oceano.

Logo, portanto, tais águas eram potáveis ... águas "doces".

Além disto, se tais águas fossem salgadas (o que impediria a sobrevivência de Noé e todos os demais na Arca), levaria centenas de anos (ou milhares) para que os lagos e rios dos continentes voltassem a serem de águas "doces".

1.2 - Quando e de onde surgiu o sal na Terra?

Começou-se a ingerir-se sal nos dias de Jó, 1931-1721 a.C. (Jó 6:6). Jó nasceu 129 anos depois do Dilúvio Universal.

Como a primeira referência bíblica a respeito do sal inicia-se com a "destruição de Sodoma" em 2060 a.C. quando a mulher de Ló vira uma estátua de sal (Gn 19:26); e como este autor deduz que esta destruição foi ocasionado por um raio interplanetário (Vênus), conclui-se que o SAL tem sua formação neste raio, ou, foi descarregado na Terra por este planeta.

pra que serve o sal?

por que ingerimos sal?

Se nunca tivéssemos ingerido sal em nossa vida, a nossa pele não enrugaria em demasia e teríamos vida longa.

O sal é nocivo à qualquer espécie de vida.

O hábito de se ingerir sal em nossos dias é no mínimo cômico, e, mostra a estupidez do ser humano, pois, ele constata o que o sal faz numa "carne de sol" ou "carne seca" exposta ao vento e ao sol. De como esta carne se resseca e se contrai.

No interior de nosso corpo o sal contrai e estreita as nossas artérias e isso eleva a nossa pressão arterial, produzindo inúmeras doenças cardíacas.

O sal estreita a entrada das células dificultando a sua oxigenação e produzindo o envelhecimento geral de nosso corpo.

O sal corrói os nossos ossos e produz a diminuição anormal de sua densidade (osteoporose).

As pessoas sabem o que faz o sal esparramado em cima de uma grama, que a mata, e não nasce mais nada. Por que então continuam a consumir sal? - Porque é gostoso?

O sal é uma combinação química (cloreto de sódio), portanto, é procedente de elementos químicos naturais. Sendo assim, quando e como estes elementos se combinaram ?

Pode ter sido combinado de elementos naturais que existem na Terra; como também, pode ter se combinado com elementos vindos do espaço cósmico.

O sal é um conservante químico de alimentos na medida que, em alta dosagem, destrói qualquer possibilidade de vida.

O sal em contato com o ar (oxigênio) é corrosivo, e destrói os metais e o solo.

Terrenos arenosos tem maiores quantidades de sal do que os terrenos férteis.

O sal está claramente ligado ao início da História da Civilização do homem; quando o homem deixou a sua vida nômade (quando tinha que diariamente lutar para angariar a sua alimentação, seja caçando animais, seja colhendo frutos das árvores) e passou a ser sedentário, vivendo em aglomerações humanas (sociedade).

Neste início, os caçadores mais capazes tinham a função de buscar a caça nos campos e florestas e abastecer a sua aglomeração (vila, cidade).

O produto desta caça tinha que ser conservado por inúmeros dias, para aos poucos ser consumido pelo povo.

E o sal era o maior e o melhor conservante.

O início desta civilização se deu depois do Dilúvio em 2.451 a.C. e antes da "Confusão das Línguas na torre de Babel" em 2.350 a.C., e o maior caçador foi Ninrod, que passou a edificar cidades, segundo a Bíblia (Gn 10:5,8-12 e 11:9).

É por esta época também que Noé planta uma vinha e descobre o efeito embriagador do vinho.

O vinho se usado em doses moderadas e diarias tem um efeito salutar contra as doenças cardíacas.

Isto, a plantação de vinhas e a feitura de vinho, é um indicativo de que o sal começou a causar estas doenças já naquela época

(Gn 9:20-24).

Até então, o homem tinha uma expectativa de vida de 1.000 anos; e a partir dai esta expectativa baixou para em torno de 150 anos; e nos dias do rei Davi, em 1035-965 a.C. ela baixou mais ainda e se estabilizou nos 70 a 80 anos (Salmo 90:10).

*********************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

está à venda na editora http://www.clubedeautores.com.br/

várias páginas deste livro podem lidas no site abaixo:

serhttps://www.recantodasletras.com.br/autores/darciubirajara

contatos por e-mail: dsantosdefraga@gmail.com

contatos por celular: 51.984358252 (Tim)

***********************************************

Darci Ubirajara
Enviado por Darci Ubirajara em 16/07/2011
Reeditado em 15/03/2019
Código do texto: T3099495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.