PROFILAXIA

Os cuidados com a saúde são essenciais para uma vida equilibrada e feliz. Afinal, a saúde é o maior tesouro individual. Como descuidar dela?

Muitos desequilíbrios, porém, surgem das ansiedades que geram a depressão, o grande mal de nosso tempo. Depressão que vem da tristeza, da falta de perspectiva e de outras neuroses.

Para evitar sintonia com as neuroses do dia-a-dia, principalmente nas dificuldades de relacionamento ou atropelos da vida corrida da atualidade, uma receita pode ser afixada na porta da geladeira (para os homens) ou no espelho (para as mulheres). Os locais indicados são apenas para “quebrar o gelo” do assunto, mas referem-se aos locais mais procurados por homens e mulheres. No caso de homens poderia até ser o sofá.

Mas, vamos ao que interessa. Um cartaz poderia ser escrito com as três frases que indicaremos a seguir, pois elas resumem uma vida equilibrada em qualquer situação:

1) Não é comigo!, indicando para pararmos de dar tanta atenção às críticas ou ofensas que recebemos. Ora, se alguém nos agride, qual a melhor atitude: Não é comigo! Isso convida à tolerância, ao perdão. Para que se descontrolar com o desequilíbrio do outro? Se alguém nos agride, o problema é dele, não nosso... Esqueça!

2) Viva o dia de hoje! , como a indicar o combate às recordações amargas do passado, aos sentimentos de culpa e às ansiedades inúteis quanto ao futuro. O que foi, foi. O que será, virá em seu tempo. Para que sofrer com antecedência? Qual a utilidade? Planejar sim, mas sofrer ante, não! É uma verdadeira renovação mental que só nos fará bem.

3) Sempre o bem, mal nunca! Procuremos em nossos pensamentos, ações, comportamentos, buscarmos o bem geral de todos. Nada de pensarmos em prejudicar alguém, nada de pensar ou planejar o mal. Somos livres e toda ação gera conseqüências, que podem ser ruins. Melhor, então, é fazer sempre o bem.

Se conseguirmos nos libertar dos sentimentos de culpa, das ofensas e neuroses que chegam e principalmente nos preocuparmos em fazer o bem a quem conosco convive, pronto! Tudo estará num caminho de equilíbrio. O que causa doenças é o desequilíbrio que nos permitimos.

As três frases são do médico e amigo Aguinaldo Vasconcelos, de São José do Rio Preto, que transmitiu a receita em excepcional palestra com o tema Depressão.

O assunto é bem oportuno. Aproveitemos o clima de Natal para treinar um novo modo de viver que seja menos tenso, mais confiante, repleto de bondade e compreensão, mas também de entusiasmo pela vida e de solidariedade de uns com os outros.

Alguém poderá perguntar: como conseguir isso?

Sim, é um desafio, mas não impossível. Para começar, contudo, ofereçamos três grandes presentes a nós mesmos, incorporando-os ao comportamento: boa vontade, bom humor e bom ânimo.

Convenhamos, leitor, o que mais precisamos é serenidade...

Orson
Enviado por Orson em 12/12/2006
Código do texto: T316052