Cai a chuva.

Depois de sete meses de seca, de vez em quando começa a chover.

E muita gente reclama da própria água que cai e do “calor infernal que faz”

Ora, como os homens são ingratos e ignorantes. Primeiro que nem a chuva que cai e nem o calor que faz são “infernais”

Pelo que entendo, cá na minha enorme ignorância, estas duas coisas são verdadeiras dádivas de Deus. A água que cai vai manter a vida como um todo, e o calor que vem junto, vai fazer brotar cada vez mais o verde, tão desrespeitado pelos homens.

Um dia desses vi alguém que não me recordo, dando uma entrevista sobre o aqüífero guarani. É a maior reserva de água doce do planeta, e por essas coisas inexplicáveis, está justamente sob nós, catarinenses, paulistas, paranaenses, sul mato-grossenses, paraguaios, argentinos, enfim no sul da América do Sul.

Ainda bem que o grande irmão do norte, no momento, só está guerreando pelo petróleo, mas daqui a uns anos vai querer democratizar o uso da água como se fosse exclusividade dele, para isso usando argumentos irresistíveis como bombas e canhões.

Mas, se a vida veio da água, todos nós, não interessa de quadrante somos ou que idioma falamos, não cuidamos das nossas águas como deveríamos. Jogamos nossos dejetos “in natura” nos ribeirões e rios, despejamos nosso lixo atômico no fundo dos mares, fabricamos toda espécie de coisas e jogamos o químico que sobra nos rios sem a menor cerimônia, sem falar dos pesticidas, agrotóxicos e dejetos de animais de toda espécie que vão parar nos mananciais.

Mas os que não concordam com nada disso vão dizer: ”vamos dessalinizar a água do mar, como já estão fazendo”...Ou ...”enquanto tiverem geleiras não faltará água potável”...Santa ignorância: não querem se lembrar que as geleiras derretem rapidamente, que o aquecimento global é fato consumado, e que já cai chuva ácida em várias partes do planeta.

Não quero parecer ecologista de carteirinha, nem sou versado em nenhuma ciência que estuda a questão ambiental. Mas vejo cair do céu milhões de litros de água pura e gratuita, e ninguém se preocupa em armazenar esta água para usá-la nas indústrias, e em tantas atividades, como molhar jardins ou lavar automóveis. Preferem usar esta água que é medida nos “relógios” das empresas públicas, que nos cobram todos os meses, e que não podemos afirmar que é uma água tão boa e limpa como aquela da chuva.

Assim que, quando cair a próxima chuva e fizer bastante calor ao mesmo tempo, vamos sair e tomar um bom banho de chuva, sentir esta dádiva que Deus ainda nos dá, antes que ele se arrependa de vez.

Matogrosso
Enviado por Matogrosso em 14/12/2006
Reeditado em 14/12/2006
Código do texto: T318325