GILBERTO NAVES: UM PREFEITO QUE TRABALHA MUITO

Peemedebista se dedica de tempo integral à missão de governar Goianésia

Aos 60 anos de idade, o prefeito Gilberto Naves exibe um vigor de adolescente. Trabalhador incorrigível, ele dedica mais de 12 horas por dia à atividade, incluindo aí sábado, domingo e feriados. “Em campanha eu prometi que trabalharia todo o tempo em prol do desenvolvimento de Goianésia, estou cumprindo”, lembra.

Erros e acertos fazem parte dos resultados de qualquer atividade. Uma tarefa bem sucedida naturalmente é recheada de mais acertos do que erros. É o que se aplica à administração de Gilberto Naves no município, muito mais acertos do que falhas, muito mais a comemorar do que a lamentar. Resultados à parte, Gilberto é rotulado até por seus concorrentes políticos como um homem íntegro, dedicado ao trabalho, transparente e com muito foco em acertar, compromissado com o progresso de Goianésia.

Rotina

Os colaboradores mais próximos sabem do desafio que é acompanhar o pique do prefeito Gilberto Naves. Chega ao Paço Municipal antes das 7h todos os dias, e o horário normal de sair do gabinete é após às 20h. Mas acontece, no mínimo uma vez por semana, despachar até às 22h. “São tantas questões a resolver, Goianésia hoje tem 60 mil habitantes, naturalmente crescem os desafios e a nossa dedicação tem que aumentar para conseguir atender a toda a demanda”, explica.

Gilberto é também muito atencioso. Participa de todos os eventos que é convidado. Cerimônias religiosas, acontecimentos culturais, competições esportivas, solenidade social, enfim, tudo que é relevante para a comunidade de Goianésia, ele prestigia. “É importante o prefeito acompanhar a vida social, cultural, religiosa, esportiva da cidade, é uma função que cumpro com muito prazer, pois é uma oportunidade de conversar de modo informal com as pessoas, de interagir, de descontração também”, relata. Normalmente esses eventos acontecem aos finais de semana ou durante a semana, à noite. “Para mim o horário de expediente não acaba às 18h, sou prefeito 24h por dia”, conta.

Responsabilidade

Gilberto Naves é um prefeito muito responsável. Não apenas com o trato às finanças públicas. O é também em respeito à sua agenda, aos seus compromissos oficiais. Praticamente toda semana é necessário ir a Goiânia, Anápolis ou a Brasília em missão de prefeito. Buscar recursos, selar convênios, cumprir audiências com Governador, ministros, senadores e deputados ou com gerentes da Caixa Econômica Federal. Acontece de ter que sair às 9h de Goianésia. Ao invés de ir direto de sua casa ao compromisso, Gilberto aproveita o tempo (das 7h às 9h) para despachar em seu gabinete. Quando chega, normalmente no fim da tarde, ao invés de ir para casa, repousar, estaciona direto no Paço Municipal, e cumpre sua agenda até altas horas da noite.

Agradável

O dia a dia para um prefeito de uma cidade do porte de Goianésia é cheio de pressão, cobranças, bajulações, pedidos, obrigações e surpresas. A carga de estresse é sempre alta. Todo dia tem um leão para matar e desossar. Por incrível que pareça, Gilberto Naves parece ser imune à fadiga da função. Sempre é visto alegre, bem disposto, entusiasmado, confiante. Segredo? “Problema todo mundo tem, desafio todo mundo tem, agora é mais fácil vencê-los com a cabeça erguida, alegre, animado”, diz.

Gilberto cobra muito de sua equipe. Exige honestidade, agilidade, ética e competência. Não deixa para amanhã o que pode ser solucionado hoje. “Deixo bem patente a todos que somos servidores públicos, então temos que tratar a todos com respeito, carinho e atenção”, garante. Mesmo quando precisa ser enérgico com algum servidor, seja ele secretário municipal ou simples comissionado, Gilberto sempre o faz com muita educação e respeito. “Aprendi a tratar a todos os seres humanos assim, e pretendo agir desta forma em todas as minhas atividades até o fim da vida”, revela o prefeito.

Assim é o prefeito de Goianésia: sério, trabalhador, alegre, entusiasmado, sempre tratando com carinho e respeito a todos, desde o deputado federal que vem para visitá-lo até o zelador da creche, que o procura. Por trás do idealizador de obras e gestor sensível às causas sociais está o homem simples e honesto, que acredita na força do trabalho para superar as adversidades e realizar seus sonhos.

**Matéria publicada na edição de setembro do jornal Realidade News.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 08/09/2011
Código do texto: T3207509