O mundo atual e a necessidade urgente de despertar em nossas crianças o espírito solidário e a caridade

No mundo atual, onde tudo acontece muito rápido, onde as crianças são estimuladas mais precocemente a "entender" o mundo dos adultos, onde declina a virtude, por atitudes impensadas, vejo que há uma necessidade urgente de serem desenvolvidos projetos educacionais, que busquem levar os nosso pequenos a uma reflexão mais aprofundada sobre o que é ser solidário, o que é ser caridoso, o que é ter o sentimento amor pelo próximo.

Nas unidades escolares, temos notícias fresquinhas de alunos que agridem verbalmente todos os dias seus professores,que vão nutrindosentimentos de ódio mesmo e que um dia desencadeiam uma atitude mais trágica: Matam!

Aí eu te pergunto:-Quem errou?

Os pais que não perceberam nas atitudes dessa criança uma mudança drástica de comportamento,ou dos professores que não acompanharam também esse aluno de perto, dando-lhe assitência, insistindo com o mesmo para abrir-se, levando-o a confiar no mestre?

Eu não saberia dizer, mas de uma coisa apenas tenho plena certeza, temos que mudar o modo de agir com essas nossas crianças, não digo o adolescente, por que isso hoje está muito latente até em nossos berçários, onde os BEBES, de apenas dois anos, já se mostram estressados, exigentes, não sabem esperar, gritam muito, jogam longe os brinquedos, pratos de comida, mamadeiras, para demonstrar seu descontentamento.Percebam, que as atitudes dos prórios educadores precisam ser revistas, os mesmos precisam ter um acompanhamento psicológico, para serem orientados na conduta dos planejamentos para o dia a dia.

Nas escolas de de ensino fundamental e médio, as situações estão ainda piores, professores estressados estãoa doecendo, nãosentem mais vontade de lecionar, o que antes era a razão do seu viver, hoje tornou-se um sacrifício, pois sentem medo das reações dos alunos.

Diante dessa exposição, pensem em uma melhor maneira de levarem as nossas crianças a desenvolverem desde cedo o senso de solidarizar-se, ser caridoso com aquele amiguinho menos favorecido, amar seu próximo. Isso inicia-se dentro das famílias, ams cabe aescola levar os pais a esse tipo de comportamento, criar situações que possam colocar essas situações para que os pais deem as soluções, e com isso melhorar o comportamento das crianças nas unidades escolares.

Fica como sugestão, promovam atividades que envolvam os pais, quem conjunto com a escola façam ações sociais, que interajam com os asilos, orfanatos, trabalhos voluntários que cuidam de animais e plantas,etc...

È muito visivel a desmotivação que ocorre com nosso professores, porém, alguém tem que dar o primeiro passo, mesmo por que, até nossos governantes e autoridades, por menos escolaridade que tenham, um dia frequentaram uma escola também, e haverá de aconteer um milagre, que tocará os corações dos mesmos, para incentivarem através de salários justos, nossos professores a voltarem a ter o magistério por amor!