GILBERTO FAZ BALANÇO DA GESTÃO

** Matéria publicada na edição 909 (31 de outubro de 6 de novembro de 2011) no jornal Diário do Norte.

O prefeito de Goianésia Gilberto Naves (PMDB) vem obtendo sucesso em driblar a crise financeira que assola os municípios brasileiros e conseguindo algo que parece utopia para muitos gestores: não demitir comissionados, pagar servidores e fornecedores rigorosamente em dia e, ainda de quebra, inaugurando obras de peso todos os meses. Atualmente há mais de vinte construções em andamento na cidade. “É uma gestão profícua e de grandes resultados”, avalia o prefeito.

“Tivemos conquistas importantes em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente”, destaca Naves. Foram construídos quatro postos de saúde (outros três reformados), reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal, duas escolas com ar condicionado e quadros digitais, quadras e laboratórios de informática em diversas escolas, três creches reformadas, asfaltamento completo de dois bairros e algumas ruas de outros três setores, 104 quilômetros lineares de meio-fio, um complexo de praças totalmente revitalizado, entre outras obras de vulto.

Em andamento estão: construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Portal da Cidade, Casa de Acolhida, sede da Secretaria de Educação, sede do Fundo Previdência, reforma de duas praças e uma trincheira nova para o Aterro Sanitário Municipal. “É a segunda que construímos, com capacidade para armazenar 18 mil toneladas de lixo”, explica o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, André Wenceslau.

Estilo de governar

Gilberto faz uma análise de sua forma de administrar. “A gestão do PMDB foca o cidadão, o grau de liberdade que oferece à sociedade organizada é maior”. Para exemplificar sua afirmação ele cita as parcerias celebradas com as ONG´s e grupos sociais do município. “Apoiamos de forma direta todos os segmentos, praticamente todos recebem subvenção da prefeitura”, garante.

A área da segurança pública também recebe uma atenção do gestor. “Mesmo sendo uma obrigação constitucional do Estado, apoiamos a Polícia em Goianésia, celebrando convênios, que possibilitam um trabalho melhor”, explica Naves. Segundo o prefeito, os resultados têm aparecido. “A criminalidade recuou bastante e o número de delitos caiu substancialmente na nossa cidade”, comemora.

Promessa de construir 2 mil casas

Para quem coloca em dúvida o seu ousado projeto de construir 2 mil moradias em Goianésia, conforme anunciava seu programa de governo, em 2008, Gilberto Naves surpreende. “Devemos superar essa marca, deixando vários projetos implantados”, diz. A primeira etapa do projeto habitacional já está sendo erguida. A previsão é que mais um lote de casas tenha sua construção iniciada em novembro. “O restante iremos começar e concluir no ano que vem”, anuncia.

Sobre a demora no início da construção das casas, o prefeito tem uma explicação. “Foi o desafio mais árduo de todos, tivemos embaraços de ordem judicial, nos obrigando a modificar a legislação, ampliando o perímetro urbano”, lembra Naves.

Relação com o governador Marconi Perillo

Mesmo sendo de um partido rival ao do governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito Gilberto Naves garante que mantém uma relação positiva com o líder tucano. “Tivemos vários encontros e ele sempre me recebeu muito bem”, garante.

Sobre os dez primeiros meses de gestão de Marconi no comando do Estado, Gilberto é cauteloso. “É uma fase de ajustamento de seu projeto político. Os resultados irão chegar nos próximos anos”, diz. O prefeito, inclusive, enumera três boas ações do Governo Estadual. “O Fundo de Transportes, a busca de solução para a Celg e a relação com os municípios, de modo que classifico como positiva a gestão do governador Marconi Perillo até aqui”, finaliza.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 03/11/2011
Código do texto: T3314173