CONVERSÃO

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

CONVERSÃO

Conversão religiosa, epistrephô, é teologicamente a radical mudança de vida do ser humano. Um verdadeiro milagre, suspensão das leis naturais. Se analisada pela psicologia, ela foge às regras conhecidas, tornando-se assim inexplicável. Atinge todas as idades, todas as classes sociais e intelectuais em qualquer raça ou localidade. Trata-se de um processo espiritual nem mesmo explicado pela parapsicologia que labora nesse terreno. Tal mudança não é somente da personalidade, do intelecto ou da alma. Não se trata de uma reforma no ser vivente, já que tais características não lhes foram anteriores, inerentes.

Na simplicidade das Suas declarações o Mestre revelou meandros espirituais que somente Ele poderia conhecer e entender. Torna o fato, para nós tão intrincado da conversão, em uma explicação sucinta, breve, porém profunda: "Necessário vos é nascer de novo". A conversão não é remendo novo em pano velho. Não é transformação gradual ou experimental. Trata-se de uma mudança radical, instantânea, mas com raízes as mais profundas.

Ao adentrar um compartimento escuro, logicamente não conseguimos enxergar nada. O evangelista Mateus escreveu que o povo da época de Jesus andava em trevas, sem luz. Acendendo-se a luz, primeiro nossa visão se turva pelo impacto do brilho. Depois então vemos com clareza. A conversão assemelha-se a essa metáfora.

A criança rescém-nascida assusta-se com a luz que passa a ter. A conversão surpreende o indivíduo, a sua família, os seus conhecidos, os seus amigos. Em nossa experiência, os primeiros convertidos que conseguimos foram nossos pais, testemunhas da descomunal transformação feita em um jovem de dezessete anos. A fé nunca é racional, lógica ou palpável. A fé é um dom de Deus. A conversão é precedida por essa fé. Uma revelação instantânea vinda de Deus brilha no interior do ser humano transformando-o – para usarmos a expressão do apóstolo Paulo – em uma nova criatura. Se alguém está em o Cristo, Jesus, as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo.

Os primeiros degraus do cristianismo são o arrependimento e a conversão. Ou, talvez: a conversão e o arrependimento. Conforme as sagradas escrituras, ninguém terá a salvação eterna da alma sem estes dois significativos fatos. Eu era cego, mas agora vejo. Pela graça sois salvos, por meio da fé – escreveu Paulo – e isto não vem de vós; é dom de Deus.

Só Jesus.

_____________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D. D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos