EPOURANIOS - C

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

REGIÕES SUPERIORES - (Texto c) - EPOURANIOS

Em continuação ao tema iniciado no artigo de título acima, abordamos aqui a palavra Greco-koinê EPOURANIOS - "celestiais" - termo citado dezenove vezes na Nova Aliança, com conotação de um lugar no universo espiritual onde seres também espirituais desenvolvem suas atividades, sempre em relação ao mundo físico no qual vive o ser humano. Daí se depreende que seja uma região deliberativa dos acontecimentos terrestres e local em que laboram Anjos, Arcanjos, o Cristo, a Igreja em Espírito, Deus o Pai, o Diabo e seus anjos e principados.

Geográfica ou graficamente, tal região situa-se entre o céu, trono e "casa" de Deus, morada do Altíssimo onde homem nenhum jamais foi ou irá - II Tm. 6.15-16 - e a terra, mundo físico em que habitamos. Epouranios, gramaticalmente é um substantivo masculino citado principalmente nas epístolas paulinas e cuja tradução literal é: "espirituais". Os tradutores dignam-se acrescentar a expressão "regiões", para melhor entendimento dos leitores.

Embora fato citado na Velha Aliança e antes da ressurreição do Cristo que revolucionou o universo espiritual, o texto de I Rs. 22.19-28 é elucidativo do que acontece nas regiões Celestiais: "Vi o Senhor assentado no Seu trono, e todo o exército do céu estava junto Dele, a Sua direita e à Sua esquerda. Perguntou o Senhor: Quem enganará a Acabe para que suba e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor e disse: Eu o enganarei. Disse o Senhor: Com que? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o Senhor: Tu o enganarás, e ainda prevalecerás"...

Hyperbole e Teofanias à parte, este texto remove um pouco do véu que encobre o universo espiritual onde destinos e atuações reais são processados. Em Lc. 22.31-34 está escrito que o Senhor advertiu a Pedro acerca da negação que este faria Dele: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça"... Paulo em sua segunda carta aos coríntios cita o fato de um homem que foi arrebatado até ao terceiro céu, viu e ouviu coisas indizíveis" - II Co. 12.1-5.

Tais citações nos remetem a um universo espiritual de realidades concernentes a vida e à morte, bem como acerca do destino dos seres mortais. Muitos são os que não entendem o porquê da oração, que nada mais é do que intercessão - intromissão - dos santos (vivos, observe-se) dos crentes frente a Deus, justo juiz, a Jesus nosso Advogado e ao Diabo acusador que exerce seu ofício continuamente diante da Suprema Majestade - Ap. 12.9-12.

Por detrás de um mundo físico, humano e sensível, há outro mundo, espiritual, operando intensamente nas ações e reações cotidianas de cada ser humano. Ao profeta, Deus dissera: "Clama a mim e mostrar-te-ei coisas profundas e firmes que tu não sabes" - Jr. 33.3.

A doutrina de uma predestinação fatalista e irremovível curva-se diante de tais revelações. A Soberania de Deus não é afetada simplesmente porque haja planejamentos com margem de mudanças efetuadas pela intercessão dos santos (santos vivos, reiteramos). A participação da Igreja é também decisiva, atuante, no mundo espiritual. A concordância de dois destes crentes, aqui na terra, movimenta os céus (observe-se o plural do termo céu). "Curai enfermos, expeli demônios, ordenou o Senhor" "Em meu nome, expelirão os demônios"- afirmou Ele. O fanatismo conduziria à inércia. O plano de Deus, porém é dinamico para Hostes, Reinados, Senhorios e Autoridades espirituais. Em Deus, tudo se move. A vida, seja física ou espiritual, é atuante. O Espírito Santo intercede - Paracletos - e guia-nos em uma ação espiritual contínua, diante do nosso Deus. Jesus é não somente Sumo Sacerdote, mas também nosso Advogado, junto ao Pai.

Só Jesus.

________________________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

Leia: http://www.recantodasletras.com.br/autores/prserafimisidoro