Princípios de Gestão

OS 5 E O 6º SENTIDO NA GESTÃO

UMA ANALOGIA

PRINCÍPIOS DE GESTÃO

VISÃO

AUDIÇÃO

OLFATO

PALADAR

TATO

6º SENTIDO

VISÃO

A visão em sua definição usual é a capacidade que temos de ver o que nos cerca. Na gestão essa definição é insuficiente, pois não basta ver, há que se enxergar e tomar ações que demonstrem a capacidade de perceber as oportunidades e riscos. Há que se notar as cores em seus diversos matizes, enxergar colorido e perceber que somente o preto e branco são insuficientes para gerar sucesso. É muito importante também apurar a visão periférica pois é de lá que, na maioria das vezes, nascem novas tendências e movimentos.

Na gestão de pessoas e negócios é importante tentar ter a visão de futuro, isto é, conseguir através desse sentimento ( e não sentido ), na medida do possível, antecipar-se aos fatos.

Há um antigo ditado que diz “ o pior cego é aquele que não quer ver “ e diz bem da incapacidade de grande parte dos gestores de enxergar o mundo como uma sociedade dinâmica e em constante movimento, mudando a todo instante de forma cada vez mais rápida e não usual.

O verdadeiro gestor está sempre atento as mudanças e procura acompanhá-las, ou melhor, antecipar-se, com propostas, ações e disposições que permitam acompanhar com sucesso as novas formas de comprar, produzir, vender e acima de tudo VIVER. Sim, viver significa saber interpretar as mudanças, para que suas atividades de sustentação e diferenciação não se tornem obsoletas e destinadas a agonizar lentamente a caminho da morte. Ficar de olhos bem abertos é fator preponderante de sucesso.

AUDIÇÃO

A grande maioria de nós tem o hábito de falar pelos cotovelos e ouvir muito pouco. Na gestão esse é um pecado mortal. O gestor deve saber ouvir, ouvir, ouvir, para que suas decisões sejam pautadas pelo maior número de acertos. O ouvir requer uma grande capacidade de paciência, humildade e respeito pelo interlocutor, procurando entender seus princípios e valores e assim entender as mensagens. Ouvir com atenção ideias, propostas e visões, é salutar para uma boa gestão, além de merecer respeito por parte dos propositores, que adoram ser ouvidos (quem não gosta?). A capacidade em ouvir é diretamente proporcional ao sucesso. Quanto mais o gestor se dispuser a ouvir maior será o número de ideias e propostas que serão trazidas à tona. Logicamente, o ouvir pressupõe também a capacidade de filtrar o joio do trigo, sabendo descartar ideias mirabolantes daquelas realmente com essência. Permanecer surdo é caminho certo para o fracasso, até porque geralmente quem ouve pouco, ou nada, é falastrão.

OLFATO

Sentir aromas, cheiros e odores é uma das coisas mais, ou menos, prazerosas da vida. O sentido do olfato é que alimenta nosso desejo de comer e, portanto, crescer. Usar o olfato é saber distinguir as coisas, estabelecer critérios de bom, ruim e péssimo, tomar decisões de ir em frente ou recuar e quem sabe, até jejuar. O gestor deve tomar extremo cuidado com os sinais transmitidos pelo olfato. Não se deve deixar inebriar pelos aromas do sucesso, que podem levá-lo a baixar a guarda, nem subestimar os efeitos do cheiro de merda em sua organização. Alias, ao sentir o cheiro de merda, mesmo que leve, deve atuar de imediato, evitando que a merda tome conta de todo o ambiente o que poderá causar danos irreparáveis em sua carreira e negócio. Ponha o olfato a seu serviço, cheirando pelos cantos e tomando providências para o bem ou para o mal sempre que necessário.

PALADAR

A maioria dos gestores quer comer desbragadamente empanturrando-se de tudo e qualquer prato que passe em sua alça de mira. São glutões insaciáveis, não seletivos, que querem comer desde caviar até prato feito. Essa gula é extremamente prejudicial a sua performance. Comendo de tudo e em grande quantidade ficam obesos, perdem agilidade e sobretudo perdem a capacidade de sentir prazer ao desfrutar de um prato saboroso e nutritivo. Não há quem consiga manter uma gestão saudável querendo comer tudo, é essencial repartir os pratos, para que todos possam manter-se vivos e desfrutando de saúde. Delegar é um importante viés que além de preservar o paladar para grandes banquetes, permite que outros também possam sentir o gosto dos desafios e das responsabilidades. Coma e deixe comer, todos crescerão muito mais satisfeitos e felizes.

TATO

Tato subjetivo ou objetivo é fundamental. Subjetivamente é saber tratar bem as pessoas, é ser atencioso, educado, ponderado e transmitir ideias, instruções e até reprimendas de forma educada e correta. Ignorância, estupidez e deseducação são pressupostos de frustrados e fracassados que não conseguem se fazer entender. Na maioria das vezes usam de poder ilusório e despótico para tentar conseguir seus propósitos. Na primeira oportunidade os destratados vingar-se-ão com satisfação. Objetivamente é cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços, caminhar com mãos sobre os ombros criando uma intimidade respeitosa. Essa recomendação serve para a cultura brasileira não valendo para todos os cantos do mundo.

6º SENTIDO

Sexto sentido é: Intuição? Espiritualidade? Evolução? Sonho?Bruxaria?

Na verdade sexto sentido é a capacidade de interpretar de forma ordenada e inteligente tudo que é transmitido pelos 5 sentidos. Deve-se ter a capacidade de analisar as mensagens vistas, ouvidas, cheiradas, provadas e tocadas através da capacidade cerebral, isto é, pensando e avaliando alternativas antes de tomar a decisão. Decisões devem prioritariamente ser oriundas da razão cabendo emoção e comemoração a cada acerto, ou revisão, sem lamentação, a cada erro.

Todavia, nada disso tem “sentido” se não houver trabalho árduo e constante por toda a vida.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 26/11/2011
Reeditado em 19/01/2024
Código do texto: T3357984
Classificação de conteúdo: seguro