A Nova Geração

As coisas mudaram. É o que deve estar pensando cada profissional de mídia minimamente perceptivo. E eles estão certos. Essa mudança ocorreu graças a uma nova realidade mundial: a popularização da internet de alta velocidade.

Até alguns anos atrás, uma conexão veloz era privilégio de alguns poucos felizardos que tinham os recursos necessários para isso. Hoje em dia, conexões velozes estão por preços acessíveis a praticamente todas as classes sociais (claro, o que não quer dizer que todos tem dinheiro suficiente para comprar um computador...), e mais de 50 milhões de brasileiros tem acesso a internet de alta velocidade, seja em casa, na escola, no trabalho ou nas movimentadas LAN Houses.

Agora, faça uma pergunta a si mesmo: “Se eu posso escolher o que vou ver, e ainda ver de graça, porque vou deixar alguém me dizer o que vou ver, e ainda pagar por isso?”, a resposta, geralmente, é: “Não vou.”.

Sabendo disso, e também sabendo que era impossível impedir a disseminação dos seus produtos pela internet, as produtoras americanas e japonesas desistiram, permitindo que seus seriados e animes fossem legendados e postos para download gratuito (e apenas gratuito) na internet. E se surpreenderam com o que tem a ganhar com isso. Coisas como a exibição em uma boa emissora e em um bom horário se tornaram fatores menores para a popularização de uma série ou anime, e os próprios fãs cuidam da divulgação.

Hoje, e mesmo antes, a internet fervilha de fansubbers (gíria que identifica os grupos de fãs que traduzem e legendam seus filmes, seriados e animes favoritos e põem para download na internet), e o internauta tem a sua escolha milhares de títulos, desde o mais famoso seriado americano até o mais obscuro anime japonês. Não apenas vídeos, mas livros, revistas e histórias em quadrinhos podem ser encontrados. O termo “Geração Xerox” ficou famoso por caracterizar o modo como a juventude do inicio da década de 90 conseguia seus livros e quadrinhos favoritos. Hoje, pode-se dizer que existe uma nova geração: a Geração PDF.

Nume
Enviado por Nume em 04/01/2007
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