OLHA A OFERTA, DISTINTA FREGUESIA!

No fim de ano, o que mais se viu nas mensagens recebidas foi um desejo de paz, saúde e prosperidade!

Todos sabem o quanto eu sou avessa a esse tipo de hipocrisia. E não venham me falar que não é bem assim, porque o cotidiano e os noticiários comprovam a cada minuto o meu posicionamento.

A muito se chegou a um consenso de que o que falta para o crescimento de todos é educação. Mas será que antes de darmos essa tal educação, não seria preciso que nós adultos tenhamos uma base sólida sobre a mesma?

Como se ensina a ler sem o saber? Como se ensina algo que desconhecemos?

Lembro que na minha infância tinha como passatempo brincadeiras como o pular corda, passa anel, bicicletas, e uma série de brinquedos que ocupavam o nosso tempo de uma forma sadia.

Hoje se dá de presente às crianças jogos de vídeo com armas de destruição, ou táticas para se driblar a lei, a polícia, ensinando a contravenção, o crime e a não valorização da vida.

E quando eles se tornam jovens, nos espantamos com o fato de matarem os seus pais em troca de uma herança que por meios legais demoraria a chegar.

E tentando garantir o futuro, pais fazem leis onde se proíbe deixar os mais velhos jogados em asilos. Leis? Se nem eles, pais, a respeitaram, porque esperar que os filhos respeitem algo que não aprenderam a fazer?

E não me venha falar em religião! Até no que tínhamos de mais puro vemos a corrupção e a ostentação. Templos (e incluo o principal, o Vaticano) cobertos do mais requintado mármore, peças de ouro e pedras preciosas, sem contar o caro aparato de segurança que isso requer! Enquanto isso os fiéis pagando um dízimo que poderia melhorar a alimentação precária de seus filhos! Padres e pastores cometendo pedofilia e até crimes para manter sua confortável posição hierárquica...

E ousam chamar a tudo isso de humanidade. E ignorante que sou, recorro ao dicionário para tentar descobrir o significado dessa palavra. Encontro como definição: A natureza humana. Benevolência. Clemência.

Sou mais ignorante do que imaginava, ou o dicionário está desatualizado? Não estaria mais correto definir humanidade como: A natureza bestial do homem. Malevolência. Inclemência?

O ano nem começou e os tais votos de PAZ foram esquecidos em notícias que todos se interessaram (não pelo conhecimento em si, mas pelo sadismo que todos nós temos), com o enforcamento de Sadam, a queima do ônibus e pessoas no Rio de Janeiro, o reality show com bebês entregues pelos seus pais a jovens desconhecidos.

E a coisa chega ao absurdo de haver concorrência para a compra da corda que enforcou o tal. A preços obviamente absurdos! Soube que estão até vendendo lotes na Lua, pois em 2024 estão com planos de fazer uma colônia (de férias?).

Corram, porque os lotes estão quase todos vendidos...

Ao que eu diria:

- Corram... Corra, distinta freguesia! Olha as ofertas do dia: corda que enforcou o carrasco (já estão fazendo estátua ao mártir).

- Corram... Corra, distinta freguesia! Estão acabando os lotes para a construção de sua mansão na lua!

Enquanto isso, as crianças morrem de fome, movidas pelo pão e circo que nós adultos propiciamos!

Santo André, 05.01.07 – 15h