A Beleza da Mulata Dagmar de “Fina Estampa”

Fiquei com uma imensa vontade de escrever alguma coisa relacionada à beleza natural e sensualidade da mulher brasileira e um nome bem atual que me veio à cabeça foi o da atriz Cris Vianna (A mulata Dagmar de Fina Estampa). Há muito não se via nada que se aproximasse tanto do verdadeiro padrão de beleza que agrada ao homem brasileiro como esta moça. Ela é muito sedutora, é não faz nenhum esforço para assim ser, é algo natural, é dela...

Os banhos de mangueira que toma em algumas cenas da novela são extremamente bonitos, sensuais e nos dar a possibilidade de apreciar um pouco das curvas generosas que a moça possui.

Dagmar não é periguete, nem vulgar, possui uma beleza que não agride, muito pelo contrário, valoriza a mulher...

O autor mostra a alguns preconceituosos que ser uma mulher desejável e desejada (gostosa), nada tem a ver com prostituição ou desvio de caráter. Muito pelo contrário, Dagmar é batalhadora e cria os filhos sozinha trabalhando em um bar e fazendo salgados para sustentar a família. Acredito que ser sensual não é para quem quer, é para quem pode. Claro que nem sempre é necessário atender alguns padrões estéticos para ser sensual, pois sensualidade é algo bem mais interno que externo. Mas no caso dessa atriz, acho que antes de nascer ela deve ter entrado na fila várias vezes e pedido para ser esta formosura toda e acabou sendo um exemplo de sensualidade interior e exterior (e que exterior!)...

Hoje em dia muitas mulheres colocam vestidos curtíssimos e apertados, maquiagens exageradas, cabelos de diversas cores, saltos imensos, silicone e próteses em tudo quanto é lugar para ficarem sedutoras e acabam se tornando mesmo verdadeiros carros alegóricos e figuras patéticas.

A gata também é boa atriz e sua personagem enfrenta alguns dilemas na trama, pois possui um filho mau caráter que segue aquela máxima de Maquiavel que os fins justificam os meios.

Dagmar é sedutora, Dagmar atiça a imaginação masculina e desperta a libido também.

Mas Dagmar também é mulher como tantas outras que existe nesse país e que batalha para se sustentar sem usar os atributos que a natureza lhe deu para se corromper moralmente.

Não tenho preconceito de falar de mulher bonita e não acho que isto faça delas menos capazes e batalhadoras, pois desde a época de Marylin Monroe criou-se várias teorias dizendo que ser bonita é ser burra. Não é verdade! Burrice é se comportar vulgarmente usando de seus atributos para se dar bem. Ás vezes uma mulher pode até também não ser um padrão estético e ter caráter ruim. Não se pode afirmar também que toda mulher feia é inteligente.

Portanto, deixem a Dagmar em paz e nos encantar a vontade sem nenhum esforço...

Flor Morena (Tema Musical da Personagem de Cris Vianna em "Fina Estampa")

Intérprete: Aline Calixto

Compositor: Aline Calixto

Flor morena que manda no meu coração

Flor morena me tira dessa solidão

Flor morena que mora no meu jardim

Flor morena vê se tem pena de mim (bis)

Mais um dia sem te ver sorrir

Vai me fazer enlouquecer

Porque já não sei pra onde ir

Se eu não for com você

Flor morena não é rosa não

Asucena ou margarida

Com certeza e a mais formosa flor

Que brotou em minha vida

Flor morena que manda no meu coração

Flor morena me tira dessa solidão

Flor morena que mora no meu jardim

Flor morena vê se tem pena de mim (bis)

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 04/01/2012
Reeditado em 04/01/2012
Código do texto: T3422128
Classificação de conteúdo: seguro