Multiculturalidade é a base de nosso progresso.

Muitos são os rostos e os estilos das educações que trazem de casa, muitas e distintas são as estruturas educacionais que existem dentro de uma única escola publica.

Já não mais se considera a escola publica como um celeiro de crianças e jovens pobres ou miseráveis, até por que pela desigualdade social que temos em nosso país, seria impossível prever uma massificação de classes sociais no ensino publico.

Temos muitas raças juntas, por isso a necessidade de reiterarmos sempre o compromisso por uma cultura de paz e integração entre os povos é imprescindível, uma vez que em todas as salas existem alunos de diversas raças, sotaques e crenças e devemos apontar a todos a evolução através do reconhecimento de nossas diferenças e a tolerância entre nossas ideologias.

Na adolescência é o momento da vida em que de forma vital precisamos nos identificar com as tais “TRIBOS” e é neste momento também que os seres tornam-se mais intolerantes uns com os outros, mas é também nesta fase que a atuação da família e da escola através dos professores se dão nestas interfaces.

Os educadores podem mediar estas relações conflituosas de forma mais apaziguadora e discursiva.

Professor Tiago Ortaet

Novembro de 2006