TRIBUTO AO ERLAN DE CASTRO

Falar sobre pessoas comuns é bem mais fácil, considerando que as mesmas quase não apresentam qualidades relevantes. Agora, falar de pessoas especiais, torna-se mais difícil. No entanto, imbuído de certa imparcialidade e espírito cristão, tento aqui, já que ninguém o fez, prestar uma merecida homenagem a um ser humano que partiu deste mundo, há mais de três décadas, mas que marcou sua passagem terrena com as balizas da bondade, da compreensão e, sobretudo, das boas ações. Estou me referindo sobre a pessoa iluminada do amigo, Erlan de Castro. Logicamente, vem a pergunta, quem era esta pessoa? Sou suspeito pelo vínculo de amizade que tinha com ele, o que não atrapalha inserir-me no rol de seus inúmeros amigos que são unânimes em afirmar que o Erlan era pessoa do mais alto valor, em termos de caráter e de amizade sincera. Era, na verdade, o nosso líder maior. Como nem todos dispõem, por um motivo ou por outro, de meios para exprimir através da escrita seus sentimentos sobre a figura magnânima de nosso homenageado, arvoro-me então de representante desses seus inúmeros amigos anônimos, para poder falar um pouco desse exemplo de pessoa que foi o nosso querido e estimado amigo e irmão, Erlan de Castro.

Ele pertencia ao quadro de funcionários da Secretaria de Fazenda de Goiás, onde prestou relevantes serviços como funcionário do fisco estadual. Nunca vi nesta vida alguém que se equiparasse com ele em grau de desprendimento no trato com seus semelhantes. Para ele não existia pessoas estranhas. Dispensava à todos os mais altos princípios de generosidade, sem quaisquer tipos de frescuras, pois era homem sério e muito responsável, o que, também, não o impedia de viver sempre cercado pelas filhas de Eva. Amou e por elas foi amado.

Enfim, era uma pessoa que vivia na frente de seu tempo. Nunca, em época alguma, deixava seus amigos na mão, seja nos bons ou maus momentos. Apresentava, como cabeça inteligente e pensante que era, solução para tudo. Era o amigo certo de todas as horas. Recordo com emoção a figura ímpar que foi, mas que ainda continua vivo em nossas memórias. O Erlan era filho do senhor, Erpídio e de dona Joaquina. Seus irmãos são, o Tarzan, a Erlani, a Dorinha, o Darlan, o Alan, a Rita, a Nadir e o Renan, todas pessoas de bem das sociedades jataiense, goiana e goianiense. Além de possuir um carisma todo peculiar, Erlan representava a síntese da liderança, e por isso mesmo, era tido em nosso meio como um farol a ser seguido por todos. Nunca uma morte de gente do nosso convívio foi tão sentida como a dele. Nada mais justo então do que rememorá-lo neste texto, que certamente suscitará saudades de todos. Que Deus, em sua infinita bondade, digne-se receber nossas preces e pensamentos à favor de alma tão bondosa!

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 15/01/2007
Código do texto: T347392
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.