Os jovens e o velho

Luiz Celso de Matos

Sob uma gostosa sombra em um parque da cidade, alguns jovens se aproximam de um idoso, que olhava fixamente para um belo lago.

— Atrapalhamos se sentarmos aqui do seu lado?

— Gosto de estar próximo dos jovens. Minhas recordações de tempo de jovem, inevitavelmente, surgem. A fase da juventude é a melhor para quem quer aprender. É nessa fase que ocorrem as difíceis e necessárias descobertas dum porvir melhor. Basta estarmos mentalmente desarmados e abertos para as sábias experiências que estão ao nosso alcance, através de uma boa leitura ou uma adequada conversação.

— Tio, sou um a jovem preocupada com as questões das drogas, tenho medo que no futuro um filho meu se envolva com elas. Qual a melhor prevenção?

— Quando você estiver grávida tem que lembrar que o quê você aspirar, fumar, comer, injetar ou beber, acabará indo para seu bebê em gestação, através do cordão umbilical.Só tome remédios sobre orientações do médico. Assim, você estará fazendo uma prevenção primária, com seu filho.

— E a violência nos colégios?

— Se as meninas se unirem e não namorarem meninos brigões, a violência nos colégios irá diminuir. Digam a eles que vocês preferem rapazes que gostam de estar abraçados é com moças e não agarrados com outros homens.

— E a corrupção?

— Não havendo corruptores, não haverá corruptos.

— Meu senhor será que existe alguma maneira de mudar este mundo?

— O mundo é imutável, as pessoas, não! Todas as lavanderias do universo podem entrar em greve, se eu lavar minhas próprias roupas, estarei sempre usando roupas limpas.

Que tal começar por você, hoje, a mudança do planeta?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Luiz Celso de Matos
Enviado por Luiz Celso de Matos em 02/02/2012
Código do texto: T3476985