Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Literatura infanto-juvenil espírita

A qualidade editorial de obras dirigidas à educação infanto-juvenil e inspiradas pelo ideal espírita sempre mereceram especial atenção da Federação Espírita Brasileira. Desde as notáveis obras ditadas pelos Espíritos Meimei, Neio Lúcio, Casimiro Cunha e outros, através de Chico Xavier, além de outras produções de autores encarnados, até as modernas e bonitas edições ou reedições advindas do progresso da tecnologia, o conteúdo prima pelo esforço na semeadura do bem e na genuína divulgação espírita.

            Eis, porém, que no final de 2006, o tradicional Departamento Editorial da FEB lança para o público infantil, simultaneamente e do mesmo autor, três importantes obras que muito vem enriquecer o acervo de obras disponíveis que facilitem a transmissão dos ensinos, tanto para os pais como para educadores, além da atração que oferece às próprias crianças.

            Ficaram belíssimas as obras O Segredo da Onça-Pintada, Um Por Todos e Todos Por Um e Bellinha e a Lagarta Bernadete. Todas do mesmo autor, o conhecido palestrante, médium e escritor Adeilson Salles. Há que se fazer louvor ao notável trabalho artístico das ilustrações coloridas de Lourival Bandeira de Melo Neto.

            A qualidade de edição também deve ser destacada, seja pelo papel utilizado, seja pelo colorido e pela já citada arte dos desenhos. O conteúdo textual, por sua vez, traz ensinos de importância no desenvolvimento moral e espiritual dos pequenos leitores e aprendizes. Valorizando a conquista de virtudes e utilizando-se de situações comuns do cotidiano, o autor e ilustrador fizeram trabalho de expressão em favor da literatura espírita.

            Não há como não cumprimentar os autores e a editora pela oportunidade dos três lançamentos. A contribuição é expressiva e muito pode beneficiar os educadores e pais espíritas.

            O compromisso de todos nós, veteranos ou novatos, experientes ou iniciantes, pais, educadores ou simplesmente conhecedores da Doutrina Espírita, é para a contribuição de um mundo melhor, a iniciar-se no interior de nós mesmos.

            Portanto, a atenção para a semeadura do ideal espírita nos corações e mentes da infância é dever inadiável e imprescindível para a melhora do mundo. Instituições e pessoas, se permanecermos indiferentes à essa fundamental área da educação do espírito imortal, estaremos comprometendo a obra de redenção do planeta. Há mesmo que se dedicar, com qualidade – como o fizeram autor, ilustrador e editora – na transmissão dos ensinos de Jesus e da Doutrina Espírita para nossos pequenos.

            E, óbvio, o livro tem papel de expressão. Além dos exemplos pessoais, nos quais todos temos inquestionável responsabilidade, a edição de livros, que atraiam as crianças e facilitem o trabalho de pais e educadores, constitui expressiva contribuição no avanço e preservação da literatura espírita infanto-juvenil.

            Como de conhecimento, é antigo o esforço da FEB pela expansão e aprimoramento dos DIJ (Departamento de Infância e Juventude) em todo o país e no exterior. Para isso, a instituição tem fornecido material didático, treinamentos, realizado eventos e direcionado esforços específicos. A edição de obras com esse cunho direcionado está entre essas ações, que podem e devem ser absorvidas pelas instituições espíritas espalhadas pelo país.

            Nossos cumprimentos, pois, pelas excelentes obras. Nosso estímulo para divulgação e conhecimento das primorosas produções.

Orson
Enviado por Orson em 25/01/2007
Código do texto: T358322

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 60 anos
298 textos (104119 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 03:16)