QUEM É O MAJOR EPAMINONDAS PEREIRA DO NASCIMENTO

QUEM É O MAJOR EPAMINONDAS PEREIRA DO NASCIMENTO?

Edizio Mendonça

Epaminondas Pereira do Nascimento nasceu em Barra do Mendes, Estado da Bahia, aos 31 de julho de 1927, filho de Corcino Pereira do Nascimento e de Alexandrina Araújo do Nascimento. Aos 18 anos de idade viajou para Goiânia, Estado de Goiás, onde residia seu irmão mais velho. Seguiu para Goiânia, em busca de novas oportunidades e de melhores condições de vida. Lá chegando, ingressou na Policia Militar onde serviu sempre zelando pela ordem pública, serviu entre outras nas seguintes cidades, Goiânia, Rio Verde, Santa Helena, Itajau, Anápolis, Araguaina, Catalão, Formosa e Luziania. Sempre demonstrando empenho, força de vontade, garra e muita coragem.

Exerceu vários cargos públicos, entre os quais, os de Delegado de Policia, Delegado Regional, Comandante de Destacamentos Policiais, Comandante de Infantaria. Na policia galgou os cargos de Soldado, Sargento, Tenente, Capitão e Major.

Esteve à frente de grandes batalhas, inclusive na guerrilha do Araguaia, Guerrilha de Xambioah – GO, hoje Estado do Tocantins. Foi o fundador da DEIC (Delegacia Estadual e Investigação Criminal). Foi também o fundador do DEFRVA (Delegacia Estadual de Furtos e Roubos de Veículos Automotor). Duas vezes foi candidato a Deputado Estadual, obteve grande votação em ambas, mas não conseguiu ser eleito.

Em Jataih, construiu o prédio da Delegacia de Policia, reformou e reestruturou o Clube Social Local, que se encontrava totalmente abandonado, devolvendo-o para a população, o que gerou um ótimo local de fazer e um digno espaço para realização de grandes eventos.

Protagonista de grandes conquistas conseguiu enormes e importantes avanços para a Policia Militar do Estado de Goiás.

Devido sua grande competência foi varias vezes solicitado a prestar serviços em outros Estados, a exemplo de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Paraná e Bahia.

Em 1954, casou-se coma Sra. Jary Martins do Nascimento, com quem teve cinco filhos.

O Major Epaminondas, aposentou-se em 1978 e passou a residir em Alvorada do Norte, Estado de Goiás, onde adquiriu uma fazenda e tornou-se um próspero agropecuarista até os dias de hoje.

Barra do Mendes – BA