A SOCIEDADE ATUAL

Você tem que mudar. Quem nunca ouviu essa frase? Será que as pessoas se dão conta de quanto tempo um ser leva para se estruturar? Vivendo nessa sociedade de aparências, onde os valores são todos revertidos e o que vale mesmo é o que se aparenta ter, ou seja se tem um bom nome de família, se tem dinheiro, se tem boa aparência, se usa boas roupas, se tem carro ou anda de táxi, mesmo que seja só para chegar nos lugares, como tem gente que faz isso. Afinal para ser aceito é preciso ostentar.

Nunca vou entender esse modo de viver, essa coisa falsa de aparentar o que desejaria ser para estar bem no ciclo social.

Ou o que é pior, deixar se escravizar reprimindo todo o seu eu, em troca de uma vida confortável e relativamente estável, em um casamento onde a prisão é total, com vigilância vinte quatro horas, inclusive eletrônica, onde o ser não pode nem ter liberdade de escrever e-mails sem o total monitoramento. Mas as pessoas ainda demonstram uma máscara de felicidade, afinal é preciso manter as aparências.

Muitos dirão o mundo é assim mesmo é se adaptar ou se exilar socialmente. É verdade, quem não adere ao verniz social, põe a máscara e se vale de todas as regras, está fora, banido do grupo, como ocorreu com Fernão Campelo Gaivota, a principio essa solidão dói mas depois ela liberta e permite que finalmente a liberdade se apresente e a conquista de novos descobrimentos abre um novo universo e o mundo deixa de ser só aquela pequena e insignificante sociedade, a visão muda de ângulo e aquele mundinho deixa de ter importância é logo esquecido, o que realmente importa é descobrir, explorar, aprender, crescer, morrer, renascer... Só então voltar e ensinar para quem deseja aprender, os caminhos para novos voos.

Sempre que penso em sociedade me lembro de Fernão Campelo Gaivota.É o que de mais real aprendi sobre sociedade, li esse livro quando muito jovem, logo me identifiquei com ele, hoje na maturidade após muitos voos solitários aprendi a mergulhar e a comer melhores peixes, a saborear o peixe liberdade, enquanto lá no grupo ainda brigam para disputar a roupa da moda, ostentar uma joia de ouro, um papo com palavras estudadas para não cair em contradição, fazer silencio quando deseja mandar todos a merda! O grupo se acha o centro do universo. COITADOS!!! Nunca tiraram os olhos do próprio umbigo. Vão continuar tentando convencer aos jovens que é preciso mudar, é preciso verniz social, é preciso refinar os modos, pensar muito antes de falar. É preciso esconder o que se é para ser aceito por um grupo melhor. É preciso ser serviu para ter um pouco mais de luxo...

Quantos aos tolos que ousam falar o que sentem e pensam livremente. Esses são MALDITOS! Devem ser banido, exilados, esquecidos, apagados, são um mau exemplo para todos que agem uniformemente, se ficarem vão subverter a ordem e a sociedade antes tão certinha, tão corrupta, tão segregadora, tão bonitinha e arrumadinha passará a se ver em um espelho gigantesco com suas verdadeiras faces e o mau cheiro vai exalar do meio do perfume francês, deixando assim todos nus e sem as roupas da moda e as joias o que resta são todos iguais.

Isso seria o fim da sociedade atual. E por isso nada pode mudar porque sempre foi assim. No início tinham os nobres, escravizando, roubando, matando, rezando, estuprado, segregando... sendo reverenciados, copiados. Com o passar do tempo quase nada mudou, apenas os escravos passaram a ganhar pequenas quantias para pagar impostos e comprar coisas para enriquecer mais os ricos, trocaram a senzala por guetos nas comunidade onde ainda é permitido que se faça algumas manifestações com músicas e danças, samba e futebol, é preciso distrair o povo para que não haja revolta.

E tudo continua como sempre foi, mas aqueles que não pensam igual a maioria do povo, mas que também não pertence a alta sociedade, esses vivem no limbo social, a esses tem algumas soluções, ou se mascaram e penetram na alta sociedade e passam a agir igual a todos, ou se isolam e vão buscar voos em outras dimensões, ou se perdem no mundo cego da depressão.

Já pensou que lugar você ocupa? Se deseja aprender a voar não tenha medo, basta ousar ser diferente e não se deixar levar pela maioria, que na maior parte das vezes agem de forma uniforme e se permite enganar com algumas esmolas dadas pelo outro grupo que tem o poder. Basta ler bons livros, eles são o passaporte para voos incríveis e nunca mais haverá prisão social.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 29/04/2012
Reeditado em 29/04/2012
Código do texto: T3639208
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.