VERDADES E MENTIRAS

VERDADES E MENTIRAS

Desde a tenra idade nos ensinam certas verdades sobre a vida...

Quando começamos a entender melhor as coisas, quando o leque da vida se abre perante nós, descobrimos que existem muitas outras verdades que norteiam outros povos.

E, então, a cruel descoberta de como tudo aconteceu e como aconteceu, pois a versão dos vencedores é que nos é repassada, depois de filtrada.

Toda cultura cria, venera e idolatra seus heróis.

Somos então induzidos e obrigados a acreditar no que nos foi ensinado em nome de um consenso geral, e, dependendo da cultura em que vivemos, algo sagrado para uns, não é sagrado para outros, deuses de uns, não são os mesmos deuses de outros. Nomes de deuses que nortearam ou norteiam outras culturas são alterados, trocados e se cria um “pacote” de conceitos a ser difundido como verdade, quem consegue por quaisquer meios expandi-los, tem a primazia da hegemonia, do controle, da verdade. O resto se torna mentira. E o mais abominável: tudo é válido para impor tais conceitos!

É de se admirar as manobras, os recursos, a seleção, os métodos e tudo mais que se usa para filtrar somente aquilo que interessa a uma determinada organização na construção dos pilares para sua sustentação.

Para os que não são da “patotinha”, qualquer deslize se torna um erro fatal, mas quem é da “patotinha”, quem lutou em nome da causa, mesmo cometendo ilegalidades e horrores é vangloriado para que tal verdade seja a verdade!

Primeiro passo: o método mais usado é... seremos perseguidos, mas morreremos em nome de nossa causa!...

E todos que lutam por uma causa se tornam heróis, mestres, santos, gurus e é sempre lembrado pelo seu ato heroico.

Segundo passo: falar figurativamente, serve para explicar aos que raciocinam e confundir os que insistem em não acreditar.

Terceiro passo: infiltrar no poder. Assim, lentamente, se instala nas mais altas esferas pessoas adeptas da causa que agem e modificam leis em benefício da causa.

Quarto passo: arrecadar doações e obrigar adeptos a contribuir para a causa para difundi-la mundo afora. E isto nunca tem fim.

Quinto passo: a hegemonia desta verdade! Quem não é da “patotinha” está errado!

Sexto passo: aos poderosos que se tornam adeptos e bons contribuintes, proteção e acesso aos “segredos” da organização; aos incultos, aos manipuláveis, pobres, indefesos - classe, esta, maioria e propagadora dos feitos dos bondosos líderes e desejosa de apoio e esperança -, as migalhas de um amanhã melhor...

Sétimo passo: depois de se adquirir fama qualquer asneira que se disser se torna verdade.

Se os pobres (massa de manobra) cruzassem os braços os ricos morreriam de fome em muito pouco tempo!

Pobres já são “acostumados” com dificuldades e se viram com o pouco que têm, vivendo de esperança e perseverança.

Uma frase de um grande jornalista mexicano, Catón:

Há pessoas que são tão pobres, mas tão pobres que a única coisa que possuem é dinheiro!

continua...