Informação, A Arma Mais Eficaz no Combate ás Drogas

Todos os dias aparecem em todos os noticiários informações a respeito do controle do tráfico de drogas em diversas localidades do país. Vai ano e entra ano e o enredo se repete sem a menor expectativa de um final feliz para o cidadão comum que teme ver seus filhos, netos ou amigos mais próximos entregues ao vício e nas mãos de ardilosos traficantes.

Minhas perguntas são estas:

Por que este quadro não muda?

A quem é interessante que se mantenha dessa forma?

Quem está sendo favorecido com a desgraça de boa parcela da sociedade?

Quantos vão continuar morrendo e matando para que se mantenham os cartéis?

Já há algumas décadas a mídia vem sendo responsável e fazendo apologia do uso de drogas através de seus filmes, suas músicas e seus artistas.

Na década de cinqüenta James Dean representava uma juventude rebelde sem qualquer causa fundamentada. Esta rebeldia era constantemente representada por consumo de drogas legalizadas como cigarros e bebidas em seus filmes.

Ficaram bem provados já naquela época que esta rebeldia tão propalada não trouxe bons frutos para a vida do ator fora das telas, pois ele morreu aos 24 anos de idade em um acidente apostando corrida de carros, que era outra de suas paixões além da sétima arte, sua tão comentada rebeldia e consumo dessas drogas.

Nessa época surgiram às grandes divas do cinema como Marilyn Monroe, Rita Hayworth ,Sofia Loren e outras beldades que constantemente em suas cenas apareciam bebendo e fumando mostrando que aquilo era sinônimo de beleza e status.

Na década de sessenta veio alguns festivais de músicas e o mais conhecido deles foi o Woodstock onde claramente se via a exaltação da promiscuidade do dito amor livre e o consumo das drogas ilegais que começam a ganhar força em todo o mundo e trazer os problemas que toda a sociedade por todos os continentes tem enfrentado até os dias atuais.

Acho em minha modesta opinião que o combate mais eficaz que se pode fazer contra as drogas em primeiro lugar é realmente dentro de casa com uma conversa honesta com os filhos a respeito desse tema. Aliás, acho que o assunto drogas assim como o sexo deve ser discutido abertamente sem o menor constrangimento de nenhuma das partes.

Também acho que a sociedade deveria se organizar de alguma forma cobrando do governo trabalhos mais eficazes mostrando campanhas publicitárias realistas em que mostram os efeitos devastadores que as drogas têm causado na vida de muitos jovens e de seus familiares.

Não sou psicólogo nem especialista nessa área, mas sou um trabalhador que paga impostos e quer resultados positivos do dinheiro que contribui aos caixas de nossos governantes em prol do cidadão que enfrentam as mesmas lutas que enfrento.

Não tenho filhos, mas me coloco no lugar de quem tem e passa por situações de total desamparo em momentos como estes. As drogas não desestabilizam só os viciados, desestabilizam também a vida das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Eu sei que existem diversas instituições que trabalham em prol dessas questões, mais ainda é preciso fazer mais. Acho que a informação ainda é a arma que melhor podemos usar como eu disse acima ao me referir a campanhas publicitárias.

Confesso achar muito difícil uma mudança nesse quadro, pois como já disse no início do texto, existem interesses de gente muito poderosa que não quer que isto aconteça.

Mas mesmo assim faço um esforço para não perder as esperanças tentando fazer o melhor através dos meus medianos dons literários para que um dia possamos quem sabe não ver mais tantos pais chorando a dor de perder um filho para um traficante.

Fica aqui registrada a minha preocupação e o meu alerta a todos os jovens desse país para que pensem bastante antes de se enveredar para este caminho que infelizmente na maioria das vezes é sem volta.

Aos pais recomendo que fiquem atentos aos seus filhos nas mínimas alterações de comportamento,em seus relacionamentos na escola,próximo a onde moram e até mesmo nas redes sociais.Fiquem com Deus,um abraço e felicidades...

**Recomendo aos colegas do “Recanto das Letras” que leiam os textos de Eula Vitória

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 03/06/2012
Reeditado em 11/08/2012
Código do texto: T3703710
Classificação de conteúdo: seguro