FORMAÇÃO DE PALAVRAS DE PROFISSÕES COM TERMINAÇÃO EM “EIRO”

PESQUISA PILOTO: FORMAÇÃO DE PALAVRAS DE PROFISSÕES COM TERMINAÇÃO EM “EIRO”

1. INTRODUÇÃO

Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal é a análise da formação de palavras de profissões com terminação em “eiro”. Desta forma, primeiramente questionou-se: Em quais casos é possível induzir o sujeito a optar por determinada palavra sendo que a mesma possui um erro proposital de sufixação?

O experimento foi realizado por meio de aplicação de dois testes (anexo 01) que possuem dezessete sentenças cada, sendo que as duas últimas o sujeito assinalaria a alternativa que aceita como correta, caso o entrevistado aceitasse as duas alternativas como certas, ele podia assinalar ambas. Foram entrevistados no total 26 sujeitos com idades semelhantes, de ambos os sexos e com o mesmo grau de

escolaridades.

O texto está dividido da seguinte maneira: A seção 2 refere-se à descrição dos dados lingüísticos. A seção 3 é a descrição do experimento e da tarefa de distração. A seção 4 apresenta a análise da aplicação do experimento. E por último a seção 5, que é a conclusão da experimentação.

2. DESCRIÇÃO DOS DADOS LINGUÍSTICOS

O procedimento de formação de palavras atua sobre palavras existentes na língua. Ou seja, as palavras são estruturadas por pedaços menores que formam o significado. Há dois tipos de processos que envolvem a estruturação das palavras.

Primeiramente o método de flexão, que é uma forma regular, ou seja, a palavra quando flexionada não muda de classe de palavras. O segundo método é o de derivação. Este possui lacunas, com isso, altera a classe e subclasse das palavras.

O objeto da pesquisa é saber se é possível induzir o entrevistado apresentando uma lista de sentenças nas quais, possuem palavras formadas através do método derivação. Por exemplo: a palavra pedreiro, deriva da palavra primitiva pedra.

3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO E DA TAREFA DE DISTRAÇÃO

Essa seção descreve a organização do experimento. Para a realização foi optado em aplicar dois testes com 17 sentenças cada, nas quais 15 eram distintas, e 2 iguais.

3.1 Procedimento

Para coletar os dados necessários ao objetivo da pesquisa foram elaborados dois testes com 17 sentenças cada, sendo que, as quinze primeiras sentenças dos dois testes eram diferentes, no primeiro, todas as sentenças traziam profissões com terminação em “eiro”, já no segundo, trazia profissões com terminações diferentes de “eiro”. No entanto, as duas últimas sentenças, que o sujeito teria que assinalar se aceitava como correta, eram iguais em ambos os testes, foi deixado em aberto optar, caso necessário, pelas duas, sendo que uma sentença possuía uma profissão que realmente existe e a outra foi criada com o sufixo “eiro”, com o objetivo de saber se é possível o sujeito ser induzido após ler sentenças nas quais possuem

terminações em “eiro”, assim como as apresentadas no teste I, sendo este o que possuía o intuito de induzir o entrevistado.

Foi solicitado aos entrevistados que a princípio lessem as quinze primeiras sentenças do questionário e acentuassem as palavras que estavam sem a acentuação correta. A seguir, lessem as duas últimas sentenças e assinalassem as quais aceitam como correta. Após esse ato, foram recolhidos os testes.

Como tarefa de distração optou-se por deixar as palavras das sentenças sem nenhuma acentuação. O motivo explanado aos entrevistados foi que o objetivo da aplicação dos testes, era saber o nível de conhecimento de palavras que possuem acentuação.

3.2 Material

Foram utilizados fotocópias, onde cada sujeito recebeu um teste e as respostas foram realizadas na mesma folha.

3.3 Perfil dos Sujeitos

Os testes foram realizados com 26 sujeitos, todos são alunos da Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, situada na cidade de Porto União - SC, estudantes da 7ª série, período vespertino. No qual, quatorze são meninos e doze meninas, com faixa etária de treze a quinze anos.

3.4 Execução do Experimento

O experimento foi realizado na Escola Cid Gonzaga, mediante autorização da direção, com auxílio do professor regente.

O procedimento durou cerca de 30 minutos, sendo que os testes foram realizados ao mesmo tempo com todos os alunos, tempo hábil para a leitura integral do teste, realização da tarefa de distração e a escolha das alternativas que aceitavam como correta. A coleta de dados ocorreu no dia 16 de novembro de 2010. Foram aplicados 26 testes, sendo que 12 responderam o teste I e 14 responderam o teste II.

Percebeu-se que na parte final da aplicação do teste, os alunos “perceberam” o erro, com isso, começaram a contar aos que ainda estavam respondendo o teste. E os que já haviam entregado, pediram o teste novamente para corrigir o tal erro.

Acredita-se que esse fato afetou indiretamente na escolha da alternativa, pois em vez de responderem por si próprios, responderam a alternativa que os alunos estavam comentando que era a correta.

4. ANÁLISE

Ao analisarmos os resultados dos testes, notou-se que no primeiro teste, 5 entrevistados optaram pela alternativa errada, sendo que 2 deles aceitaram como correta as duas alternativas propostas. No teste II, ocorreu exatamente a mesma coisa. Totalizando 10 alunos que aceitaram como correta a profissão “criada” com o sufixo “eiro”, aparentemente 5 alunos foram induzidos, pois apenas o primeiro teste

continha as profissões que realmente são verdadeiras e que terminam com o sufixo “eiro”. O que nos levou a crer que os alunos podem ter sido induzidos por esse fato.

Ressaltamos que no teste I, nas quinze primeiras sentenças as profissões tinham terminação em “eiro”, e no teste II, as sentenças tinham profissões com outras terminações. E as duas alternativas finais, eram as mesmas em ambos os testes, duas profissões com terminação em “eiro”. Sendo que uma das profissões foi criada

propositalmente, com o intuito de saber se é possível a indução depois do entrevistador ter entrado em contato com várias palavras que possuem o sufixo “eiro” na hora da escolha das alternativas.

5. CONCLUSÃO

Essa pesquisa piloto buscou observar se é possível o sujeito ser induzido após ler palavras que possuem em sua estrutura o sufixo “eiro”, a optar por uma alternativa errada.

Submeteram-se aos testes 26 estudantes, sendo que 14 deles responderam ao teste I e 12 responderam ao teste II. Todos alunos da Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga de Porto União - SC. Foram apresentadas 17 sentenças nas quais, duas delas o entrevistado teria que verificar se aceitava como correta. Como tarefa de distração, deixamos as palavras das sentenças sem acentuação, sendo

este o objetivo da pesquisa apresentada aos alunos.

Ao analisarmos os dados coletados obtivemos o resultado de que 10 sujeitos aceitaram a alternativa errada, a que possuía um erro em sua estrutura. Houve uma possível indução no teste I, já que 5 entrevistados optaram pela alternativa errada, os outros 5 do teste II, optaram pela alternativa errada aparentemente por distração, por falta de conhecimento da palavra ou por realmente acharem que a palavra

estava correta.

Com essa análise dos dados coletados pode-se dizer que os 5 entrevistados que responderam ao teste I e foram aparentemente induzidos, se encaixa no método de flexão, pois a estrutura da palavra se flexiona para poder concordar com as palavras que realmente existem e que tem a terminação em “eiro”. Já os outros 5

entrevistados que responderam ao teste II se encaixam no método de derivação, onde usa-se o radical de uma palavra existente e se acrescenta elementos, neste caso o sufixo “eiro”, a palavra já existente para formar uma nova palavra.

Sugerimos que os grupos do 2º ano de Letras Português/Inglês que optaram por trabalhar com o sufixo “eiro” analisem todos os trabalhos realizados sobre o este tema para um possível projeto de maior amplitude, com estudo detalhado sobre o sufixo “eiro”.

Teste I

Acentue as palavras:

01) O carteiro entrega as correspondencias;

02) O sapateiro conserta os calçados;

03) O lixeiro vare as ruas;

04) O porteiro vigia a entrada do predio;

05) O tapeceiro confecciona tapetes;

06) O chapeleiro guarda os pertences dos convidados;

07) Os anuncios sao entregues pelos panfleteiros;

08) O pedreiro constroi muitas residencias;

09) As enfermeiras ajudam os medicos;

10) As rosas sao cultivadas pelo jardineiro;

11) O relojoeiro e muito habilidoso;

12) Cachaceiro e quem produz ou quem consome o produto?

13) O marinheiro teve problemas com sua embarcaçao;

14) A cabeleireira pintou o cabelo de sua cliente que saiu satisfeita;

15) O sacoleiro tem uma jornada dificil durante as compras;

Assinale a(s) frase(s) que você aceita como correta:

a) O engenheiro civil tem como objetivo construir casas, prédios etc. ( )

b) Aristóteles foi um grande filosofeiro da sua época ( )

Teste II

Acentue as palavras:

01) O metalurgico trabalha com metal, ferro e cobre;

02) O dentista repara os dentes;

03) O policial é responsavel pela segurança no transito;

04) O politico e corrupto;

05) O vigia cuida dos lares;

06) O professor e aquele que transmite conhecimento aos alunos;

07) O comandante lidera o grupo;

08) O carnavalesco e responsavel pela confecçao das fantasias;

09) O oceanografo conhece varias especies marinhas;

10) Efetuei os pagamentos das contas para o bancario;

11) O medico tem uma grande responsabilidade, salvar vidas;

12) O diretor e responsavel pelo bom andamento da empresa;

13) Levei meu carro ao mecanico;

14) Chamei o pintor para fazer um orçamento no meu predio;

15) O bibliotecario chamou a atençao dos alunos que estavao

conversando;

Assinale a(s) frase(s) que você aceita como correta:

a) O engenheiro civil tem como objetivo construir casas, prédios etc. ( )

b) Aristóteles foi um grande filosofeiro da sua época ( )

Ana Paula Jacyntho e Tatiane Jaskiu da Silva
Enviado por Ana Paula Jacyntho em 13/06/2012
Código do texto: T3722323
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