A VIOLÊNCIA COMENTADA.

Devem estar pensando, esses meus escassos leitores:"Lá vem mais um tentando faturar em cima da violência"

Mas, na verdade, nem quero faturar nada, muito menos falar obviedades, como tenho visto, ouvido e lido na mídia em geral. Este nosso povo é mesmo muito especial. De repente, num roubo mal sucedido, uns bandidos ordinários de marca maior, principiantes, pés de chinelo, resolvem roubar um carro, para depenar e vender no desmanche. Palavras dos próprios infelizes, em seus depoimentos.

Ora, roubos como este, a mão armada, ocorre em todo o país. Todos os dias. A cada minuto, pode-se dizer. E. este nosso povo muito especial, nem "tchuns". Está por aí, ligado nos big broders, nas novelas, ou cuidando da vida alheia.

Mas, neste roubo ao qual eu me referi anteriormente, houve um fato lamentável e inusitado: morreu um pobre menino de seis anos. Pronto. Foi o que bastou. Todo mundo começou a dar palpites. Desde modestas donas de casa até desembargadores, procuradores, doutores. Deputados, então, nem se fala...

Será que este nosso povo especial não percebe que, a violência, em maior ou menor intensidade, está ao nosso lado? Em baixo do nosso nariz? Será que esta nossa gente especial não nota que a violência campeia à solta, em forma de corrupção, tráfico de drogas, desmandos de toda espécie praticados por nossos homens públicos? Sejam eles simples vereadores do interior que vão passear no Paraguai com o dinheiro dos seus munícipes, ou deputados federais, aqueles poderosos, que, só não matam criancinhas usando carro roubado como arma, mas, ao desviarem dinheiros públicos de orçamentos, as matam de desnutrição, falta de medicamentos, ou as matam de mal atendimentos em postos de saúde lotados, e nas filas pelas madrugadas a dentro. Será que esta nossa gente especial, esta que se move quando o crime ressalta na mídia e todos ficam indignados, falando abobrinhas sobre maioridade penal, pena de morte, essas bobagens, não se movimenta nas "Candelárias" da vida, quando milhares de criancinhas morrem de desnutrição? Leiam as notícias. Em Dourados, já morreram algo como 20 crianças, de FOME. Lá no Mato Grosso do Sul. De FOME! E esta nossa gente especial não se indigna com isso. Sem falar no noticiário de ontem que nos dava conta de que estavam "vendendo" meninas de 9, 12 e 13 anos para fins de sexo. Será que esta nossa gente especial, esta que agora fica indignada, não se dá conta de toda espécie de violência com as quais convivemos? Dos juros escorchantes das financeiras e dos já famosos "cheques especiais" até o prêço da comida na feira, quando produtores de batatas estão jogando fora o produto, por que não têm bom prêço.

Será que não é violência, dessas de preocupar esta nossa gente especial, vermos a degradação do meio ambiente, a falta de saneamento básico, e um nonte de coisas mais?

Ou será que terão que morrer muito mais crianças de seis anos, para que esta nossa gente especial "se ligue"? Esta nossa gente é mesmo muito especial. Tão especial que é muito difícil entendê-la.

Matogrosso
Enviado por Matogrosso em 16/02/2007
Código do texto: T382932