ANTA  de Caravelas - Foto: Orlando Potencio

O Ti Zé Será Mago!... (corruptela ortográfica de Saramago)
 

De: S.S. Potêncio,... O Ti Zé Será Mago!...  

Os leitores mais antigos deste espaço virtual, aqueles que acompanharam a nossa apresentação literária, que costumamos apelidar de "Catramonzeladas Literárias" como sub-título do livro da nossa autoria "Crônicas da Emigração",  devem ainda estar lembrados que, lá na Aldeia, temos lembranças muito remotas, e essas nos ajudaram a formatar estilos de vida ao longo de séculos.
Uma dessas fontes imaginárias, era a ANTA,  a qual ainda habita em algum canto da nossa massa encefálica, disse-nos ela, em tempos que já lá vão... que há lugares na mente humana onde se operam milagres não naturais!
- São fenômenos um tanto ou quanto à margem da fé e da religião que, por não terem caminhos alternativos para um ex-líbris espiritual ainda que efêmero e temporário, acabam por se enraizar na mente das pessoas que os transmitem de geração a geração, vez por outra, actualizados e acrescidos de uma nova versão mais moderna e contemporânea.
Na ANTA da nossa Aldeia, e raras são as Aldeias Globais onde não exista tal espaço esotérico, místico...  e bastantes vezes até misterioso, insolúvel, indecifrável!... conta a lenda que ali se enterravam os mortos mas, eram apenas os corpos!... nunca jamais alguém viu aonde as almas se dirigiam depois de enterradas ao pôr do sol... lá no alto das Fragas do Mourado, onde séculos depois se recolheram alguns tesouros materializados em ouro como legado material da ANTA aos seus habitantes de antanho.
Por alegoria cultural, quando no Brasil se utiliza este verbete, “Anta” o sentido pode ser dúbio como dúbias são e sempre foram, talvez continuem a ser sempre as idéias dos  escritores da nossa língua mãe, grandes ou pequenos ou simples desconhecidos!... e daí a razão de ser das nossas consultas, às "Antas Metropolitanas" e aos ORÀCULOS Luz & Tanos,... consultas essas um tanto ou quanto psico-somáticas, e num todo enigmáticas,  em detrimento de um psico-modelismo contemporâneo aonde se buscam respostas externas para as nossas andanças em mares nunca dantes navegados!, ou sejam: livros que não lemos, idéias que não percebemos, comentários que não aceitamos, prelúdios que não construímos  e conclusões que divulgamos ao vento que passa... a quem interessar possa. 
Hoje, por mera diversão literária, nós decidimos não escrever de graça e por isso a nossa crônica é diferenciada.
-  Ela se refere ao retrospecto das insinuações proferidas pelo introspectivo público orador e narrador de episódios Biblicos transcritos de forma totalmente isenta de sentimento!... como isentos de sentimentalismo são todos os escritos que circulam na maioria dos espaços virtuais a que todos teem acesso irrestricto quando não vigiados... e neles vemos que a nossa consulta anos atrás, estava certa!...
 Lá da “anta” da nossa origem nos dizia o espirito que o “home... o Ti Zé Será Mago”  ícone máximo da Literatura Luz & Tana, seria coroado algum dia, todavia... a dúvida que ficou no ar, como em todas as preleções desde o tempo do Bandarra, a ANTA não dizia em quê o dito cujo orador seria uma "Anta" ou seria um Mago "pé de chinelo" de trazer por casa...a fazer carcanhóis em cima da ignorância intelectual dos outros “escribas” nem dos demais leitores, frequentadores dos “oráculos” que porventura  possam seguir as regras gramaticais ou acordos de ortografia impostos sem qualquer criatividade artística de sustentação sobrenatural?!...
Já naquele tempo, fosse como fosse, o “oráculo” nos vaticinava : O Ti Zé Será Mago!... será pródigo e impostor na sua divulgação de novas ideias, na premonição de transtornar todo um Povo, e...  na sua missão de desconstruir para depois emergir qual "phoenix" das cinzas ainda quentes de um passado que ainda não aconteceu... a desconstrução do sonhado QUINTO IMPÉRIO!
- Não sei bem porquê?... mas, em tempos idos, ainda e então crente das bem-aventuradas palavras do Mestre-Escola  que nos ensinava a amar a poesia da nossa levitação, as nossas ideias, elas se espraiavam pelas praias da Ponta da Ilha de Luanda, e lá!...  nós escrevíamos simplesmente esta mesma sensação em poemas aleatóriamente deixados ao léu... para futura maturação “ad temporum”!
-  Eis a nossa verve em forma poética do início dos anos “Setenta”  do Século Vinte... buscar ... para irmos para o meio do nada!!!  que a ANTA nos vaticinou:

O povo vem para o “pasmatório”!...
  Para ver naves e discos voadores.
    - Logo de manhã pelos alvores,
          Acordar!... é tema obrigatório.
            Princípios morais é suicida,
              Fraqueja quem deles faz vida...
(IN:EU, O PENSAMENTO E A RIMA)
Autor: Silvino Potêncio – Emigrante Transmontano
O Home de Caravelas – Mirandela
Ex Retornado – Ex Combatente – Ex Comungado do IARN
Ex Patriado Voluntário “ad óck droga de vida”!!!

 

Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 24/08/2012
Reeditado em 31/07/2017
Código do texto: T3846696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.