A importância do autoconhecimento

Quem eu sou? O que sou? De onde vim?

Para muitos, estas são perguntas sem grande importância, que recebem como respostas frases vagas e com ausência de valores reais e particulares, ou melhor, ausência de conhecimento de si mesmo. Porém, é imprescindível que conheçamos a nós mesmos, saibamos quem somos, quais são nossas origens, características e objetivos. Ou seja, é fundamental que tenhamos autoconhecimento, considerado o diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções, ser mais seguro e, é claro, amar-se mais. Quando isso acontece, eleva-se também a autoestima. Além disso, ele é importantíssimo para a conquista dos sonhos e desejos pessoais, já que torna as pessoas mais seguras de si e mais confiantes.

Como já dizia o filósofo Viktor Frankl, “O homem é um ser que busca sentido”. Mas como buscar esse sentido? Como devemos trabalhar e aumentar o autoconhecimento? Somos um mistério para nós mesmos, e para diminuir esse fato, é importante que saibamos quem somos de verdade. Pode-se buscar o autoconhecimento a partir do descobrimento dos nossos defeitos e qualidades, podendo estes ser externos (corporais) e internos (emocionais). Ademais, para aumentá-lo, é necessário realizar uma reflexão particular, avaliando suas características, seu modo de vida, personalidade, caráter, valores e, sobretudo, avaliando seus pontos positivos e negativos. O que acontece é que, ao reconhecer seus pontos negativos, é possível mudar um por um, reverter o que te incomoda em algo benéfico. E reconhecendo os pontos positivos se sentirá mais confiante, atribuindo mais credibilidade a sua capacidade de conseguir realizar o que desejar.

O conhecimento de si próprio não prioriza opiniões ou respostas, pelo contrário, ele estimula os fatores positivos e procura detectar os negativos, a fim de modificá-los favoravelmente. O autoconhecimento faz com que a pessoa tenha um maior controle sobre suas emoções, evitando sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida. Portanto, o autoconhecimento nos permite ser mestre de nós mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.

“Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros.” (Eugene Ionesco)

Marina Mondadori Cechin
Enviado por Marina Mondadori Cechin em 10/09/2012
Código do texto: T3875670
Classificação de conteúdo: seguro