Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Quais os desafios em ser uma pessoa melhor?

Não são muitos os desafios, mas os poucos que existem, não são para todos, infelizmente.

Uma sociedade de qualidade precisa formar seus cidadãos, com prática e teoria. Quando o aluno desta sociedade cresce, evolui também a capacidade de discernimento. Na medida em que o "discernimento" aumenta no discípulo social, ele passa a ser capaz de escolher, dentro os valores que a sociedade professor oferece, o melhor caminho para seu desenvolvimento. É óbvio que isto depende do “meio ambiente social”, que fornece a intensidade, a força e a extensão, das necessidades geradas pelos desejos pessoais.

Um meio ambiente social mal preparado, com poucos recursos, por mais competente que possa ser em determinados setores, ainda assim não terão como demonstrar, que os elementos necessários ao crescimento pessoal individual do cidadão, são “alguns” e não “outros”; O que eu quero dizer, é que o homem moderno, tem necessidade em saber por qual motivo ele precisa interiorizar determinado conhecimento, e outros não! À semelhança de um aluno, na Escola, que precisa saber por que necessita aprender a fórmula de Bhaskara (nome apenas dado no Brasil), o cidadão na escola da vida, com diferentes graus de formação ou conhecimento, quando se depara com o novo, quer entender por que ele precisa “saber aquilo” também, ou seja, ele precisa que o novo, lhe seja “útil”; quando vive em uma sociedade de qualidade, que lhe dá este suporte, consegue distinguir com clareza, o caminho do crescimento pessoal, pois a sociedade capacitada pode lhe fornecer as respostas.

Quando isto não acontece, cria-se um “vácuo” entre a sociedade e o cidadão, que deve ser preenchido por “algo”; Quando o cidadão não recebe os padrões de valores que é construída também por instituições como a escola, família, e os três poderes constituídos, este vácuo é preenchido por “qualquer coisa”; pois se até no Universo, que pensávamos ser vácuo, existe uma “matéria escura” que ainda não foi definida pelos cientistas, o que dizer de uma mente vazia?

Fator determinante em tudo isto é a melhoria substancial dos salários destes cidadãos que vivem nesta sociedade. Substancial não é 30 Reais; Em minha opinião, e na de milhões de brasileiros, não precisamos de salários de 50 mil Reais, mas de sociedades cujos cidadãos, estejam com um ganho financeiro similar ao resto do mundo, do primeiro mundo.

Una-se este bom salário, com o desejo inerente do ser humano de crescer, e este ou qualquer outro País, mudará em poucos anos.

Ou seja, não seremos um País de poucas pessoas melhores, mas de muitas!

http://orebate-jaimeteixeira.blogspot.com/
Jaime Teixeira Jr
Enviado por Jaime Teixeira Jr em 26/02/2007
Código do texto: T393617

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Jaime Teixeira Jr
Lavras do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, 58 anos
3 textos (101 leituras)
2 áudios (68 audições)
1 e-livros (28 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/10/20 01:10)
Jaime Teixeira Jr