Dia Internacional da Mulher

Embora eu até ache um pouco injusto criar um "Dia Internacional da Mulher" sem, em contrapartida, criar o "Dia Internacional do Homem", é preciso reconhecer a importância dessa data.

Poder-se-ia dizer que "Dia do Homem" são todos os dias - mas isso também cabe às mulheres, aos pais, aos enamorados, aos estudantes, aos professores...

Mesmo considerando que esse dia especial é absurdamente explorado pelo comércio, ainda fica um pouco do sabor original dessa conquista - ocorrida num momento em que a mulher era considerada elemento secundário na sociedade. Fez-se necessária uma medida de impacto, criando um momento especial, para provocar a reflexão, sobre a importância do papel feminino.

Embora a situação da mulher tenha obtido avanços nas últimas décadas, há ainda, bolsões na sociedade, onde ela é desvalorizada, humilhada, perseguida, discriminada.

Ela própria, repetindo, muitas vezes sem tomar consciência disso, modelos de educação ultrapassados, cria seus filhos de maneira equivocada, contribuindo para perpetuar essa maneira injusta de encarar o papel feminino, dentro do seu próprio lar.

A participação efetiva das mulheres nos centros de decisões políticas e sociais ainda é pequena, mas há grandes valores despontando e, a cada nova geração, mais e mais as mulheres vão ocupando seu espaço, lado a lado com os homens.

Isso sinaliza para um mundo mais igualitário e de oportunidades democráticas, felizmente.